Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 12 de julho de 2011

São José-SC: Oficinas de armazenamento de alimentos

Voluntários embalam alimentos em garrafas pet para doar às famílias carentes de São José (SC)

No próximo dia 16, centenas de voluntários vão armazenar mantimentos que serão doados no dia 30 de julho, denominado "Sábado Solidário", a 175 famílias em estado de vulnerabilidade social dos bairros Morar Bem e Areias, no município de São José. Esta é uma ação do Programa Mãos Que Ajudam e Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que pretende entregar às famílias cinco toneladas de alimentos armazenados incluindo arroz, feijão e macarrão armazenados. Mais de 500 voluntários, de Palhoça, Biguaçu e São José trabalham há 60 dias coletando as doações e armazenando em garrafas pet, além de ensinarem a técnica simples e segura à comunidade. 

A cada ano voluntários, membros e amigos da Igreja, doam milhares de horas na confecção de lençóis e roupas hospitalares, preparação de kits para recém nascidos, campanhas de orientação para o combate a dengue, reforma de escolas e limpeza de praças públicas. O projeto escolhido este ano em Santa Catarina foi o de ensinar e doar alimentos armazedos em garrafas Pet, como forma de se preparar para momentos difíceis como enchentes, deslizamentos de terra e demais catástrofes naturais. 

O Projeto

Mais que doar alimentos, o projeto tem por finalidade principal ensinar às pessoas a técnica de conservação de alimentos por até três anos. De maneira que as famílias beneficiadas agora, aprendam a conservar arroz e feijão e outros mantimentos nos dias prósperos em preparação para as horas difíceis. Desastres naturais, desemprego, doença, dentre outras situações que podem comprometer a renda familiar seriam amenizadas caso as pessoas estivessem preparadas com itens básicos à subsistência. 

"Dia virá em que o ouro nada valerá em comparação a um cesto de trigo", Brigham Young, líder Santo dos Últimos Dias.

Modo de armazenar: 

-Usar garrafas lavadas com água somente e esterilizadas com álcool. (meio copo de álcool para limpar dez garrafas). Após o álcool deve ser descartado. As tampas devem receber o mesmo procedimento.
-Os grãos devem ser secos em forno brando por oito minutos.
-Quando estiverem completamente frios, devem ser colocados nas garrafas.
-A cada quatro dedos de grãos deve-se colocar um dente de alho, que atuará como conservante.
-Durante o processo a garrafa deve sofrer batidas para que os grãos sejam acomodados e espaços vazios sejam diminuídos ao máximo possível.
-A embalagem deve ser preenchida até a tampa, que deve ser fortemente fechada.
-Para finalizar passam-se três voltas de fita adesiva ao redor da tampa.
-Uma etiqueta com a data de fabricação (a mesma do saquinho) deve ser colada com a data da validade. No máximo três anos.
-Todo o processo deve ser realizado com luvas, máscaras e tocas, para diminuir ao máximo o risco de contaminação.

Armazenamento de Alimentos em garrafas Pet

Data: 16 de julho de 2011
Local: Rua José G. R Lima (em frente ao Restaurante Meu Cantinho) - Kobrasol - São José-SC
Horário: 10h

Texto e foto: Alexandre Soares - Diretor de Relações com a Mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails