O Templo de São Paulo é o décimo sétimo templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em funcionamento no mundo e foi o primeiro templo a ser construído no Brasil e na América do Sul. Localiza-se na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo.
A primeira estaca do Brasil foi organizada em 1966, em São Paulo. O Presidente era Walter Spät. Dez anos depois, o Brasil tinha 10 estacas, e um templo foi anunciado para São Paulo.
O Templo foi anunciado em 1º de março de 1975. A abertura de terra aconteceu em 20 de março de 1976, seguido pela abertura pública, em setembro de 1978. A dedicação ocorreu de 30 de outubro a 2 de novembro de 1978, feita por Spencer W. Kimball.
Naquela época, parte do custo da construção de um templo era financiado diretamente pelos membros da Igreja. Os membros sul americanos foram designados para arrecadar dinheiro para o fundo de construção do Templo de São Paulo, além de continuar pagando seu dízimo e suas contribuições. A cada ala ou ramo foi designada uma quantia de dinheiro para levantar.
Muitos dos membros não tiveram dinheiro para contribuir ao fundo do templo, ao invés disto eles ofereceram anéis, pulseiras e outros objetos de ouro, prata, e pedras preciosas. A cada ala foi designada uma quantia de dinheiro para levantar e muitas delas atingiram ou até superaram a meta.
Emil B. Fetzer foi o arquiteto responsável pelo desenho do Templo. Christiani Nielsen foi o engenheiro geral da obra. A abertura de terra do templo foi em 20 de marco de 1976, sendo realizada pelo Élder James E. Faust.
Doze meses depois do anúncio do templo, a construção começou. Centenas de membros reuniram-se para limpar o local, o que incluiu retirar o mato, as ervas daninhas, e as árvores de banana.
O sacrifício continuou com oitocentos membros doando seu tempo para produzir cinqüenta mil blocos de pedra compostos de quartzo, mármore lasca, e branco concreto para o exterior do Templo de São Paulo.
Naquela epoca havia mais de 242.000 membros da Igreja vivendo na América do Sul, com 54.000 somente vivendo no Brasil.
Cerca de 70.000 pessoas visitaram o templo antes da dedicação e perto de 13.000 santos dos últimos dias participaram das 10 sessões dedicatórias do templo em 1978.
Em 2003, vinte e cinco anos depois da abertura do templo, uma estátua folheada a ouro do anjo Moroni foi adicionada ao templo de São Paulo. Isto foi feito durante um projeto extenso de reforma, depois do qual, o Presidente Gordon B. Hinckey rededicou o templo em 22 de fevereiro de 2004.
O Templo de São Paulo Brasil tem um total de 59.246 pés quadrados, duas salas de ordenanças e quatro de selamentos.
O Templo está localizado no Butantã em São Paulo; Av. Prof Francisco Morato 2390, Caxingui, 05512-300 São Paulo-SP, Brasil, telefone (55) 11-3721-9622.
Em 2011 o Brasil já tem 5 (cinco) templo servindo os santos dos últimos dias em funcionamento. Ficam localizados em Campinas, Recife, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. O Templo de Manaus está em fase final de construção e a dedicação será em breve. O Templo de Fortaleza foi anunciado e aguarda a data para cerimônia de Abertura de Terra.
A oração dedicatória de 1978, feita pelo Pres. Kimball, está disponível em inglês no site www.ldschurchtemples.com/saopaulo/prayer/
Oração de Rededicação do Templo de São Paulo, Brasil em 2004.
Por Gordon B. Hinckley
Senhor Deus Onipotente, Grande Eloim, nesta bela manha do Dia do Senhor nos encontramos reunidos neste sagrado templo e em muitas capelas por toda essa grande nação do Brasil e no exterior.
Vinte cinco anos atrás, esta estrutura foi dedicada como Tua santa casa, o primeiro templo desse grande continente. A oração dedicatória oferecida naquela ocasião pelo Teu servo, Presidente Spencer W. Kimball, nós acrescentamos nossas palavras de rededicação. E a fazemos pela necessidade de renovar completamente, remodelar e refazer a estrutura.
E assim fazendo, agindo na autoridade do santo sacerdócio de Melquisedeque e em nome do Seu Filho Amado, nosso Redentor, mesmo o Senhor Jesus Cristo, nós dedicamos e rededicamos o Templo de São Paulo Brasil de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Dedicamos o terreno onde ele esta edificado com os seus jardins e acessórios decorativos. Dedicamos a estrutura da fundação à torre que é coroada com a figura de Moroni. Dedicamos as paredes, as janelas, as portas e o teto. Nós rededicamos todas as salas, os corredores e outros espaços, com suas mobílias e outros recursos, incluindo o batistério.
Este abrangente trabalho foi possível pelas consagrações dos Teus Santos fiéis ao redor do mundo. Aceite esta nossa oferta, dada a Ti com amor, oramos humildemente. Nós a consagramos para o Teu trabalho e Tua gloria em trazer “a imortalidade e a vida eterna ao homem” (Moisés 1:39). Nós reconhecemos que todas as ordenanças e atividades administradas e empreendidas nesta Tua casa são relacionadas com os assuntos da vida eterna.
O Amado Pai, quão glorioso é Teu trabalho, quão maravilhoso Teu “grande plano de felicidade” (Alma42:8), como revelado ao Profeta Joseph Smith. De acordo com este plano nós vivemos Contigo em um estado pré-mortal. Tu nos deste a oportunidade da mortalidade onde podemos provar nossa fidelidade. A morte é parte desse plano divino, não é para ser temida, mas para ser considerada como um passo adiante na nossa jornada imortal para a vida eterna em Tua presença.
Sob as ordenanças desta casa, somos unidos em convênios Contigo ambos sagrados e sublimes.
Pai, somos profundamente gratos por este Teu Templo. Nós Te agradecemos pelo sacerdócio pelo qual operamos. Nós Te agradecemos pelos servos dedicados que trabalharão aqui. Nós somos gratos pelos muitos santos fiéis que virão a esta casa como procuradores. Abençoe a cada um, oramos humildemente.
Abençoe os jovens que entrarão nas aguas do batismo em favor daqueles além do véu. Que seu serviço, dado livremente, edifique dentro deles um espirito de altruísmo e também a resolução de manterem-se longe das seduções do mundo e de sua maldade.
Que as “verdades solenes da eternidade” (D&C 43:34) repouse sobre Teu povo que serve nesta casa. Dê-lhes uma visão sublime da importância, sim, da necessidade do trabalho a ser feito aqui.
Repetimos o que foi dito pelo Profeta Joseph Smith em Kirtland: “que Tua glória descanse sobre Teu povo e sobre esta Tua casa que agora dedicamos a Ti, para que seja santificada e consagrada como santa; e para que Tua santa presença esteja continuamente nesta casa; E para que todos os que atravessarem o umbral da casa do Senhor sintam o Teu poder e sintam-se compelidos a reconhecer que Tu a santificaste e que ela é a Tua casa, um lugar de Tua santidade. E que esta casa seja uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de glória e de Deus, sim, Tua casa; E que não se permita que qualquer coisa imunda entre em Tua casa para profaná-la” (D&C 109:12-13, 16, 20).
Invocamos Tuas bênçãos sobre a presidência do templo suas esposas e assistentes, e todos aqueles que derem se Seu tempo e vigor no serviço altruísta dentro dessas paredes santificadas.
Pedimos a Ti que derrame Tuas bênçãos sobre o Teu povo em toda a terra, a todos os que caminham na fé e virtude diante de Ti. Abra as janelas do céu e derrame bênçãos sobre eles. Conceda-lhes tua proteção e cuidado atento. Protegi-lhes contra a inundação de iniquidade que parece estar inundando o mundo. Traga alegria, regozijo e paz em seus corações, e segurança em suas casas.
Querido Pai, abençoe aqueles que são chamados a ocupas posições de responsabilidade na Tua grande Igreja e reino. Conceda-lhes força e saúde e energia para realizar aquilo que é esperado deles. Revele a eles a Tua mente e vontade, que Teu povo possa ser liderado nos caminhos da retidão e da verdade. Olhe por suas famílias. Abençoe Tua Igreja para que possa ser reconhecida por toda a terra, como a personificação dos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. Ela é verdadeiramente Teu reino na terra, e nós oramos que possa “resplandeça formosa como a alua, brilhante como o sol e terrível como um exército com estandartes” (D&C 109:73).
Pai, abençoe esta nação do Brasil que as liberdades do povo possam ser mantidas e que a paz na terra possa ser preservada e fortalecida.
Agora, como Teus humildes servos que O amam e que amam o Teu Filho Unigênito, nós agradecemos e colocamos a nossa petição diante de Ti em adoração e suplica, e fazemos tudo isso em nome do Salvador do mundo, o Senhor Jesus Cristo. Amém e amém.
Fonte: pt.wikipedia.org
Muito bem lembrado Murilo. Eu estava lá! mesmo ainda pequeno com 8 anos de idade lembro bem deste dia, como foi especial. Lembro da visitação e de ver o Profeta no Ginásio.
ResponderExcluirParabéns pela matéria! Se vc permitir depois vou publicar no meu blog.
Abraço!