Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bombeiros dão curso de primeiros-socorros para mães da Igreja SUD em Piracicaba



Será ministrado nesta sexta-feira (28), a partir das 19h30, o curso de primeiros-socorros e prevenção de acidentes domésticos pelo sargento Carvalho do 16º Grupamento deBombeiros, na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Segunda-feira, a família de Elisângela Nunes Vicente esteve no quartel dos bombeiros para agradecer pelo apoio que salvou a vida de Lucas, que engasgou com o leite materno. Ele completou um mês de vida no dia 21.

A ideia do curso foi de Maria Helidia Pereira, 28, relações públicas da igreja. Mãe de Esther, de 3 meses, tem se preocupado com a falta de informações sobre como proceder no caso de bebês engasgados com leite e com os casos cada vez mais divulgados na mídia sobre esse tipo de acidente. Lidia, como é conhecida, procurou o sargento e a diretoria da igreja, e o curso foi marcado. 'Acredito que como eu, muita gente não sabe a forma correta de agir para salvar o bebê e quanto mais informação melhor', contou.

O sargento Carvalho disse que além de engasgamento, o curso vai ensinar sobre parada cardiorrespiratória e os modos de reanimação cardiopulmonar. 'São noções de primeiros-socorros para evitar que a pessoa vá a óbito em poucos minutos', disse.
Com o auxílio de bonecos que representam o corpo humano, o sargento vai ensinar a fazer uma análise primária da vítima, ou seja, a verificação da respiração e dos batimentos do coração. 'Vamos ensinar a massagem cardíaca, que num adulto deve ser feita com as duas mãos, em uma criança apenas com uma mão e nos bebês, com dois dedos. Há também a respiração boca-a-boca, que no caso de recém-nascidos deve ser boca-nariz', contou.

ALEGRIA

No dia 21, Lucas Nunes Vicente, um mês, engasgou com leite por volta das 7h45. Imediatamente, a mãe Elisângela virou o filho de bruços e pediu ajuda para o marido, Francisco Vicente Júnior. Ele telefonou para os bombeiros e do outro lado da linha, o soldado Rodson fez as primeiras orientações ao pai e ao mesmo tempo acionou uma viatura para fazer o socorro na residência da família, no Jardim Nova Iguaçu.

'Ele mamou às 4h. Ele arrotou e somente depois de 20 minutos o coloquei no berço. Por sorte eu estava ao seu lado quando percebi que o leite voltou. Saiu pelo nariz e ele ficou engasgado. Foi um susto, mas eles chegaram rápido. Por isso fiz questão de vir agradecer aos bombeiros que me ajudaram por telefone e depois nos levaram para o hospital', disse.

O soldado Rodson disse que são feitas cerca de 200 chamados por dia em Piracicaba e casos como esse não são tão frequentes, mas são comuns. O cabo Eloi e mais dois bombeiros avaliaram a situação da criança na residência e a levaram para o pronto-socorro.

Elisângela, ao saber do curso, aprovou a inciativa. Lucas é o terceiro filho do casal que também tem Larissa, 13 e Bianca, 9. 'Na hora lembrei de um cartaz que estava no hospital, que orientava para colocar o bebê de bruços e bater com os dedos nas costas. Depois do acidente, também aprendi que a gente tem de apertar o pé da criança até que ela chore'.

O choro, segundo o soldado Rodson, é sinal que a criança está respirando. Informações e inscrições para o curso podem ser feitas pelo e-mail: lidia_bio@hotmail.com.

Curso de primeiros socorros para mães e gestantes. Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dia 28, às 19h30. Avenida Presidente Kennedy, 285, Nova Piracicaba. Gratuito. Informações e inscrições pelo e-mail: lidia_bio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails