Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Retrospectiva Mórmon 2012 - O Ano do Momento Mórmon


Por unanimidade o ano de 2012 foi um ano extraordinário para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em termos de divulgação e de conscientização pública.

Por uma variedade de razões - mais notavelmente a campanha presidencial norte-americana na qual participou um Mórmon, Mitt Romney - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi apresentada este ano em vários especiais de televisão, revistas, artigos de jornais e programas de rádio em todo o mundo. O Google informa que houve mais buscas na Internet pela palavra "Mórmon" durante 2012 do que em qualquer dos últimos oito anos.



Vamos veremos os fatos relacionados À Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a seus membros proeminentes que mais marcaram o ano de 2012, que foi emblemático por ser o Ano do Momento Mórmon.

Templos da Igreja



O Templo de Kansas City Missouri, 137º da Igreja, localizado em uma área onde o Profeta Joseph Smith viveu e onde ocorreu eventos significativos da Restauração, foi dedicado pelo Presidente Thomas S. Monson no dia 6 de maio. 


Mais de 5.600 pessoas se reuniram no dia 12 de maio para ver o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze dedicar "terreno já sagrado para um propósito ainda mais sagrado." O solo sagrado era o local do Tabernáculo de Provo que foi destruído por um incêndio em dezembro de 2010. O "objetivo mais sagrado" será a reconstrução do local tornando-se o Templo do centro da cidade de Provo, o segundo da cidade. Originalmente construído entre 1883 e 1898, o tabernáculo era um local de encontro da comunidade para reuniões e eventos culturais em Provo por muitos anos.


A dedicação do Templo de Manaus, Brasil, na capital do Estado do Amazonas, situado às margens do Rio Negro, foi visto como o ápice da fé dos membros pioneiros deste lugar. Presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência, dedicou o 138º templo da Igreja e o sexto no Brasil, após uma celebração cultural na noite anterior em que 1.200 membros festejaram mostrando a riqueza da Amazônia, a beleza da floresta e os animais de esta região. 


Os membros e convidados se reuniram 18 de agosto para a abertura de terra e dedicação do terreno do 13º Templo no México - o Templo de Tijuana México.


Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, dedicou, após reforma, o Templo de Buenos Aires Argentina no dia 9 de setembro. O templo ficou fechado desde 2009 e foi ampliado com duas novas alas para lidar com um número muito maior de santos dos últimos dias. 


Élder Boyd K. Packer, sua esposa, Donna, e seu filho Élder Allan F. Packer participaram da dedicação do Templo de Brigham City Utah.


Durante a 182ª Conferência Geral Semestral d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dais, em 6 de outubro, o Presidente Monson anunciou a construção dos templos de  Tucson, Arizona, e Arequipa, Peru.


Dia 28 de outrubro, o Templo de Calgary Alberta foi dedicado e tornou-se o 140º templo da Igreja em operação. O novo templo foi aberto ao público no dia 29 de setembro até o dia 20 de outubro. Uma celebração cultural foi realizada dia 27 de outubro. Na oração dedicatória, o Presidente Monson pediu uma bênção para aqueles que obedecem aos mandamentos do Senhor.


Localizado no coração do "Treasure Valley," o Templo de Boise Idaho, que permaneceu fechado por 15 meses para reforma, foi dedicado pelo Presidente Monson no dia 18 de novembro, depois de uma celebração cultural que contou com mais de 9.200 jovens. 

Ajuda humanitária


Os membros da Igreja ajudaram na limpeza e recuperação após o maior surto de tornados já registrado no mês de março que percorreu o Centro-Oeste e os estado do sul dos EUA causando vários danos e mortes. .


Cerca de 450 voluntários participaram de um dia especial de serviço, em comemoração ao 75 anos do programa de Bem-Estar da Igreja, limpando detritos no centro de Phnom Penh, no Camboja, após o festival anual da água, em que centenas de milhares de participantes de todo o país comemoraram o fim da estação das chuvas, em fevereiro.


No dia 28 de abril, mais de 70 mil membros e amigos na Califórnia e no Havaí completaram 536 projetos e 230 mil horas de serviço no Mãos que Ajudam (Mórmon Helping Hands) 2012.


Em maio, durante a seca na África Oriental e em meio a proliferação de doenças nas crianças devido a falta de água potável, um caminhão-pipa transportou água para a aldeia de Sala-Jama, na Etiópia. A água transportada pela Igreja salvou vidas, disse Ahamd Issaq, chefe da aldeia. Água também foi transportada a outras 22 aldeias para ajudar a compensar o desastre da seca devastadora.


Mais de 1.600 voluntários se reuniram no dia 14 de julho para ajudar a limpar os detritos após incêndios nas colinas ao redor de Pocatello, Idaho. O trabalho envolveu membros da comunidade e incluiu a representação de mais de 150 alas em toda a parte sudeste do estado.


Enquanto dezenas de milhares de refugiados sírios fugiram de seu país, devastado pela guerra, e se refugiaram na Jordânia, a Igreja respondeu ajudando uma instituição de caridade jordaniana para assistência adicional - fornecendo mais de US $ 1 milhão em ajuda humanitária e suprimentos, além de transporte e logística.


A partir de 28 de novembro, a Igreja forneceu 11 caminhões de suprimentos (cerca de 400.000 dólares), incluindo alimentos, água, cobertores, kits de higiene, geradores, bombas, lonas, material de limpeza e combustível para os impactados pelo furacão Sandy. A tempestade atingiu as costas de Nova York e Nova Jersey no final de outubro, tornando-se uma das maiores tempestades que já atingiu os Estados Unidos, afetando 24 estados. Membros da Igreja ajudaram a vizinhança vestindo os coletes dos mãos que ajudam.



Programa Mãos que Ajudam é sucesso em todo Brasil com oficinas de armazenamento acontecendo por todas as cidades onde a Igreja se encontra. Foram toneladas e mais toneladas de alimentos doados e vários contatos com a mídias e formadores de opinião

GRANDES EVENTOS



Um programa especial, "Comemoração dos 100 Anos do Seminário", foi transmitido via satélite pela Igreja, Internet e outros sistemas de mídia no dia 22 de janeiro de 2012. A transmissão foi feita do Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah. O orador foi o Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos.



No dia 26 de janeiro, o Presidente Dieter F. Uchtdorf, segundo conselheiro na Primeira Presidência, dedicou o novo Armazém Central do Bispo. Presidente Uchtdorf dedicou o edifício de 570.391 metros quadrados,  que é essencial para ajudar os bispos da Igreja a chegar aos pobres e necessitados.


Futuros missionários comemoram redução de limite de idade para o serviço missionário,  anunciado pelo presidente Thomas S. Monson na última conferência geral. 


Em 3 de março, os líderes da Igreja emitiu diretrizes rígidas para a apresentação de nomes no templo, limitando submissões de nomes no templo somente para os familiares dos membros e não permitindo o trabalho vicário por  celebridades e grupos não autorizados, tais como as vítimas do Holocausto.


O primeiro dos dois volumes que documentam os esforços iniciais da Igreja em manter a sua própria história foi lançado no dia março de 19, como parte do projeto Joseph Smith Papers, publicado pelo Departamento de História da Igreja. 



Comemoração de cem anos de acampamento das moças. Desde 1912, muitos acampamentos das Moças foram organizados e dedicados por todo o mundo.



Comemorando seus 75 anos de existência, o espetáculo da Igreja conhecido como Hill Cumora Pageant, "Testemunha da América para Cristo", atraiu uma multidão de 33 mil pessoas em julho.


Um programa de narração, música e homenagens intitulado "Dias Dourados: uma celebração da vida", comemorou o 85 º aniversário do Presidente Thomas S. Monson no dia 17 de agosto.


O Coro do Tabernáculo Mormon anunciou seu mais recente empreendimento no mundo das mídias sociais. O lançamento do canal do coro no YouTube própria foi proclamado como um "evento histórico" no dia  30 de outubro.


O republicano Mitt Romney, membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ex-bispo, ex-missionário e ex-presidente da estaca, foi derrotado nas eleições de novembro nos EUA pelo presidente Barack Obama. A campanha do irmão Romney despertou a atenção da mídia para a Igreja. Ao longo da campanha, a Igreja manteve a sua neutralidade política.



A Igreja doou inúmeras cadeiras de rodas, com destaque no Brasil onde foram entregues em quase todas as capitais dos estados brasileiros. 

Crescimento da Igreja


Foi criada a primeira estaca em Cabo Verde, um país insular a 350 milhas da costa da África Ocidental, pelo Elder Erich W. Kopischke dos Setenta, Presidente da Área de Europa, em 29 de abril. Cerca de 8.000 membros vivem em seis das nove ilhas habitadas. Cabo Verde é auto-suficiente em missionários.


A Estaca Hyderabad Índia foi organizada pelo Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze, em 27 de maio, se tornado a primeira estaca no país. Mais de 1.500 membros e amigos reuniram-se no Centro de Convenções Novotel em Hyderabad.


O presidente italiano, Giorgio Napolitano, assinou documento no dia 30 de julho, concedendo à Igreja o estatuto oficial como uma religião e "parceira do Estado" na Itália. A legislação concede o mais alto status dado às religiões e garante vários benefícios para a Igreja na Itália. Anteriormente, a Igreja era reconhecida somente como uma instituição de caridade.


O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze, organizou a Estaca São Petersburgo Rússia - a segunda na Rússia.


Santos dos Últimos Dias em Botsuana alegraram-se com a criação da primeira estaca em seu país, a Estaca Gaborone Botswana. Élder Dale G. Renlund dos Setenta, e presidente da Região Sudeste da África, junto com Elder Colin H. Bricknell e Elder Jackson Mkhabela, ambos Setentas de Área, organizaram a estaca no dia 4 de novembro.


Após a criação da participação da 3.000ª  estaca da Igreja e a primeira estaca de Serra Leoa, o Élder Jeffrey R. Holland posa com a presidência da Estaca Freetown Serra Leoa.

Demais Notícias



Adriano Ramos (Paranaguá/PR), Luiz Carlos Forte (Santa Maria/RS) e Rodrigo Enfermeiro (Cachoeiro do Itapemirim/ES), mormons políticos, foram eleitos vereadores em suas cidades. Moroni Torgan perdeu as eleições para prefeito de Fortaleza/CE no primeiro turno. E Romanna Remor ficou em segundo lugar nas eleições para prefeito em Criciúma/SC, entretanto acabou vencendo as eleições devido a impugnação da candidatura do primeiro colocado, mas não assumirá devido o candidato primeiro colocado ter mais de 50% dos votos válidos (acontecerá nova eleição). *A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é neutra politicamente.


O desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons), que serviu como Setenta de Área na Igreja, foi eleito nesta quinta-feira (4) o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região.

Carlos Wizard Martins, professor e empresário de sucesso, fez inúmeras palestras nas capelas da Igreja no Brasil, concedeu inúmeras entrevistas a jornais, rádios e TVs, inclusive falando sobre a Igreja, além de emplacar seu livro "Desperte o Milionário que há em Você" entre os mais vendidos do Ano. Carlos Martins também participou, a convite da Presidente Dilma Rousseff de uma visita à Russia. 


Tod Hodgetts e Jason Smyth, atletas paraolímpicos mórmons  ganham medalhas de ouro em suas respectivas categorias nas Paraolimpíadas de 2012 em Londres. Jason Smyth é considerado o paratleta mais rápido do mundo. 


Robbie Parker, ex morador de Ogden, Utah, missionário retornado da Missão Ribeirão Preto d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pai de Emilie, uma menina de seis anos morta durante o massacre em uma escola primária, na pequena cidade de Newtown, em Connecticut, deu um depoimento emocionado à imprensa.


Mais de duas mil pessoas visitam estande da Igreja na feira ONG Brasil. A Igreja apresentou seus programas "Mãos que Ajudam" e "Ajuda Humanitária". 


Revista Época conta como Paulo Kretly largou a liderança de sua empresa para ser Presidente de Missão na África. Seu exemplo de voluntariado repercute em vários meios de comunicação. 


O Programa Companhia de Viagem faz reportagem sobre Utah falando sobre a Igreja e a BYU. 


A Azul Linhas Aéreas do mórmon David Neeleman funde-se com a companhia TRIP e forma a terceira maior companhia aérea do país. David Neeleman, fundador e presidente do conselho da aérea, é o novo CEO e presidente-executivo da companhia.


Cerca de 17 atletas mórmons participam das olimpíadas em Londres. Bruna Benites é destaque como única brasileira e jogadora da seleção brasileira de futebol. 


Luiz Meneghin, um brasileiro que vive em Utah, participou do programa America's Got Talent e o vídeo de sua apresentação tornou-se uma febre no Youtube, alcançando inúmeros acessos. Apesar do sucesso, Meneghin não conseguiu passar da segunda fase. 

Existem inúmeras notícias importantes de 2012, entretanto não há mais espaço para este post e convido a todos a visitarem os arquivos de nosso blog. Grande Abraço e Feliz 2013!

Um comentário:

  1. Olá Murilo. Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ùltimos Dias há sete anos e vim conhecer seu blog através da irmã Aparecida C. da Cruz, que é seguidora. Sou de Araraquara - SP e pertenço a um ramo de periferia. Amo frequentar as aulas e a sacramental e sempre aprendo muito com meus irmãos. Também fiquei impressionado e feliz com a quantidade de notícias positivas sobre a Igreja. Realmente a verdade cresce e aparece. Um grande abraço e aguardo sua visita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails