Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Santos dos Últimos Dias em evidência: John Huntsman e Mitt Romney

Por Murilo Vicente
Nas últimas semanas os sites oficiais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foram insistentemente acessados e os jornais mais importantes comentaram sobre a Igreja! Mas, porque?

Quando o presidente Barack Obama mandou Jon Huntsman como embaixador para a China, não imaginava que ele pediria para voltar. Muito menos que retornaria para tentar levar seu emprego. Analistas ressaltam que Huntsman, um republicano mórmon moderado, foi mandado para a China justamente para ficar longe das eleições de 2012. Mas Huntsman voltou e está em evidência!

Outro mórmon que já disputou as primarias republicanas nas últimas eleições para presidência dos EUA foi Mitt Romney. O ex-governador do Massachussetts é pré-candidato ao Governo Estadunidense e também está em evidência no cenário político americano.

A imprensa americana e internacional publicou sobre a possibilidade de os EUA terem um presidente mórmon em 2012, pois, provavelmente as disputas entre os republicanos ficará entre os mórmons Jonh Huntsman e Mitt Romney.

A Igreja SUD já publicou em sua sala de imprensa oficial sua neutralidade política e sua ênfase em apoiar qualquer membro em praticar o civismo e participar das eleiçoes.

Entretanto o debate continua na CNN, Washington Post, New York Times e outros, sobre a possibilidade de 2012 ser o ano mórmon. E estas discussões tem trazido à tona os ensinamentos da igreja e tem ajudado no crescimento do evangelho restaurado, que tem alcançado grandes proporções de crescimento nos últimos anos.

Jonh Huntsman Jr. é um mórmon que se diz moderado. Foi recentemente embaixador americano na China. Sua missão de tempo integral para a Igreja SUD em Taiwan contribuiu para isso, pois fala mandarim chinês fluentemente e a língua nativa de Taiwan Hokkien (Minnan). Huntsman nasceu em Palo Alto, Califórnia, e é filho do multimilionário e filantropo John Huntsman da Huntsman Corporation. Ele frequentou a moderada Universidade de Utah. Recebeu o diploma na Universidade da Pensilvânia, após a transferência para aquela instituição. Em 2004 Huntsman Jr. foi eleito governador de Utah com 57% dos votos, derrotando o candidato democrata Scott Matheson Jr. Ele foi reeleito em novembro de 2008 com, agora ampla vantagem, 77,7% dos votos, derrotando o candidato democrata Bob Springmeyer. Com relação à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Huntsman é mórmon desde que nasceu, de família tradicional SUD, seu avô é David B. Haight (apóstolo da Igreja SUD falecido em julho de 2004). Huntsman tem oito irmãos e mais de 60 sobrinhos, além de sete filhos, sendo dois adotados (um chinês e outra indiana). Fato curioso é que Huntsman é fã do rock progressivo e tecladista. Huntsman é moderado e bastante secularizado. Recentemente declarou em um entrevista à CNN que não é muito religioso. Logo depois de deixar o governo do Estado de Utah para ir para China, Huntsman Jr. foi avaliado em uma pesquisa de opinião e teve 90% de aprovação popular. 

Willard Mitt Romney nasceu em 1947 em Detroit, Michigan, é empresário e republicando conservador. Participou das primárias republicanas concorrendo com Jonh Mcain, ganhando em muitos estados, mas acabou perdendo devido ao estranhamento da população estadunidense quanto à sua religião - mórmon. 
Romney é filho de George W. Romney (ex-governador de Michigan) e Lenore Romney. Ele também serviu como missionário mórmon na França. Mitt frequentou a Universidade de Stanford e a religiosa e conservadora Universidade BYU, que localiza-se em Utah. Romney organizou e dirigiu as Olimpíadas de Inverno de 2002 em Salt Lake City e ajudou a transformar os problemáticos jogos após atentado de 11 de Setembro em um sucesso financeiro. Romney foi eleito governador de Massachussetts em 2002, mas não tentou a reeleição em 2006. Romney atrai devotos e membros da Igreja SUD de todo mundo. Romney é lider na igreja, já foi Presidente de Estaca e é bastante ativo na Igreja. Romney é um homem que tomou um caminho mais tradicional que Huntsman, tem cinco filhos. Mitt Romney continua insistindo na tolerância e na inclusão, tentando desfazer o preconceito contra os mórmons nos EUA e principalmente entre os republicanos do leste. A figura de Romney para os mórmons, parece-se com a do ex-presidente John F. Kennedy para os católicos de sua época. Ele é amplamente visto como um dos favoritos para nomeação republicana na eleição presidencial de 2012.

Na realidade existem diferenças e muitas semelhanças entre os propensos candidatos mórmons à presidência norte americana. Na realidade, o que é mais relevante é a atenção que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem da mídia e da população. É momento de se declarar a doutrina e a fé mórmon e de se ampliar a divulgação do Evangelho de Jesus Cristo. Que possamos aproveitar este bom momento. Entre Romney, Huntsman, Huckabee, Mcain, e outros, que vença o melhor e o mais competitivo contra Obama. De preferência um Santo dos Últimos Dias.

Videos sobre o assunto: 

Video Courtesy of KSL.com



4 comentários:

  1. Caramba, que coisa fascinante! Enfim, um Santo na presidência! As eleições prometem!

    ResponderExcluir
  2. Não é o melhor momento para que um SUD seja presidente dos EUA. Em razão da beligerância dos EUA, os membros sofrerão represálias pelo mundo. Mas se for assim, que seja.

    ResponderExcluir
  3. Olá Murilo!!
    Desculpe mas não peguei do seu blog esta matéria.Eu recebi via e-mail ok?!!
    Obrigada por visitar meu blog e parabéns pelo seu tb.muito interessante!

    até mais.

    ResponderExcluir
  4. Sem problemas irmã... hehehehe!!! Eu sei! Seu blog é muito bom e obrigado por postar um artigo meu!!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails