Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Templo da Cidade do México - Três anos de sua re-dedicação e 28 de sua construção


Depois dos anos setenta os santos dos últimos dias (mórmons) tinham pouco mais de três milhões de membros em todo o mundo. Spencer W. Kimball liderou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD) prestando atenção à "promessa lamanita", que declarou que os habitantes das Américas descendentes dos profetas do Livro de Mórmon "floresceriam como a rosa nas montanhas"[1] . Em 03 de abril de 1976 foi anunciada a construção do Templo da Cidade do México. Em 25 de novembro de 1979 começou a construção do Templo onde o Élder Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, presidiu a Abertura de Terra.


Cerimônia de Abertura de Terra
O terreno foi comprado em San Juan de Aragão, com uma área de 1,82 hectares, o templo cobre 10,836 metros quadrados de construção com uma altura de 46,08 metros, não incluindo a altura da figura representada pelo anjo Moroni (que, juntamente com Templos: Los Angeles, Califórnia , Washington DC , Jordan River Utah e Seattle Washington, são os que compartilham de uma estátua do anjo Moroni carregando as placas de ouro que representam o Livro de Mórmon). Nos primeiros meses de construção, milhares de membros do México doaram sua força de trabalho, seu tempo, talento e dinheiro para a construção deste edifício. O templo mais próximo estava em Meza, Arizona, nos EUA.



No dia 02 de dezembro de 1983 o Presidente Gordon B. Hinckley dedicou o edifício como um local sagrado de adoração: "Agradecemos por esta grande nação, a República do México. Abençoe aos que governam, que possam ser inspirados a fazê-lo garantindo a paz e a liberdade para o povo desta terra, e o crescimento contínuo de seu trabalho. Pai, nós te agradecemos por muitos milhares nesta parte da tua vinha cujos corações foram tocados pelo poder do seu Espírito e eles assumiram o nome de Seu Filho Jesus Cristo[2]," disse o Presidente Hinckley em sua oração dedicatória, este foi o primeiro templo da Igreja SUD construída no México e o número 26º do mundo.




Anos mais tarde, durante a Conferência Geral abril de 1998, o Presidente Gordon B. Hinckley disse: "Estive com muitas pessoas que possuem bem poucos bens materiais. Mas elas têm no coração uma grande e ardorosa fé no trabalho destes últimos dias. Elas amam a Igreja. ( . . . ) Amam o Senhor e desejam cumprir a vontade Dele. Estão pagando o dízimo, por menor que seja. Estão fazendo sacrifícios enormes para ir ao templo. Viajam vários dias em ônibus desconfortáveis e barcos velhos. Economizam dinheiro e passam necessidade para que isso seja possível. Essas pessoas precisam de templos, pequenos templos, bonitos e práticos." Como resultado desta declaração, iniciou a construção de 11 templos no México entre 1998 e 2000.



Em 31 de março de 2007, após 25 anos de serviço ininterrupto, o Templo da Cidade do México fechou suas portas ao público para passar por uma renovação completa, que incluiu uma nova fachada de concreto pré-moldado igual ao projeto original, inspirado na arquitetura maia, foram renovados tetos, corredores, janelas, portas, pisos e rodapés em granito foram importados da China e da Índia, foram incluídos guarnição de madeira de carvalho, e os bois do batistério foram alterados.


20 meses depois da reforma, de 20 de outubro a 8 de novembro 2008, a templo foi aberto ao público em geral antes de ser dedicado a serviços religiosos, entraram no templo mais de 19 mil pessoas que, por mais de 18 dias, formaram longas filas e esperaram horas para ver o interior do Templo.


Durante estas visitas, há de se destacar as visitas de Margarita Zavala de Calderón (Primeira Dama do México), Mohammad Hassan Ghadiri Abyaneh (embaixador do Irã no México) e Ricardo B. Salinas Pliego (Presidente e CEO do Grupo Salinas), este último disse, após sua visita: "Parabenizo a comunidade por seus esforços incansáveis ​em promover os seus valores, valores que eu acredito que são universais e de grande benefício para a sociedade em geral" . Ele também deu várias entrevistas.

Para comemorar a reinauguração do Templo, a Igreja no México organizou um evento cultural no Estadio Azteca, que consistiu de discursos do presidente Thomas S. Monson e Henry B. Eyring com danças regionais, bem como os diferentes estados da República Mexicana. O evento ocorreu em 15 de novembro e atraiu mais de 87 mil membros, além de 8.000 participantes, de acordo com o jornal Deseret. Alí os santos ouviram um profeta da Igreja SUD em pessoa, e este foi um sinal de "o poder da Igreja SUD no México". [3]



No domingo, 16 de novembro o atual presidente da Igreja, Thomas S. Monson dedicou o terreno em uma frase que dizia: "Pedimos-lhe que continue a abençoar aqueles que governam esta nação, que possam ser inspirados a tomar medidas para assegurar a paz e a liberdade do povo deste país em um ambiente onde seu trabalho possa continuar a crescer. "


Passaram quase 28 anos desde a primeira dedicação do Templo da Cidade do México e de três anos de sua re-dedicação. A Igreja SUD tem progredido de forma exponencial e agora existem mais de 807 capelas em todo o México, sendo construídas 20 novas capelas por ano . De 1983 até hoje já foram doados mais de 9,600 milhões de dólares em projetos de ajuda humanitária em todo o país, além de o México ser o primeiro país depois dos Estados Unidos a ter mais de um milhão de membros, é o segundo país com mais templos (12 no total e um anunciado para construção em Tijuana) novamente superado apenas pelo seu vizinho do norte, o Templo da Cidade do México recebe mais de 16.000 visitantes por mês, bem como  mais de 25% dos batismos que se originam no México vêm as referências obtidas pelo Centro de Visitantes do Templo. (Edifício localizado ao lado do Templo da Cidade do México).


O templo foi listado pela revista "obras" em 1983 como a obra arquitetônica do ano e se tornou um ícone da religião Mórmon, para todo o povo, talvez por isso a alguns anos atrás, um repórter da revista visitou o templo à procura de informações para fazer uma história sobre a "arquitetura de Mórmon";


Impressionado com a beleza do Templo e da multifuncionalidade das capelas declarou:


"A filosofia da religião, de longe, é refletida na construção e arquitetura."

Um vídeo do Pres. Monson no Estádio Azteca, onde cantou uma música mexicana:

[1] A fé precede o milagre. Spencer W. Página Kimball. 342

[2] http://www.ldschurchtemples.com/mexicocity/prayer/

[3] http://deseretnews.com/article/1, 5143,705263636,00. html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails