Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

10º Aniversário dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 em Salt Lake City, Utah


A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias publicou em seu site oficial de notícias uma declaração sobre o 10º aniversário dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 realizados em Salt Lake City Utah.
"Como muitos de Utah, lembramos carinhosamente dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. É evidente que os jogos foram um esforço da comunidade facilitada em grande parte, pelos milhares de voluntários que emprestaram seu tempo e talentos para acolher os muitos visitantes e atletas em nosso estado. Foi uma emoção ajudar a apoiar estes esforços e os da comissão organizadora para tornar os jogos um sucesso." (tradução de Murilo Vicente)
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 (oficialmente denominados XIX Jogos Olímpicos de Inverno) foram um evento multiesportivo realizado em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, entre 8 e 24 de fevereiro. Em Salt Lake fica a sede d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 

Durante os jogos a Igreja suspendeu temporariamente o trabalho de proselitismo feito pelos missionários da Igreja e incentivou os membros a participarem dos jogos como voluntários. 

Apesar das controvérsias na escolha da cidade e no início dos trabalhos, os jogos foram anunciados como um sucesso financeiro, sendo um dos poucos na história recente. A rentabilidade foi, em grande parte, creditada aos talentos de Mitt Romney (que concorre às prévias republicanas para as Eleições nos EUA em 2012), que foi trazido para gerenciar os Jogos Olímpicos na sequência de alguns escândalos.

Durante os Jogos, o Coro do Tabernáculo Mórmon realizou nas Cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos, e em quatro concertos com artistas convidados de renome internacional e, a apresentação "Luz do Mundo", uma apresentação multimídia musical da Igreja. Além disso, o Coro realizou concertos gratuitos ao público na sequência das suas tradicionais transmissões semanais de "música e palavra proferida" no Tabernáculo.

Seguindo a tradição dos Jogos Olímpicos, a chama olímpica foi acesa nas ruínas da cidade de Olímpia, em uma cerimônia que utilizou um espelho parabólico para refletir os raios solares e gerar a primeira faísca. De Olímpia, a chama seguiu para Atlanta, sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996 e ponto de partida do revezamento.

Durante 65 dias, mais de 11.000 pessoas participaram do revezamento da tocha, que percorreu 46 dos cinquenta estados americanos. A tocha encerrou sua jornada na Cerimônia de Abertura dos Jogos, quando foi usada pela equipe americana de hóquei no gelo campeã olímpica em Lake Placid 1980 (em um episódio conhecido como Milagre no Gelo) para acender a pira olímpica.

A tocha, desenhada em formato de estalactite, foi confeccionada com vidro (simbolizando o inverno e o gelo), prata (velha, representando o Oeste americano, e polida, representando o coração e a velocidade dos atletas) e cobre (simbolizando o fogo, a paixão e a história de Utah)

Quando a tocha olímpica chegou à Salt Lake, os membros do Quórum dos Doze Apóstolos e da Primeira Presidência da Igreja carregaram a tocha. 

A região metropolitana de Salt Lake City foi a área mais populosa a receber os Jogos Olímpicos de Inverno até então. Durante os dezesseis dias de disputas, 2.399 atletas de 77 países competiram em quinze modalidades de sete esportes.

Os Jogos tiveram como mascotes o coiote Copper, a lebre-americana Powder e o urso Coal, que representaram o lema olímpico "Citius, Altius, Fortis". O logotipo representou um floco de neve com as cores do solo de Utah - branco, azul e laranja. As medalhas, que pela primeira vez na história olímpica trouxeram o nome da prova, foram desenhadas no formato das rochas encontradas nos rios do estado sede e pesaram entre 454 e 567 gramas.

Salt Lake City havia se candidatado outras duas vezes para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. Na última, para os Jogos de 1998, perdeu por uma diferença de quatro votos para Nagano, no Japão. A derrota foi atribuída ao melhor lobby japonês. Para 2002, a candidatura americana decidiu investir estrategicamente. 

Pelas regras do COI, uma cidade candidata precisaria obter maioria absoluta dos votos para ser escolhida sede. A cidade americana conseguiu mais de 60% logo na primeira rodada, recebendo assim o direito de organizar os Jogos de 2002.

Por causa da extensa cobertura da mídia, muitas pessoas ao redor do mundo foram subitamente expostos à fé dos Santos dos Últimos Dias, divulgando a Igreja em todo globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails