Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bíblia antiga da família de Joseph Smith está a venda

SALT LAKE CITY - Um livro muito raro, uma Bíblia, veio à tona em Salt Lake City. E ela está à venda pelo valor de U$ 1.5 milhões.

Isso porque o seu proprietário original era Joseph Smith Jr., profeta e restaurador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

"É, de fato, única", disse o comerciante de livros raros Ken Sanders. "É o único exemplar no mundo, a Bíblia familiar, pertencente ao precursor do mormonismo e sua esposa, Emma Hale Smith."

Sanders mantem o livro trancado em um cofre na sua loja em Salt Lake City, enquanto ele procura por um comprador. Ele disse que a edição de 1831 da Bíblia foi comprada originalmente por Joseph Smith Jr. quando a família morava em Kirtland, Ohio. Foi mantida por descendente de Emma Hale Smith. Em 1979, a família Smith vendeu para um amigo, Buddy Youngreen. Ele publicou as fotos dela na "LDS Ensign" revista da igreja em 1984.

O atual proprietário é um mistério. Youngreen disse que vendeu o livro há 15 anos a um comprador anônimo. Sanders disse que ele foi convidado para vendê-la em consignação para uma família que pediu para permanecer anônima.

Uma cópia simples da edição 1831 da Bíblia Sagrada valeria, no máximo, algumas centenas de dólares. Mas essa não é uma simples cópia. Entre as páginas do Antigo Testamento e do Novo Testamento está uma árvore genealógica da família Smith. E um registro manuscrito de casamentos, nascimentos e mortes na família Smith. Sanders disse que o manuscrito foi autenticado como o de Joseph e Emma Smith.

Segundo Sanders, a Bíblia era um dos poucos pertences pessoais da família Smith mantida com eles quando fugiram de Ohio e, mais tarde, de Missouri. Depois do assassinato de Smith, em Illinois, em 1844, Emma Hale Smith manteve o livro até sua morte em 1879.

"Ao longo das décadas", disse Sanders, "Tem havido uma enorme quantidade de pesquisas de genealogia e da origem do livro e é verdadeira sua existência".

Junto com o anúncio da venda, Sanders divulgou uma declaração descrevendo a cadeia de propriedade. Em 1879, foi herdado pelo filho de Emma, Alexander Hale Smith. Quando ele morreu, em 1909, o livro foi deixado a seu filho, Arthur Marion Smith. Ele deixou para sua filha Geórgia Mae Smith e ela o vendeu em 1979 para Buddy Youngreen. Ele não é um membro da família Smith.

Sem revelar o nome dos atuais proprietários Sanders disse: "O livro está sendo vendido pela família, por motivos financeiros e, nesse panorama econômico, todo mundo precisa do dinheiro."

Em uma declaração escrita, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não forneceu uma opinião sobre a autenticidade do livro. Um porta-voz da Igreja escreveu: "Nós soubemos da existência desta Bíblia, mas não nos envolvemos na verificação da sua autenticidade e não temos planos de comprá-la."

Sanders disse que o livro foi exaustivamente examinado e autenticado por peritos e é bem conhecido por aqueles que se especializam em documentos antigos Mórmon. "Não tenho nenhuma dúvida sobre a origem deste livro em particular e sua autenticidade", disse Sanders.

Segundo Sanders, uma cópia quase idêntica da Bíblia foi comprado em 1831 pelo irmão de Joseph Smith, Hyrum. Esse livro está atualmente na coleção da Biblioteca Harold B. Lee na Brigham Young University.

Se a Bíblia de Joseph Smith pode valer o preço de US $ 1,5 milhões não sabemos, mas Sanders diz que há precedentes para isso no mercado de documentos raros SUD. Em uma recente venda, a edição 1833 de Joseph Smith, "O Livro dos Mandamentos" foi vendido por US $ 1,7 milhões, disse Sanders, embora se conheça a existência de 29 cópias do livro.

Sanders planeja exibir "A Bíblia da família de Joseph Smith, Jr. e Emma Hale Smith" em sua loja em Salt Lake City. Ela estará disponível para visualização pública esta semana, de segunda a quinta-feira durante o horário comercial.

Devido ao seu valor aparente, ela será exibido em uma caixa de vidro fechado.

Documentário da KSL-TV sobre a Bíblia da Família Smith

Video Courtesy of KSL.com



Fonte: http://www.ksl.com/?nid=148&sid=11790001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails