A Igreja anunciou um novo currículo intitulado Vinde a Mim: Recursos de Aprendizado para Jovens para os Rapazes e Moças e para as classes de jovens da Escola Dominical em 2013.
Destinado a mudar a maneira como os professores ensinam, bem como a maneira como os alunos aprendem, o novo currículo, “contém as doutrinas básicas do evangelho, bem como princípios para se ensinar à maneira do Salvador”, diz a carta de 12 de setembro de 2012 da Primeira Presidência. Estamos confiantes de que o novo currículo abençoará os jovens em seus esforços para se converterem plenamente ao evangelho de Jesus Cristo.
Vinde a Mim contém vários novos recursos, incluindo tópicos doutrinários mensais que são coordenados pelas classes dos Rapazes, das Moças e dos jovens da Escola Dominical; os esboços da lição são moldados à maneira de ensino do Salvador e tem um formato online mais flexível.
Os membros, líderes e professores são incentivados a explorar o novo currículo online em lds.org/youth/learn, onde encontrarão vídeos úteis que explicam como implementar o novo currículo, um novo guia intitulado “Ensinar o Evangelho à Maneira do Salvador”, e esboços de lição, juntamente com ideias para preparar o envolvimento em atividades de aprendizado. Até o final de 2012 todos os esboços das lições serão colocadas à disposição em 23 idiomas.
Concentradas na Doutrina
Um novo recurso do Vinde a Mim, é a sua organização em unidades que se concentram em tópicos doutrinários, tais como “O Plano de Salvação”, “A Expiação”, e “Profetas e Revelação.”
Cada mês do ano tem um tópico designado, e todas as classes da Escola Dominical, das Moças e dos quóruns do Sacerdócio Aarônico de toda a Igreja estudarão esse assunto naquele mês.
As lições de Moças incluem indicações para o Progresso Pessoal e para os valores das Moças, enquanto que as lições dos Rapazes ficarão mais concentradas nos deveres do sacerdócio. O currículo da Escola Dominical enfatiza como ensinar e aprender princípios doutrinários básicos.
“As unidades foram organizadas (…) para ajudar a coordenar as experiências de aprendizado do evangelho pelos jovens em toda a Igreja”, indica o guia.
Além disso, Élder Christoffel Golden Jr., dos Setenta, disse: “Vinde a Mim, foi adaptado às necessidades dos jovens, utilizando métodos e meios de comunicação múltiplos, que devem melhorar e acelerar o aprendizado e a aplicação dos princípios sagrados e dos ensinamentos.”
Ensinar à Maneira do Salvador
O novo guia, “Ensinar o Evangelho à Maneira do Salvador”, ajudará os líderes dos jovens a fortalecerem seu próprio testemunho, bem como a melhor entenderem como ajudar os jovens a aprender o evangelho.
Ele destaca padrões na maneira de ensino do Senhor — amar e conhecer aqueles a quem Ele ensinava, preparar-se com jejum e oração, usar as escrituras, compartilhar exemplos da vida real, fazer perguntas, confiar em quem ensinava, convidar as pessoas a agir e serem exemplos.
Cada lição — chamadas “esboço do aprendizado” — em Vinde a Mim, começa com uma seção intitulada “Prepare-se espiritualmente”. Essa seção contém perguntas para reflexão e uma lista de escrituras, discursos de conferência e outros recursos sobre o tópico. A ideia é que antes de um professor começar a planejar o que fazer em sala de aula, ele ou ela estude, pondere e incorpore a doutrina por si mesmo.
A segunda seção de cada lição relaciona ideias para a consideração dos líderes quanto à apresentação do tópico, enquanto que a seção “Aprender juntos” relaciona ideias para atividades específicas. As atividades de aprendizado foram planejadas para ajudar os jovens a pesquisar as escrituras e as palavras dos profetas e descobrir as verdades do evangelho por si mesmos. Dá-se ênfase a que os jovens também compartilhem ideias e experiências.
A seção final sugere maneiras pelas quais os líderes podem convidar os jovens a agir e tem por objetivo estender a experiência de aprendizado para fora da sala de aula.
Mais flexibilidade
Outro grande aperfeiçoamento no currículo dos jovens foi sua maior flexibilidade: por ser um recurso online, pode ser facilmente atualizado e foi projetado para permitir que os professores adaptem as lições às necessidades específicas de seus jovens e às circunstâncias locais.
Os líderes da Igreja queriam que o Vinde a Mim fosse um recurso vivo — por ser parte da Internet, ele pode ser atualizado regularmente com as mensagens mais atuais das Autoridades Gerais. Por exemplo, a lista de recursos correlatos de uma lição pode ser atualizada, após a conferência geral, com os discursos daquela conferência.
Os manuais do Vinde a Mim, estarão disponíveis posteriormente, mas por enquanto, todas as lições podem ser impressas.
Os esboços da lição também são mais flexíveis agora do que o currículo foi no passado.
Dentro de cada unidade, há mais lições do que as que podem ser ensinadas em um mês, para que os professores e líderes (inclusive as presidências de quórum e classe) busquem inspiração para determinar quais esboços devem ser ensinados. A maioria dos materiais é apresentada como listas de atividades opcionais em lugar de descrições passo a passo do que o professor deve fazer.
“Vinde a mim, ajudará os jovens, que estão cada vez mais vivendo em um mundo onde o evangelho e seus princípios vem sendo diluídos e até mesmo desafiados, a incorporarem mais profundamente o evangelho em sua vida”, concluiu o Élder Golden.
Nenhum comentário:
Postar um comentário