Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Lendas, Folclore, e Mitos Mórmons - Não Divulguem Histórias Sem Fontes Confiáveis


Eventualmente, no meio dos Santos dos Últimos Dias, aparecem mensagens de e-mails, cartas e outros com histórias fantásticas tentando promover a fé e que são difíceis ou impossíveis de se verificar a fonte. Este artigo inclui exemplos dessas "lendas urbanas", ou algumas histórias fantasiosas pertencentes do folclore mórmon, que se espalham facilmente por sua natureza sensacionalista e especulativa. 

Muitas dessas histórias são contadas de boca em boca, transformando-se numa grande brincadeira de "telefone sem-fio", deturpando sua originalidade. Outras são perpetuadas através de cópias de cópias, distribuídas entre missionários, entre os membros e grupos da internet.  Muitas são falsas, outras tem alguma verdade, outras podem até ser verdadeiras. 

Entretanto, a maioria são inventadas, outras são experiências de irmãos da Igreja que contaram "certa vez", outras são verdades que se deturparam com a divulgação.

Presidente Harold B. Lee disse: "Como eu digo, nunca cessa de me espantar quão ingênuos são alguns de nossos membros da Igreja" (Admonitions for the Priesthood of God", Ensign, Jan 1973). E assim, muitos espalham essas histórias sem nem perceber que elas nunca aconteceram.

Existem, além das lendas urbanas, mórmons famosos que nunca foram mórmons, histórias com os três nefitas, conversões mirabolantes e etc. Sempre que escutarem uma história de "não sem quem", acontecida em "não sei quando", podem desconfiar e não passem adiante. 

Inclusive a Igreja já enviou cartas às lideranças locais alertando sobre declarações duvidosas que nunca foram ditas pelas autoridades gerais da Igreja. Enfim, existem uma série de anomalias circulando por aí, e isso é um prato cheio para aqueles que fazem oposição à Igreja ou  para apologetas mal intencionados. 

A menos que estas histórias estejam bem documentadas e forem provenientes de uma fonte confiável, sempre estejam inclinados a duvidar delas - especialmente as que dizem "Por favor, encaminhe esse e-mail para todos que você conhece!"


Precisamos ter cuidado também com o problema de citações e interpretações errôneas disfarçadas como pronunciamentos oficiais feitos por líderes de Igreja.

O Pres. Marcus H. Martins da Missão São Paulo Norte disse: 

"Muito freqüentemente ouvimos citações que começam assim: “Um líder da Igreja disse ...” Ao ouvir pessoas falando assim, ou fazendo perguntas baseadas em declarações supostamente feitas por um líder da Igreja, pergunte:“Quem disse isso? Quem era este líder da Igreja? O que exatamente o líder da Igreja disse? Você pode me dar uma citação exata? Aonde ele disse isto, e em que contexto?” Muito freqüentemente vemos pessoas dizerem coisas usando este “apelo à autoridade“, ou a “Abordagem do Líder da Igreja“, sem saber exatamente que o que foi dito. Às vezes essas pessoas respondem dizendo algo mais ou menos assim: “Meu primo tem um amigo cujo irmão foi a um churrasco na ala dele, e parece que tinha uma Autoridade Geral presente que disse tal-e-tal coisa.” Ao ouvir coisas assim, eu respondo: “Devagar com o andor!”  (Todos Somos Realmente Iguais Perante Deus , discurso proferido na BYU em 2001)

Declarações desse tipo não apenas não se enquadram no padrão do que consideramos doutrina oficial de Igreja, como em realidade constituem boatos da pior espécie! E qualquer um que toma decisões importantes baseadas em informação desse tipo está correndo o risco de cometer erros que levarão a desapontamentos, frustração, e perda de força espiritual. Freqüentemente achamos este tipo de informação vagando pela Internet: relatos de supostos milagres--a maioria dos quais não são verdadeiros, e sim citações errôneas ou mesmo invenções ridículas. E certas pessoas são ingênuas, e ficam passando essas mensagens adiante. Ao invés de fazer isso, tente dizer: “Deixe-me ver, deixe-me verificar esta citação.” Nem tudo que soa grandioso, doce, ou poético, é necessariamente verdadeiro, muito menos doutrina. Precisamos ter cuidado com isso.

Vejam algumas das lendas urbanas ou declarações falsas divulgadas, que já foram desmentidas:
  • “os jovens de hoje foram generais na guerra do céu (. . .) e quando você morrer [alguém vai] lhe perguntar: ‘Na época de que profeta você viveu?’ E quando você disser ‘Gordon B. Hinckley’ o silêncio cairá, (. . .) e todos os que lá estiverem se curvarão em sua presença." Muitos dizem que foi uma citação do Pres. Monson, outros do Elder Packer, mas é uma mentira e não pode continuar sendo divulgada.
  • Uma declaração de um Padre Católico Lutus Gratius escrita em 1739 em seu livro Esperança de Sião, que foi supostamente descoberto na biblioteca de Basel na Suíça, sobre a apostasia e a futura restauração do evangelho, fazendo uma alusão à Igreja SUD. Outra lenda mórmon. 
  • Uma suposta carta de Paull Allen, co-fundador da Microsoft, publicada em um jornal de Santa Clarita, Califórnia, elogiando os mórmons. Parece que o Paull Allen da nota, nada tem haver com o Paull Allen da Microsoft. 
  • Um e-mail, que circulou exaustivamente na Europa e em Utah, afirmando que a Igreja Católica estava apoiando a construção do Templo de Roma Itália, por causa dos esforços mórmons em torno da campanha da Proposição 8 na Califórnia. Esta é outra mentira.
  • Um milagre de melhora do tempo durante a instalação da Estátua do Anjo Morôni no Templo de Nauvoo depois de uma oração feita por um dos construtores é outra anomalia divulgada na internet. 
  • A conversão de uma família iraquiana após pegar um Livro de Mórmon no bolso de um soldado americano morto. A história é bem absurda e está também no hall das lendas SUD. 
  • Um soldado é salvo depois de levar um tiro e estar com suas escrituras no bolso da camisa e a bala não conseguir perfurá-las. Outra lenda.
  • Missionários milagrosamente poupados no ataque ao World Trade Center, depois de marcarem uma conferência de zona no WTC no dia do ataque e seus relógios não despertarem, os ônibus atrasarem e etc... Foi perguntado ao Pres. da Missão e ele afirmou que nunca houve reuniões de missionários no WTC.
  • Famosa Pintura do Salvador mostra verdadeira aparência Dele. A história diz que o Irmão Parson, que foi contratado pela Igreja para fazer uma pintura do Salvador, apresentou vários rascunhos do retrato para as Autoridades Gerais que devolveu com sugestões sobre como fazê-lo com mais precisão. Finalmente, o quadro foi aceito como a melhor aproximação possível com a aparência real do Salvador. Outras histórias mais dramáticas dizem que uma menina reconheceu que a figura era de um homem que a tinha salvado de um acidente ou que a tinha consolado em momentos de tristeza. O irmão Parson realmente pintou o quadro junto ao Departamento de Currículos da Igreja, mas ele não foi orientado para fazer um quadro mais preciso de Jesus Cristo. 
  • O Ator Steve Martins é mórmon, é outro boato. O ator hollywoodiano nunca foi mórmon.
  • História dos Passarinhos na Gaiola. Seu autor original em Washington disse que não publicou sua história e que a mesma foi amplamente modificada. Existem elementos na história que também são inadequados e que não ressoam com a doutrina da igreja.
  • Uma nova fotografia de Joseph Smith foi encontrada e autenticada pela Igreja é outro boato. Realmente foi encontrada uma nova fotografia que supõe-se que seja de Joseph, entretanto não há como fazer esta comprovação. A Igreja emitiu uma declaração sobre o assunto.
  • Outra história é a da não permissão aos missionários da Igreja para nadar, porque Satanás controla a água. É verdade que os missionários devem evitar entrar na água para nadar, mas não é porque Satanás tem poder sobre ela (baseado em D&C 61). Lembramos que esta é somente uma precaução contra acidentes e afogamentos, entretanto lembramos que os primeiros missionários tiveram que atravessar o mar e rios de barcos, além de todos os missionários terem que tomar banho e entrar na  pia batismal para batizar pessoas. 
  • História da aquisição do terreno do templo de Houston, que faz uma narrativa sobre um presidente de estaca que procura, a mando do Pres. Hinckley, um grande proprietário de terras para comprar o terreno do Templo. No final fala-se de uma jovem SUD, enaltecendo seus padrões e etc. É outra lenda urbana, que deve se evitar divulgar.  
  • Não morreram mórmons no acidente do Titanic devido um aviso de um presidente de missão é outra lenda. Embora seja verdade que alguns membros (missionários) foram abençoados de não embarcarem no navio, a irmã Irene Colvin Corbett não teve a mesma sorte e morreu durante o trágico acidente. 
  • A história de que Alice Cooper (um roqueiro e metaleiro) é SUD também é falsa. Na realidade seu pai, Ether Moroni Furnier, já foi de uma dissidência da Igreja (Bickteronita) e seu avô era até apóstolo dela, mas Alice Cooper não permaneceu nesta dissidência. 
  • A história de que Snoop Dogg é mórmon, é outra mentira. Existe uma foto em que ele está lendo o Livro de Mórmon sendo divulgada na internet, mas é uma montagem divulgada como piada na internet. Inclusive tem uma página falsa da CNN divulgando a notícia, mas é somente uma grande mentira. 
  • Outra lenda e folclore é que Caim é o Pé-Grande. Sem comentários. 
  • Uma lenda que já ouvi por várias vezes é a das Sisteres que estavam ensinando um assassino que logo foi preso pela polícia e disse que não atacou as missionárias, por ver os "três nefitas" com espadas na mão a protegê-las. 
  • Outro mito é o de Brigham Young ter sido inspirado em deixar espaço para os elevadores no projeto original do Templo de Salt Lake. 
  • Existem outras histórias, outras lendas, outros mitos que podemos evitar divulgá-los, somente prestando atenção em suas fontes e observando cuidadosamente seu conteúdo. 
Leiam esta citação, que está no Manual "Ensino no Seminário - Textos Preparatórios, pag. 71":
"Outras áreas preocupantes são aqueles assuntos que se afastam do cerne e da alma do evangelho e fazem com que o professor deixe de lado as coisas mais importantes e se desvie do rumo certo. Às vezes há a tentação de entreter ou divertir. Geralmente se tratam de coisas interessantes de se saber. Certifiquem-se de confirmar e comprovar tudo que ensinarem em fontes confiáveis. Jamais forneçam informações aos alunos com base em boatos ou rumores. As coisas que são ensinadas somente por serem interessantes, de modo geral, são uma perda de tempo."


Fonte: www.holyfetch.com
fairmormon.org/Mormon_urban_legends_or_folklore
www.shields-research.org/Hoaxes

48 comentários:

  1. Cara não sei não. sobre as aguas ai enquanto servia missão meu presidente dizia exatamente isso .., elder Balard em uma conferencia citou isso tb... seja o que for... precisa ter um fundamento sólidos e embasados... boa parte do que vc escreveu.. ou eu vi em filmes ou li pela internet... Sobre as pessoas que vivem nesses ultimos tempo a maioria das linderanças realça isso... vcs foram escolidos para os tempos mais dificieis... ai as pessoas tb tem sua conataçoes....

    ResponderExcluir
  2. 1ª Outra lenda é que Albert Einstein era amigo pessoal de James E. Talmage e o considerava o homem mais inteligente do Mundo. FALSA! Um dos filhos de James E. Talmage afirma que os dois nunca se encontraram na vida.

    2º Como vc pode afirmar que Caim não é o pé grande? Baseado em que? Onde está escrito isso?

    ResponderExcluir
  3. Sobre a questão das águas. Realmente tem uma escritura que fala sobre isso. Está em D&C 61. 13 E agora eis que, para vosso abem, vos dei um bmandamento concernente a estas coisas; e eu, o Senhor, arrazoarei convosco como com os homens na antigüidade.
    14 Eis que eu, o Senhor, no princípio abençoei as águas; nos últimos dias, porém, pela boca de meu servo João, bamaldiçoei as águas.
    15 Portanto dias virão em que carne alguma estará segura sobre as águas.
    16 E dias virão em que se dirá que ninguém poderá subir à terra de Sião sobre as águas, a não ser o que for reto de coração.
    17 E como eu, o Senhor, no princípio aamaldiçoei a terra, assim nos últimos dias abençoei-a, em seu tempo, para uso de meus santos, a fim de que partilhem de sua gordura.
    18 E agora vos dou um mandamento—e o que digo a um digo a todos—de que antecipadamente aviseis vossos irmãos a respeito destas águas, a fim de que, ao viajarem sobre elas, não falhe a sua fé e sejam apanhados em armadilhas;
    19 Eu, o Senhor, decretei e o destruidor move-se sobre sua superfície; e não revogo o decreto.
    20 Eu, o Senhor, estava irado convosco ontem, mas hoje minha ira desviou-se.
    21 Portanto, que aqueles de quem falei viajem apressadamente; novamente vos digo: Que viajem apressadamente.
    22 E depois de pouco tempo não me importa como viajem, se por água, se por terra, desde que cumpram sua missão; que se faça de acordo com o que lhes for revelado, segundo seu parecer daqui em diante.

