Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Professores assistem palestra sobre saúde vocal em capela SUD

A saúde vocal foi tema de palestra para cerca de 80 professores da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu, nesta terça-feira, dia 19, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O trabalho faz parte da parceria entre as Secretarias de Educação (Semed) e de Saúde (Semus), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem levado para as unidades escolares atendimento nas áreas de saúde bucal, imunização, fonoaudiologia, pediatria, palestras e teatro de fantoches.
Os conselhos da fonoaudióloga Rosane Garcia para quem trabalha falando constantemente e por horas seguidas são: lubrificar as cordas vocais bebendo muita água, não tomar café antes das aulas, não usar balas refrescantes e fazer exercícios fonoaudiológicos. Outra boa sugestão é comer maçã, que é um adstringente natural e promove uma boa higiene nas cordas vocais.
 Rouquidão, ardência, pigarro e tosse constante são sinais de que algo está errado. "Quem apresentar estes sinais deve procurar imediatamente um profissional para avaliar a voz", disse Rosane, que estava acompanhada por Fernanda Sena e Patrícia Amed Escaleira, fonoaudiólogas responsáveis pela triagem auditiva e estimulação dos alunos respectivamente.
 Para a professora Amanda Pereira, da Escola Municipal de Educação Infantil, a palestra serviu para detectar possíveis problemas. "Achei ótimo. Aprendi a fazer exercícios de aquecimento e respiração", contou. Para a incentivadora da Palavra, Acácia de Souza de Jesus é importante que este tipo de palestra aconteça mais vezes.  "Nós precisamos ser avaliados constantemente, para que não cheguemos ao final da carreira com sequelas", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails