Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mórmons no FBI - Samuel P. Cowley, um Homem Simples e de Coragem

Samuel Cowley
Samuel P. Cowley (23 de julho de 1899 - 27 de novembro de 1934) foi um agente da Federal Bureau of Investigation (FBI), que foi morto no cumprimento do seu dever em um tiroteio com Lester Gillis ("Baby Face Nelson"), em 1934, na Rota 14 em Barrington, Illinois .

Samuel Cowley era um filho de Matthias F. Cowley , apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e Luella Parkinson Cowley. Ele nasceu em Franklin, Idaho em 23 de julho de 1899. Seu irmão, Matthew Cowley, também foi um apóstolo da Igreja.

Durante quatro anos, quando ele tinha apenas 18 anos, Cowley serviu como missionário de tempo integral no Havaí. Após a sua volta, ele estudou na George Washington University, graduando-se em Direito. Em 1929, ele foi trabalhar para o FBI

Samuel Cowley, como um agente do FBI, foi enviado por Hoover (chefe da "Tropa de Vôo") para Chicago especificamente para prender John Dillinger, um famoso assaltante de bancos .

Cowley trabalhou com Melvin Purvis, e juntos, numa emboscada pegaram John Dillinger, que foi morto na operação.

Esposa e dois filhos
Depois de Dillinger, Cowley foi pressionado para perseguir Lester Gillis (Baby Face Nelson), outro famoso ladrão de bancos e assassino. Perto de Barrington, Illinois (noroeste de Chicago) Nelson começou a perseguir um carro com dois agentes do FBI (que estavam apenas levemente armados). Nelson acertou com uma bala o radiador do carro dos agentes do FBI. Cowley e outro agente, Herman Hollis, chegaram em outro carro e atiraram em Nelson. Cowley estava armado com uma sub-metralhadora e Hollis tinha uma espingarda. Nelson, embora repetidamente atingido por Cowley e Hollis, atravessou a estrada e atirou em ambos os agentes com a sua sub-metralhadora. Nelson fugiu muito ferido, com seus comparsas e sua esposa.

Hollis foi quase cortado pela metade, e Cowley morreu horas depois no hospital, a tempo de relatar o ocorrido ao FBI. O corpo de Nelson foi encontrado no dia seguinte, enrolado em um cobertor e jogado em uma vala.

Cowley completou sua missão, mas isso custou-lhe a vida. Samuel P. Cowley, aos 35 anos de idade, tornou-se um herói nacional, sendo estampado seu nome na capa do Famoso Jornal dos EUA, New York Times. 

O corpo de Cowley foi levado à Utah, onde foi velado no Capitólio do Estado de Utah e no Salão da Assembléia da Praça do Templo. 

Os apóstolos John A. Widtsoe e George Albert Smith falaram no funeral, além do governador de Utah, o senador, familiares e funcionários do governo local e federal. Cowley foi enterrado na sepultura do Cemitério Wasatch Lawn. Seu pai dedicou sua sepultura com estas palavras: 
Funeral de Samuel P. Cowley no Capitólio de Utah
"Nós Te agradecemos por sua posição na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pelo Santo Sacerdócio que ele mantinha, e pelo o amor em que atuava, e a responsabilidade séria colocada sobre ele por seus oficiais superiores.
Agradecemos-Te por ele estar disposto a dar a sua vida para o bem de seu país, e agora, Pai Santo, nós comprometemos seus restos mortais ao Teu cuidado e proteção, que nenhum elemento da natureza, nem a mão do homem possam perturbá-lo até a manhã da Primeira Ressurreição, quando sabemos que ele virá vestido com glória, imortalidade e vida eterna para desfrutar a plenitude da Tua Glória Celestial."
Homenagem do FBI aos mártires da corporação - Samuel P. Cowley 




Filmes de Hollywood

Cowley foi interpretado por Roy Jenson no filme Dillinger de John Milius em 1973.

Em 2009, no filme Public Enemies (Inimigos Públicos), Cowley é retratado pelo ator Inglês Richard Short.

Perfil de Cowley no FBI www.fbi.gov

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails