Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Preconceito - Pré-Escola no Arkansas Rejeita Aluno Mórmon



LITTLE ROCK - Samuel Duncan, que já lê aos 4 anos de idade, estava animado com em estudar a pré-escola na Little Rock Christian Academy.

Ele visitou a escola e reconheceu o parque infantil, quando a família passava pela estrada Cantrell ao oeste de Little Rock. Samuel gostava de apontar para os balanços e os escorregadores, e ele falou sobre estudar naquela escola. Mas ele não vai - decretou a administração da escola esta semana.

Os pais de Samuel são mórmons, membros d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e a escola não permite que os membros da Igreja estudem nela. O pai de Samuel, Braden, um estudante graduado na Universidade de Arkansas em Little Rock, discorda da decisão. "Isso é fundamentalmente não-cristão", disse ele.

Os funcionários da escola disseram que esse tem sido o costume desde a fundação da escola em 1977. Nos últimos anos, os funcionários da escola têm sido vigilantes em não fazer matrículas de mórmons.

A Little Rock Christian Academy não consideram a fé mórmon como cristã e abrigam  na instituição estudantes católicos, metodistas, presbiterianos e muitos evangélicos, que não reconhecem o batismo Mórmon como "válido".

O debate sobre "se os mórmons são cristãos" tem ocorrido desde que Joseph Smith restaurou a Igreja de Jesus Cristo em Nova York em 1830.

Líderes locais d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reconhece que a escola privada, que não aceita financiamento federal, pode negar a admissão de membros da Igreja, mas, argumentam eles, que os cristãos devem ficar juntos em face de um mundo cada vez mais secular.

"Os inimigos de Cristo adoram ver brigas internas", disse Carlton Wing, bispo da Ala North Little Rock, uma congregação de 500 membros.

A questão tornou-se um tema recorrente na campanha do candidato presidencial republicano Mitt Romney. Comentários negativos entre os cristãos evangélicos sobre o mormonismo de Romney parecem ter diminuído nas últimas semanas como sua nomeação pelo Partido Republicano para as eleições nos EUA, mas o problema é provável que ressurja antes de novembro.

Romney, recentemente, discursou na Liberty University em Lynchburg, Virgínia, a maior universidade evangélica do país.

"Pessoas de diferentes religiões como a sua e a minha, às vezes se perguntam onde podemos encontrar um objetivo comum, quando existem tantas diferenças na crença e na teologia", disse o pré-candidato republicano, durante um discurso de formatura, falando da sua fé Mórmon. "Certamente a resposta é que podemos nos encontrar nas convicções morais sobre a nossa nação, decorrente de uma visão comum do mundo", disse Romney, debaixo de aplausos calorosos.

Para a Família Duncan a disputa espinhosa teológica é pessoal. Braden e Jessi Duncan visitaram mais de duas dúzias de escolas infantis antes de decidir matricular Samuel na Little Rock Christian Academy. Inicialmente, os funcionários da escola deram boas-vindas calorosas a Samuel.

Depois de descobrir que a família Duncan era mórmon, os Duncans dizem, que a escola tentou dissuadi-los, dizendo que Samuel não se sentia confortável com o ensino religioso da escola. Quando Duncan respondeu que eles estavam confortáveis ​​com o currículo e não contradiziam-no, os funcionários da escola disseram-lhes que os mórmons não eram bem-vindos.

"Eu sinto que estamos sendo discriminados", disse Jessi Duncan. "Mas eu não sinto que é um problema de toda escola. Eu sinto que são apenas algumas pessoas da administração. Outros são apenas mal-informados." Membros da diretoria da escola não quiseram comentar. Uma das diretoras chegou a dizer: "Por que eles não fazem uma escola mórmon?"

A família Duncan disse que se ofereceram para assinar uma declaração prometendo que não iriam fazer proselitismo (pregar sua fé), mas não alteraram a posição da escola. Os líderes mórmons aceitam a decisão, disse Michael Beheshti, presidente da Estaca de Little Rock.

"Um dos artigos da nossa fé é que nós Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem", disse Beheshti.

Beheshti não foi autorizado a participar da reunião na escola, mas ele se encontrou brevemente com os funcionários da escola. Ele disse que eles lhe falaram que muitos estudantes de diferentes denominações cristãs freqüentam a escola.

Braden Duncan disse que não entendia por que os católicos, cujo cânone bíblico inclui os apócrifos, são autorizados a frequentar a escola. O catolicismo é uma denominação cristã histórica que considera que as revelações terminaram na Bíblia, disse um dos diretores da escola. Wing, um bispo mórmon, concordou que os Mórmons acreditam que novas revelações sagradas continuam a ocorrer.

Diferenças doutrinárias à parte, uma família mórmon cujo ao filho também foi negada a admissão à Little Rock Adademy disse que o efeito da política da escola é prejudicial às crianças santos dos últimos dias.

Carolyn Hiatt disse que enviou seu filho para a escola a cerca de oito anos atrás e não enfrentaram discriminação. Mas ela não previa quaisquer problemas quando há dois anos, sua filha de 15 anos de idade, quis ir para a escola, porque vários de seus amigos estavam planejando ir para lá. Quando a filha descobriu que ela não teria permissão para matricular-se, foi um choque, disse Hiatt. "Ela ficou inconsolável. Ficou arrasada. Ela chorou. Ela ficou um mês assim", disse Hiatt.

"As pessoas geralmente têm boas intenções, mas eles acham que os mórmons são uma seita", disse Hiatt. Lembrou-se de um pastor que disse à amiga que o seu filho de 3 anos de idade não devia brincar com o filho de Hiatt, porque "os Mórmons eram uma má influência."

O filho mais velho de Hiatt estudou na Little Rock Christian Academy por um ano, a cerca de oito anos atrás, ela disse. Na época, a escola não tinha nenhuma política oficial excluindo os mórmons, disse ela. Essa política foi posta em prática em 2007-08.

A lei federal dos EUA não proíbe escolas religiosas privadas de discriminar com base na religião, enquanto eles não aceitem os dólares federais.




Mas os mórmons são Cristãos? Absolutamente! Os Mórmons acreditam que isto é evidente através de suas doutrinas, práticas e compromisso para com Jesus Cristo, que os membros da Igreja de Jesus Cristo são, de fato, Cristãos no mais verdadeiro sentido da palavra.

Os princípios fundamentais de nossa religião são o testemunho de Apóstolos e Profetas, concernente a Jesus Cristo, que Ele morreu, foi sepultado e levantou novamente no terceiro dia, e ascendeu aos céus; e todas as outras coisas pertinentes a nossa religião são relacionados a estes acontecimentos.

Assim como outros Cristãos, os Mórmons acreditam que Jesus Cristo é o filho divino de Deus. Suas vidas diárias são centradas Nele. Como o Apostolo Paulo escreveu: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16). Cristo, entretanto, foi o Unigênito do Pai na carne, e os Mórmons O adoram como o Filo de Deus e o Salvador da humanidade. Os Mórmons acreditam em Seu Sacrifício Expiatório infinito e em sua ressurreição literal, e que a Salvação está eternamente em Jesus Cristo.



Leiam e saibam mais quem são os mórmons em http://murilovisck.blogspot.com.br/2012/03/quem-sao-os-mormons-perguntas.html


Acessem os sites oficias da Igreja em http://www.lds.org/?lang=por&country=br
http://www.saladeimprensamormon.org.br/
http://www.lds.org/bible-videos/videos?lang=por

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails