Harvey Fletcher nasceu em 11 de Setembro de 1884 e morreu em 23 de Julho de 1981. Ele era um físico americano, nascido em Provo, Utah. Conhecido como o "pai do som estereofônico" a ele é creditado a invenção do dispositivo audiofônico e o audiômetro. É lembrado como um grande pesquisador por suas contribuições numerosas na área de acústica, na engenharia elétrica, na medicina, na música, na física atômica, entre outros.
Fletcher nasceu em Utah e estudou na Universidade de Brigham Young (BYU). Como um estudante graduado, sua pesquisa de dissertação estava nos métodos para determinar a carga de um elétron. Isto incluiu a famosa experiência da gota do óleo atribuída geralmente a seu conselheiro e colaborador, Robert Millikan. O professor Millikan ganhou em 1923 o Prêmio Nobel da física, por este trabalho, entretanto o experimento era de Fletcher, que manteve segredo sobre o assunto até sua morte.
Entre os trabalhos em que ele é mais conhecido estão as contribuições para a teoria da percepção da fala. Ele mostrou que as características da fala são geralmente espalhadas por uma vasta gama de frequências, e desenvolveu o índice de articulação de cerca de quantificar a qualidade de um canal de expressão. Ele também desenvolveu o conceito de contornos de intensidades iguais, escala de intensidade e somatório, e a banda crítica. Como o diretor de Pesquisas da Bell Labs, ele supervisionou a pesquisa em gravação elétrica, incluindo mais de 100 gravações em estéreo, com o maestro Leopold Stokowski em 1931-2.
Grande parte de sua pesquisa é considerada autoridade no assunto, e seus livros, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia e de comunicação, são tratados como referência sobre o assunto.
Dr. Fletcher foi eleito membro honorário da Sociedade Acústica da América em 1949, a segunda pessoa a receber essa honra depois de Thomas Edison. Ele foi presidente da Sociedade Americana de ouvido, um membro honorário da Sociedade Americana Otológica e um membro honorário da Audio Engineering Society. Em 1924 foi agraciado com a Medalha de Louis E. Levy para medições físicas da audição do Franklin Institute. Ele foi presidente da American Physical Society que é a sociedade Física líder na América. Em 1937, foi eleito vice-presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Ele era um membro da National Academy of Sciences. Ele também foi membro da Comissão Nacional de Audição da Divisão de Ciências Médicas. Recebeu também a Medalha do Progresso, Prêmio da American Academy of Motion Pictures, de Hollywood. Durante oito anos atuou como Conselheiro Nacional da Ohio State University Research Foundation.
Fletcher foi o reitor fundador da Faculdade de Engenharia da BYU (agora o Ira College de Fulton A. de Engenharia e Tecnologia).
Além disso, ele era um pai fiel, membro devoto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um jardineiro dedicado, e um entusiasta da pesca.
Ele faleceu em 23 de julho de 1981, depois de um acidente vascular cerebral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário