Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mórmons nos Negócios - Costurando sustentabilidade

Cooperativa iniciada por mórmons transforma tecidos que iriam ao lixo em roupas e abre possibilidade de aumento de renda e inclusão social

Dar um novo destino à grande quantidade de tecidos desperdiçados na linha convencional de produção de roupas na Grande Goiânia. Foi com esse objetivo que as amigas Edelves Barros Macêdo e Zenita Alves da Silva Santana, membros d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, deram, há dois anos, os primeiros passos da Cooperativa Arte das Mãos (Coopercam). Com larga experiência no setor de confecções, Edelves sabia que o meio ambiente perdia muito com os retalhos amontoados nos aterros sanitários. Desde a graduação em Administração de Empresas, Zenita tinha conhecimento de que o cooperativismo é caminho eficaz para produzir com baixos custos e promover distribuição de renda. Não haveria união mais promissora.

Sob a liderança das duas, 25 cooperados, entre homens e mulheres, transformam o tecido que viraria lixo em roupas femininas compatíveis com as mais atuais tendências da moda, vendidas por valores que variam de R$ 20 a R$ 80. O trabalho, inspirado em patchwork, chama a atenção pelo cuidado com o acabamento e pelo caimento, atendendo diversos estilos e gostos, de adolescentes a senhoras. A técnica aplicada a retalhos angariados por doação também inspira a produção de itens para decoração, como tapetes e panos de prato.

“Os produtos desenvolvidos pela cooperativa visam principalmente à sustentabilidade e a elegância. Todas as peças produzidas são exclusivas e únicas. O modelo pode até ser o mesmo, mas a estampa nunca será”, garante Jarenio Rafael Ozeas de Santana, também mórmon e engenheiro agrônomo que acompanha desde o início o trabalho da cooperativa como diretor de Comunicação e Marketing.

As cidades de Aparecida de Goiânia e Goiânia possuem o maior número de cooperados, mas a produção é também garantida com a colaboração de associados das cidades de Campos Belos (GO) e Formoso do Araguaia (TO). Grupo com mesmo ideal: colaborar com a preservação das riquezas naturais e criar novas possibilidades de melhoria de renda e inclusão social de todos.

“Além da produção propriamente dita, os cooperados participam periodicamente de treinamentos para desenvolvimento profissional, interpessoal e emocional. Reuniões sociais também são realizadas regularmente, quando os cooperados se confraternizam”, completa Jarenio.

Por enquanto, a cooperativa está em fase de estruturação e, por isso, toda a renda obtida com a venda dos produtos é revertida para a compra e manutenção de equipamentos e utensílios, como máquinas, linhas e aviamentos em geral. Além disso, a produção é feita em regimes diferenciados de trabalho, pois os cooperados possuem outras atividades como fonte principal de renda. Geralmente, são realizados plantões a partir das 19 horas durante a semana, bem como mutirões aos sábados e feriados.

Parcerias
Acreditando no potencial de crescimento do negócio, a Coopercam não poupou esforços para se regularizar no mercado com a meta de conquistar mais clientes, que ainda se restringem aos conhecidos dos associados. Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), por exemplo, a entidade conseguiu realizar o registro junto à Junta Comercial de Goiás (Juceg) e elaborar o estatuto.

Desde setembro do ano passado, a cooperativa também se transformou em núcleo do Projeto Empreender, cujas atividades prepararam a diretoria para realizar gestão eficiente dos recursos e capacitar as pessoas envolvidas no projeto, que orgulha a consultora do Sebrae Goiás em Aparecida, Érika Farias. “Desde o momento em que comecei a trabalhar com a Coopercam, foi amor à primeira vista, pois casava o desejo que sempre tive em trabalhar com pessoas que fizessem algo pelo meio ambiente, e, além de tudo deixam nós mulheres mais bonitas”, conta.

Para a consultora, um dos momentos mais emocionantes da cooperativa foi um chá da tarde organizado em outubro pelos associados para apresentar o trabalho aos amigos e familiares. “Reunimos cerca de 60 pessoas e vendemos mais de 20 peças”, relata Érika.

Entre os planos para o futuro está a aquisição de um espaço próprio para o funcionamento da cooperativa. “Prevemos em pouco tempo ampliar o número de cooperados que entendem a causa da entidade, que é a busca não só por produzir, mas fazê-lo de maneira sustentável. Queremos também ser capazes de aproveitar a grande parte do tecido ‘refugo’ das confecções da região da Grande Goiânia”, planeja Jarenio.

Serviço:
Cooperativa Arte das Mãos (Coopercam): (62) 3097-7559
Endereço: Avenida Anápolis, Qd. 42, Lt. 16, Jardim Progresso, Aparecida de Goiânia (GO), CEP: 74911-360

Matéria do site 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails