sábado, 18 de dezembro de 2010

Mãos que Ajudam em João Pessoa - Paraíba

Ajudar a quem precisa é dever de todos os cidadãos. Muitas pessoas possuem vontade e até tentam encontrar maneiras de tornar a vida de alguém um pouco menos difícil, mas tomar uma atitude também não é nada fácil. Em João Pessoa, um grupo de voluntários quer mostrar que é possível participar ativamente de trabalhos que beneficiem a comunidade. Eles fazem parte da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJCSUD) e são responsáveis pelo desenvolvimento do projeto Mãos Que Ajudam, na Capital.



Criança participa de ação solidária em escola de João Pessoa Foto: Assessoria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias/Divulgação/D.A Press
O projeto existe em mais de 90 países e já está no Brasil há 12 anos. Na Paraíba, ele é desenvolvido desde 2002 e já conta com o apoio de cerca de 600 voluntários nas atividades anuais. "Inicialmente, elas eram realizadas de forma geral, com eventos programados para o país inteiro. Hoje já há um planejamento que busque atender as necessidades locais", informou a Diretora de Assuntos Públicos da IJCSUD na Paraíba, Elara Leite Venâncio. Aqui no Estado, há atividades nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Sousa.

As ações acontecem em escolas, creches, praças, asilos e outras instituições de serviço comunitário. A partir de uma reunião com participação de líderes da igreja em todos os bairros, são definidas as atividades que deverão ser realizadas. Elas são levadas às comunidades pelos seus representantes e a população passa a procurar maios e pessoas que possam tornar tudo realidade até o dia D. Este ano, o dia escolhido foi o 31 de julho, quando o Instituto dos Cegos recebeu o projeto. Para 2011, a instituição escolhida foi o Asilo do Amém.

De acordo com Elara, tudo é planejado com muita antecedência. "Nós visitamos o local, analisamos todas as necessidades e, a partir daí, passamos a buscar meios de saná-las", explicou. Neste projeto, a preocupação é principalmente com a parte estrutural, por essa razão, é necessária a busca por mão de obra especializada, o que se pode encontrar entre os voluntários. "Durante os trabalhos, vários levantamentos são feitos para assegurar o andamento até o dia da entrega", contou.

O grande objetivo é mesmo ajudar o próximo, permitindo que órgãos voltados a comunidade possam funcionar da forma mais adequada possível estruturalmente. Para isso, a ajuda de muita gente é necessária. E todos os interessados podem se aliar à iniciativa. "A ajuda de todos é muito importante. Também buscamos o apoio de empresas privadas, que possam colaborar com as ações", explicou a coordenadora. O importante é disseminar cada vez mais o projeto. Quem quiser se informar, se tornar um voluntário ou mesmo ajudar financeiramente ou com materiais, pode ligar para o número 8844-0053. "Se você conhece um membro da igreja o ingresso é ainda mais simples, basta manifestar seu desejo e você será orientado". 


Fonte: http://www.jornalonorte.com.br/2010/12/19/diaadia5_0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário