Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O que está por trás do símbolo da Colméia (Beehive em inglês) ou Deseret.

Elas estão em toda parte, sobre os sinais da rodovia estadual, no edifício do Capitólio, na bandeira do estado, em todos lugares.

Dezenas de empresas de Salt Lake começam seu nome com "colméia" ou Beehive (em inglês) Beehive Bail Bonds, Beehive Tea Room, Beehive Auto, Beehive Elementary School, Beehive Credit Union, Beehive Title Insurance, Beehive Glass. As companhias de seguros, vendedores de motocicletas, lojas de roupas, todos usam a logo de uma colméia, que na verdade é uma cúpula de palha enrolada, parecida com um cesto, que não tem sido utilizada como casa de abelhas há mais de 100 anos.

Há uma colméia na frente da Brigham Young Academy, a Sociedade Beehive é a sociedade mais antiga da Universidade de Utah.

Mas nenhum visitante pergunta: Onde estão as abelhas?

Mas estou surpreendido com o porquê do Estado de Utah ser chamado de "O Estado Beehive." Não tem nada a ver com os insetos, ou com a produção de mel, mas tem tudo a ver com o antigo simbolismo da Colméia.


"A colméia tem sido usada como um símbolo desde milhares de anos", segundo o historiador Mark Staker, um especialista em antropologia Mórmon. ‘A Bíblia refere-se à Terra Prometida como “a terra que emana leite e mel" ‘.

Claro que não haviam abelhas no antigo Oriente Médio.

"Os monges europeus que transcreveram a Bíblia antes da invenção de Gutenberg sabiam que o mel da Terra prometida nada tinha a ver com abelhas no oriente médio. Entretanto, eles incorporaram a vida das abelhas e sua cooperação nos trabalhos em simbolismo cristão primitivo", explica Staker.

Os maçons também usam o símbolo da colméia de abelhas e também como símbolo de trabalho cooperativo, sendo suas imagens encontradas na arte e literatura americana. "Muitos dos fundadores americanos eram maçons, e América se tornou a" terra prometida da oportunidade", diz Staker.

O livro de Éter, no Livro de Mórmon conta a história dos jareditas, uma tribo que viveu na época da Torre de Babel, no Velho Testamento. De acordo com o Livro de Mórmon, os Jareditas fizeram uma viagem miraculosa de 344 dias em todo o oceano em direção à América do Norte. Eles trouxeram consigo o Deseret "que significa" abelha ", na língua do Livro de Mórmon.

O Estado Beehive

Quando Brigham Young e os santos dos últimos dias chegaram no Vale de Salt Lake em julho de 1847, escolheram o nome "Deseret" para sua nova casa, e a colméia como seu emblema, simbolizando o tipo de trabalho cooperativo que seriam necessários para fazer o deserto florescer. Imagens de abelhas e colméias tradicionais foram utilizadas em grande parte das construções SUD e do interior e exterior do Templo de Salt Lake e, notoriamente, na própria casa de Brigham Young – A BY Beehive House, que foi coroada com uma colméia de abelha esculpida. Maçanetas, janelas em todos os locais encontram-se o emblema de uma colméia.

Em 11 de outubro de 1881 um artigo no jornal Deseret News explicou o simbolismo:" A colméia e as abelhas formam o nosso brasão de armas comuns. ... É uma representação significativa da indústria, a harmonia, a ordem e a frugalidade do povo, e os resultados doces de sua labuta, a união e a cooperação inteligente."

A colméia ainda serve como o logotipo de algumas organizações ligadas à Igreja, mas ela já simbolizou todo o estado de Utah, sendo o mesmo já chamado de Estado Deseret, na época que quase se tornou independente dos EUA.

Quando o território tornou-se o estado de Utah em 1896, manteve o símbolo de colméia em seu selo estadual e em sua bandeira. O estado aprovou a colméia como símbolo oficial em 1959, designou a abelha como o inseto do estado. Utah é conhecido como "O Estado Beehive", e as empresas continuam a nomear-se de Colméias, muitas delas sem nunca terem visto uma colméia original de abelha, ou onde as abelhas moram. Mas mesmo sem eles saberem, a colméia se tornou um ícone que liga os dias de hoje dos mórmons e não-mormons, com seu passado pioneiro.

Quando as moças da igreja atingem de 12 a 13 anos, elas entram para a organização das moças e são chamadas de Abelhinas, entretanto nos países de língua inglesa as “abelhinas” são chamadas de beehive. O nome behive foi usado primeiramente usado na organização das moças em 1913, quando o programa Beehive Girls foi organizado. Em 1920, a Associação de Melhoramentos Mútuos para moças funcionava na Casa da Colméia, uma das antigas residências de Brigham Young, em um dormitório para meninas. Em 1943, a colméia foi adotada como o símbolo da classe das moças mais jovens da igreja. Em 1950, a classe foi oficialmente chamada de Beehives ou em português “abelhinas”.
Fonte: http://www.saltlakemagazine.com/blog/2010/07/behind-the-beehive/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails