segunda-feira, 25 de junho de 2012

Volta Redonda/RJ - Diário do Vale Divulga Mãos que Ajudam

O Jornal Diário do Vale divulgou o Projeto Mãos que Ajudam d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Volta Redonda, Rio de Janeiro. 


Volta Redonda - As oito unidades d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) - estão desenvolvendo um trabalho de armazenamento de grãos através de um processo diferenciado. As unidades estão espalhadas pelas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia e em Vassouras, mas a técnica também está sendo realizado em todas as Igrejas do Brasil e em mais de 60 países. 

De acordo com Paulo da Silva Santos, Bispo da Ala Usina da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada no Retiro, e coordenador dos voluntários do Projeto Mãos que Ajudam na região, o projeto foi criado em 1991 na sede da Igreja em São Paulo, com o objetivo de atender a comunidade em geral através de um processo técnico de armazenamento de grãos. 

- Nas nossas unidades do Sul Fluminense, temos uma orientação de armazenar esses alimentos ou kits de sobrevivência básica por no mínimo três meses. Mas graças a técnicas de armazenamento cientificamente provadas e testadas, os grãos podem ficar armazenados em garrafas pet por até três anos. O estoque sempre é renovado através de um rodízio - explicou. 

Segundo o bispo Paulo, cerca de 100 pessoas da unidade Usina no Retiro - entre voluntários, membros, parentes e vizinhos - estão envolvidos no trabalho de preparação e montagem dos grãos nas garrafas pet, e em torno de 200 voluntários e membros estão trabalhando nas outras unidades. No total são mais de 130 mil voluntários em todo o Brasil.

Disseminação da técnica

O bispo ainda afirmou que o processo de armazenamento de grãos é muito simples e consiste em utilizar uma garrafa pet limpa e higienizada, onde são colocados quatro dedos de grãos na garrafa, seguido de dois dentes de alho, depois mais quatro dedos de grãos e, por fim, mais dois dentes de alho, tudo bem compactado.

- No projeto de Volta Redonda estamos trabalhando com arroz e feijão, mas existe processos com outros tipos de técnicas envolvendo outros grãos. No caso da utilização do alho na garrafa pet, sua função é absorver o oxigênio preservando a durabilidade do alimento, além de conservar o sabor. O alho também pode ser usado novamente no preparo do arroz ou feijão - completou.

O trabalho de armazenamento de grãos se iniciou nas unidades da região na mesma época que em São Paulo e, apesar deste trabalho ser realizado desde 1991 pelos membros da igreja, é a segunda vez que ele é direcionado junto à comunidade. 

As oficinas são realizadas todas as terças-feiras, nas oito igrejas da região. O bispo Paulo explica que nas oficinas os membros aprendem sobre as técnicas de armazenamentos para com isso ensinarem a comunidade em geral. Meta é conseguir armazenar três toneladas por unidade. Só na nossa unidade de Usina, localizada no Retiro, já há duas toneladas e meia de grãos.

- As diversas unidades da Igreja estão fazendo contato com creches, asilos, igrejas e comunidades carentes de diferentes denominações religiosas para fazer um cadastramento. O objetivo é, no dia 28 de julho, realizar uma distribuição de alimentos, que também será realizado em todo o Brasil, e que será conhecido como o "Grande Dia Nacional de Entrega" - conclui.

Outras atividades

Além desse projeto, a Igreja sempre está em atividade e mesmo após a data da distribuição dos grãos, cada membro poderá continuar a desenvolver esta técnica de armazenamento de forma individual. Por meio de suas unidades, também são desenvolvidos outros trabalhos durante o ano como pequenas reformas ou reparos de escolas públicas, hospitais e postos de saúde. São realizadas ainda doações de cadeiras de rodas - 400 cadeiras já foram doadas na cidade de Curitib -, coleta de doação de sangue, distribuição de quites para higienização bucal, distribuição de enxoval de bebê e limpeza de praia.

O bispo conta que também realizam diversos cursos em diferentes áreas da saúde. Entre eles, o curso de ressuscitação neonatal realizado há dez anos em Volta Redonda, Barra Mansa e Resende. 

Atualmente existem nas oito unidades da região cerca de 3.500 membros da igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sendo que no Brasil são pouco mais de 1,1 milhão de adeptos, e no mundo são mais de 14 milhões de adeptos em mais de 160 países.



Nenhum comentário:

Postar um comentário