Mitt Romney não é o primeiro santo dos últimos dias a concorrer à presidência norte-americana. Seu pai, George Romney, foi brevemente o líder da corrida presidencial pelo Partido Republicano em 1968, antes de perder a indicação para Richard Nixon.
No mesmo ano, Eldridge Cleaver, um dos fundadores dos Panteras Negras, concorreu à presidência como candidato do Partido da Paz e da Liberdade, mas só foi batizado na Igreja Mórmon em 1983.
Mo Udall, um congressista do Arizona perdeu a indicação do Partido Democrata por pouco para Jimmy Carter em 1976. É possível, portanto, afirmar que os mórmons têm mantido presença na política norte-americana por décadas.
O primeiro candidato mórmon, no entanto, foi o primeiro Presidente da Igreja, Joseph Smith, que anunciou sua candidatura em 1844, como um candidato independente.
“Eu não permitiria que meu nome fosse usado por meus amigos como Presidente dos Estados Unidos, ou como candidato para esse cargo, se eu e meus amigos pudéssemos ter o privilegio de gozar nossos direitos civis e religiosos como cidadãos americanos… Mas isto, como povo, temos sido negados desde o inicio. Perseguição tem rolado sobre nossas cabeças de tempos em tempos…, por causa de nossa religião; e nenhuma porção do governo já tomou algum passo para nos auxiliar. E em visão destas coisas, eu sinto ser meu direito e privilegio obter a influencia e poder que eu puder, dentro da lei, nos Estados Unidos, para a proteção dos feridos e inocentes”.
Evidentemente, Joseph Smith estava procurando a maior influencia possível para proteger seu povo, mesmo que ele provavelmente soubesse que não viria a ser presidente. De fato, ele até mesmo especulou que poderia ser assassinado por causa de sua campanha.
A plataforma do Profeta Joseph Smith estava contida em um panfleto intitulado “Visão Geral de Smith sobre poderes e Políticas de Governo dos Estados Unidos”.
Panfleto da Campanha de Joseph Smith |
Sua plataforma tinha algumas idéias interessantes, ele propôs a abolição a escravatura no ano de 1850. Sua solução para o problema era “Pagar todos a todos os homens um preço razoável por seus escravos com o dinheiro de venda das terras publicas, e da dedução de pagamento dos membros do Congresso. Cortar as algemas dos pobre homens negros e os contratar para trabalhar como qualquer outro ser humano”. Outras propostas eram a criação de bancos nacionais e a anexação do Texas. Ao mesmo tempo, ele tinha uma visão do eventual colapso do governo norte-americano.
A campanha presidencial de Smith teve um fim desastroso. Como prefeito de Nauvoo, Illinois (seu único cargo político), Smith foi perseguido e acusado de motim, e por esse crime foi preso. Antes que pudesse ser julgado, uma turba criminosa invadiu a cadeia local e o matou.
Os santos dos últimos dias agora estão super-representados no Congresso, com seis senadores (incluindo Harry Reid, o líder da maioria) e dez congressistas. A presidência é a barreira final para os santos (apesar da Igreja ser neutra politicamente) e a jornada tumultuosa de Romney pelas primárias mostra que a relação entre a Igreja SUD e o resto do país tende à uma maior estabilidade.
Olá, Murilo. Parabéns pela publicação sobre mórmons que já se candidataram à presidência dos EUA. Colocamos no site Vozes Mórmons uma lista com 10 nomes no total. Abraços
ResponderExcluir