Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ex Vice-presidente José Alencar Gomes da Silva morre em São Paulo e nos deixa um legado de perseverança e luta pela vida

Quem é Ele
José Alencar Gomes da Silva nasceu em Muriaé no dia 17 de outubro de 1931 e morreu em São Paulo dia 29 de março de 2011. Ele foi um empresário e político brasileiro.
Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Negócios
José Alencar era filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, e começou a trabalhar com sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Tinha 14 irmãos e irmãs. Quando fez quinze anos, em 1946, foi trabalhar como balconista numa loja de tecidos. Em maio de 1948, mudou-se para Caratinga. Notabilizou-se como grande vendedor. Ainda durante sua infância, entrou para o movimento escotista.

José Alencar chora ao lembra da mãe em discurso
Aos dezoito anos, iniciou seu próprio negócio. Manteve sua loja até 1953, quando decidiu vendê-la e mudar de ramo. Iniciou seu segundo negócio na área de cereais por atacado, ainda em Caratinga. Logo em seguida participou - em sociedade com José Carlos de Oliveira, Wantuil Teixeira de Paula e seu irmão Antônio Gomes da Silva Filho - de uma fábrica de macarrão. No final de 1959 seu irmão Geraldo faleceu. Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas. Em 1975, inaugurava a mais moderna fábrica de fiação e tecidos que o país já conheceu.

A Coteminas cresceu e hoje são onze unidades que fabricam e distribuem os produtos: fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno, para os Estados Unidos, Europa e Mercosul.

Política
Na vida política, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, presidente daFIEMG (SESI, SENAI, IEL, CASFAM) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Em 1998, disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se com quase três milhões de votos. 

Foi, ao início, um vice-presidente polêmico, ao assumir o cargo em 2003, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão distinto de seus conhecimentos empresariais, mas a pedidos do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Nesta ocasião, renunciou para cumprir as determinações legais com o intuito de poder participar das eleições de 2006. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Em 25 de janeiro de 2011, recebeu a medalha 25 de janeiro da prefeitura de São Paulo

Problemas de Saúde
José Alencar possuía um delicado histórico médico. A partir do ano 2000, enfrentou um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de 15 cirurgias - uma delas com duração superior a 20 horas. Em sua longa batalha contra o câncer, submeteu-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos, com resultado inconclusivo.

No dia 22 de dezembro de 2010, foi submetido a uma cirurgia para tentar conter uma hemorragia no abdômen. No dia seguinte Lula e a então presidente eleita Dilma Rousseff visitaram-no no hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

Voltou a ser internado em março de 2011, vindo a morrer no dia 29 devido a uma parada cardíaca na sequência de uma falência múltipla dos órgãos.

Visita do Presidente Thomas S. Monson
No final da tarde, do dia 2 de junho de 2008, o vice-presidente José Alencar, que na ocasião estava como presidente da República em exercício devido a uma viagem internacional do presidente Lula, recebeu o Pres. Thomas S. Monson, acompanhado do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, os Élderes Charles Didier e Ulisses Soares, da Presidência da Área Brasil, Élder Ronaldo da Costa, Setenta de Área, além do irmão Moroni Torgan (ex-Deputado Federal), amigo de Alencar.

Na ocasião, Pres. Monson falou a respeito dos membros da Igreja e de sua vocação em ajudar aos mais carentes, especialmente em casos de calamidade. Ele citou que quando acontecem enchentes ou terremotos em algum lugar do mundo, a Igreja é uma das primeiras a chegar com ajuda. "Nosso povo faz isso com amor e boa vontade. Queremos ajudar ao próximo", disse o Pres. Monson. Alencar informou que já tinha conhecimento da Igreja e que agora os laços entre o Governo Federal e a Igreja tornam-se mais fortes.

Logo no início da audiência, o Pres. Monson presenteou o presidente com uma estátua que simboliza os laços da família, um quadro com "A Família - Proclamação ao Mundo" e um CD do Coro do Tabernáculo. "A família é a base de tudo. Poderíamos ter uma sociedade menos violenta e com valores mais elevados se todos os pais cuidassem bem de seus filhos", afirmou Alencar. "Eu concordo. Na Igreja damos muita atenção à família e esta proclamação resume o que pensamos sobre a importância dos laços familiares e do casamento", acrescentou Pres. Monson.

Alencar falou do momento positivo que vive o Brasil citando: "Em nossa bandeira lemos: Ordem e Progresso. Precisamos ensinar nosso povo as virtudes da riqueza e do lucro dentro da lei. Não podemos gerar bem-estar à população na pobreza. Ser pobre não é uma virtude. Podemos ser virtuosos com a prosperidade.", defendeu enfaticamente o presidente em exercício. Pres. Monson apresentou o Élder Nelson como um cirurgião cardíaco renomado. Alencar falou com ele sobre suas 2 cirurgias no coração feitas nos Estados Unidos, citando o nome do médico, o qual Élder Nelson conhecia.

O Presidente Monson presenteou José Alencar com a revista Templos - sobre os templos mormons - e destacou o Templo de Curitiba, recentemente dedicado. José Alencar ficou por um bom tempo olhando a revista, maravilhado. 

Na saída, o vice-presidente José Alencar, que tem passado por desafios de saúde, solicitou ao presidente Monson que fizesse uma oração (ver foto do cerimonial do Palácio do Planalto). Esse foi um momento especial para os presentes - ouvir o Pres. Monson orar pelos que dirigem o Brasil e pelo povo brasileiro, pedindo ao Senhor que protegesse o país e fizesse o povo prosperar em retidão. O Presidente Monson orou também por Alencar pedindo para que ele pudesse continuar a servir o povo brasileiro. Após a longa e tocante oração, havia um sentimento de gratidão entre os presentes. Elder Nelson disse: "Não havia um olho seco na sala". 

Após a visita Presidente Monson disse de José Alencar: "Ele foi muito gentil e generoso, dedicando seu tempo. Foi uma visita agradável". A visita durou cerca de 40 minutos. 

Presidente Thomas S. Monson estava no país para a dedicação do Templo de Curitiba Brasil no domingo dia 1º de junho, e após a visita ao Vice-presidente José Alencar, na segunda-feira, se dirigiriam naquela noite para uma reunião familiar com mais de 7.000 membros da Igreja em Brasília. A reunião familiar foi no Marina Hall em Brasília. Um coral de 400 vozes elevaram o espírito da reunião, que foi condecorada pelo discurso do Profeta, do Elder Nelson e Wendy Nelson e com uma saudação ao profeta com todos balançando seus lenços brancos. Foi um momento único na vida dos santos que estiveram presentes. 

Frases de José Alencar
“Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra”

“Não posso pensar de forma alguma que possa acontecer alguma coisa comigo sem que Deus queira. Se Deus quiser inclusive que eu morra é porque vai ser bom pra mim. Porque Deus não faz nada ruim contra ninguém. Eu não tenho medo disso”

“Eu não estou habituado as coisas fáceis, não. Sempre me deparei na vida com problemas difíceis e nunca deixei de enfrentá-los”

"Eu não tenho medo da morte. Entreguei a Deus", diz. E ensina a quem passar pelo mesmo fio da navalha: "Sem desespero. Tem de encarar de frente e nunca desmobilizar"

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Alencar
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/03/corpo-de-jose-alencar-sera-velado-em-brasilia.html
http://bdlsupport.blogspot.com/2008/06/braslia-vice-presidente-jos-alencar.html
http://www.ldschurchnews.com/articles/52065/Courtesy-call-on-Brazils-vice-president.html
http://www.deseretnews.com/article/700231307/LDS-leader-meets-with-Brazils-vp.html
http://www.portalsud.com.br/newssmith/050608.php
http://www.mormontimes.com/article/12120/Pres-Monson-prays-with-Brazils-vice-president
http://www.alaum.net/ALAUM/alaums2008/alaumAgosto2008.pdf
http://www.saladeimprensa-sud.org.br/shownews.asp?v_news=53

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails