Os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Chile, estão trabalhando ativamente nos esforços de socorro aos atingidos, e também para encontrar uma forma mais efetiva da Igreja poder ajudar as vítimas de um dos mais intensos terremotos do último século. Com mais de meio milhão de membros vivendo no país, a Igreja tem uma presença muito significativa no Chile.
Os líderes locais e membros começaram a socorrer os atingidos logo após o terremoto, distribuindo alimentos e água na cidade de Concepción. Os primeiros relatórios indicam que três membros da Igreja faleceram.
Os líderes da Igreja identificaram que os itens mais necessários para ajudar as pessoas na região afetada são: comida, água, tendas, cobertores, kits de higiene e colchões. Representantes da Igreja no Chile já entraram em contato com o Ministério do Interior, para determinar como a Igreja pode mais apropriadamente ajudar nos esforços de socorro. O Depto Bem Estar (Resposta em Catástrofes) está pronto para prestar a assistência apropriada.
"Apesar de toda a perda de vidas e da destruição oriunda de um terremoto dessa magnitude, não acreditamos que a situação no Chile, será tão devastadora como a que vi no Haiti", disse Lynn Samsel, Diretor do Bem Estar Geral (Resposta à Catástrofes).
A maioria das capelas da Igreja no Chile suportou bem o terremoto, embora muitas estejam sujas de pó. Especificamente três delas sofreram sérios danos estruturais, e outra foi gravemente alagada no avanço do mar. Uma casa alugada que servia como capela foi completamente varrida pelo tsunami desencadeado após o terremoto.
De acordo com os contatos feitos, todos os missionários de tempo integral que servem no Chile estão seguros e a maioria têm trabalhado na ajuda as vítimas. Alguns deles perderam suas casas, e estão temporariamente morando com membros ou em capelas da Igreja. A comunicação com os missionários tem sido difícil, e a melhor forma tem sido através de mensagens de texto - SMS.
O epicentro do terremoto, de magnitude 8,8º na escala Richter, foi localizado ao largo da costa central do Chile, causando danos significativos nas cidades próximas a Santiago e Concepción.
O tremor durou cerca de três minutos, destruindo as estradas e linhas de trem/metrô. O transporte, a comunicação e a energia elétrica foram cortadas na maior parte do país. Autoridades chilenas confirmaram mais de 720 pessoas morreram no terremoto, porém muitas outras baixas são esperadas nos próximos dias.
Cerca de dois milhões de chilenos foram afetados diretamente pelo terremoto, e pelo menos 500.000 casas sofreram danos estruturais consideráveis. Mais de 150 réplicas, do tremor principal, tem se alastrado pelo país, algumas chegando a registrar 6,9 graus na escala Richter, e continuam a sacudir a região.
O Templo de Santiago no Chile ficou intacto, entretanto o famigerado Anjo Moroni, que fica no topo da torre do Templo, perdeu a corneta que caiu com os tremores. Em outra época o mesmo anjo teria sido atingido por um raio. Isto prova que os templos da igreja estão bem estruturados para os eventos dos últimos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário