sábado, 1 de maio de 2010

Entrevista de Jô Soares com David Neeleman da Jet Blue/Azul Linhas Aéreas

David G. Neeleman (São Paulo, 16 de outubro de 1959) é um empresário Brasileiro e descendente de holandeses. É o fundador e ex-dirigente das companhias aéreas estadunidenses JetBlue Airways, Morris Air, da canadense WestJet e da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Nasceu na capital paulista onde seu pai trabalhava como correspondente estrangeiro. Tinha cinco anos quando a família voltou aos Estados Unidos. Ele é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

JetBlue
Sua companhia, a JetBlue, foi fundada em 24 de agosto de 1998, e conseguiu crescer sem parar mesmo durante a maior crise da história da aviação norte-americana. Enquanto o setor amargava perdas conjuntas de U$ 20 bilhões de dólares (mais do que todo o lucro obtido nos últimos 50 anos), a JetBlue conseguiu lucros operacionais cobrando as tarifas mais baixas dos Estados Unidos.

Azul
Em 27 de março de 2008 Neeleman oficialmente anunciou seus planos de lançar uma nova companhia aérea no Brasil, e concurso foi aberto para a eleição de um novo nome para a empresa. Ao final do concurso, o nome escolhido para batizar a empresa aérea foi Azul. O primeiro participante que sugeriu este nome ganhou bilhetes gratuitos vitalícios para ele e mais um acompanhante. Inicialmente, Neeleman planeja usar apenas aeronaves brasileiras, como o Embraer 195.
Como a documentação para a criação da nova empresa leva muito tempo para ser concluída, o empresário não descartou a possibilidade de comprar ou se aliar a uma pequena empresa regional brasileira para agilizar o processo, pois pretendia iniciar suas operações até o fim de 2008.

PARTE 1



PARTE 2

2 comentários:

  1. David Neeleman é um homem maravilhoso. É humilde e um ótimo homem de negócios, além de pai.

    Conheci pessoalmente o filho dele, o Daniel, que ficou alguns meses aqui na minha cidade. Ele é um rapaz de ouro. Pelo seu comportamento, humildade, simplicidade, jamais diríamos que é filho de um bilionário. Comeu minha comida simples, ajudou a cuidar dos meus filhos quando precisei ir a um compromisso. Uma de suas ocupações aqui foi servir voluntariamente, todas as tardes, em um centro onde tratam de pessoas com deficiência.

    David Neeleman não sabe somente como cuidar de seus negócio, mas soube educar muito bem o Daniel, além de seus outros oito filhos.

    ResponderExcluir
  2. hei por acaso estava de bebeira em casa e assistir a essa materia, o jo soares nao estava nada inspirado, foi uma entrevista simples e poderia ter sido melhor, mas o interessante foi saber que ele é membro da igreja.

    ResponderExcluir