    Mas sobre o "porquê" dos missionários não poderem entrar na água é simplesmente por segurança e para evitar problemas. Pense se fosse liberado, os missionários irem para a praia se banhar, poder ir na piscina da casa dos membros e etc... É até engraçado pensar nisso. E por que esta norma é somente para os missionários? Prestem bem atenção à escritura: "E dias virão em que se dirá que ninguém poderá subir à terra de Sião sobre as águas, a não ser o que for reto de coração."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu presidente de missão, que serviu em muitos chamados locais, que foi conselheiro de CTM, Presidente de Missão, membro do Quórum dos Setenta, membro de uma presidência de área, Presidente de Área, Conselheiro de Templo e Presidente de Templo também nos falou que um dos motivos de não podermos entrar na água era justamente o motivo relatado em D&C. Certamente o meu presidente de missão não é perfeito e pode errar, mas eu acredito que ele não daria informação tão absurda dessas. Além do mais, claro que também a segurança dos missionários está preservada.

      Excluir
    2. OLha que eu tbm aprendi esse negócio de Satanás ter poder sobre as águas hein?? Mas temos que lembrar que o inimigo pode machucar nosso calcanhar mas o Senhor nos deu poder pra esmagar-lhe a cabeça!!! acho que Preservar a Segurança faz mesmo mais sentido... to gostando desse assunto lenda mormon!!!

      Excluir
  4. Realmente a estória sobre Albert Einstein também é somente uma lenda. E sobre Cain não ser o pé-grande, parece até meio ridículo, mas quando suscitou esta idéia houveram muitas especulações, pessoas fantasiadas andando pelas florestas e etc. Certamente não é algo que devemos compartilhar, pois não há doutrina oficial da Igreja sobre isso.A própria história do Pé-grande é um folclore nos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A historia do pé grande pode ser muito destorcida, mas lembre-se que no milagre do perdão spencer kimball relata a experiencia que teve ao sair para cavalgar á noite, e encpntrou um ser que andava do seu lado e estava á sua altura (...)

      Excluir
  5. Infelizmente uma líder da SOc.SOc de minha antiga ala tinha utilizado em uma aula várias vezes a história de que Brigham Young, realmente tinha sido inspirado a deixar um espaço na construção do templo onde futuramente estaria os elevadores, mesmo sem saber o motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk mas Gente será que essa historia não é verdade mesmo??? tem um manual antigo d Igreja que era usado na escola Dominical, Meu Reino Avançará e outro Presidentes da Igreja um bem grossão, ambos eram usados na escola dominical, minha mãe dizia qdo eu era pequena que esse negocio do elevador estava nesse livro... será??? alguem tem esses livros? sei lá hein!!! mas adoro esse papo de Lenda Mormon é tão interessante kkkkk

      Excluir
  6. Tema é interessante, experiência sagrada mesmo agente não comenta a torta e a direita nem saí colocando na net.
    As citaçõ:es do disse me disse é o que mais existe na igreja. Na missao isso e uma praga. O CRIVO É SIMPLES: Quem falou, quando e aonde? muito bom, muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, parabéns pela reportagem, ainda há muita apostasia que precisa parar de ser difundida entre os membros e até mesmo em muitas classes da igreja.

    ResponderExcluir
  8. Essa história do pé grande não surgiu a partir de um parágrafo do "Milagre do Perdão"? Se não me engano tem alguma coisa escrita lá.

    ResponderExcluir
  9. Outra lenda é a frase... "O Senhor disse que não seria fácil, mas que valeria a pena". Onde diz isso? Hahaha... ninguém sabe e ouvimos tanto esta citação!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a frase é: Ninguém disse que seria fácil e sim que valeria a pena, é mais um dito popular.

      Excluir
  10. No livro Milagre do Perdão fala de uma experiência de David W Patten, onde ele viu um ser que supõe-se ser Caim, mas não fala nada a respeito de "pé-grande". O próprio tal do pé-grande é um folclore americano como o saci pererê e a curupira no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Por isso nossos líderes nos admonestam a estudar os conteúdos dos manuais e a filtrar cuidadosamente as coisas que serão ditas, citando sempre as fontes. Gente vamos a ensinar a verdade contida nas escrituras. Cuidado com a apostasia!

    ResponderExcluir
  12. A questão do Pé grande não é doutrina da Igreja. Contudo o que se diz, justamente baseado no Milagre do Perdão e outras experiências pessoais de membros da igreja, levam a crer que o avistamento de um suposto hominídio de estatura considerável e coberto por um pelugem escura, leva a crer na possibilidade de ser o mesmo ser descrito no Milagre do perdão. Só isso. Por isso perguntei, onde vc leu um artigo da igreja afirmando que o suposto Pé Grande não é Caim? Não existe, ou seja, não posso afirmar que é ou que não é. Já os outros tópicos existem fontes confiáveis para rejeitarmos as lendas.

    ResponderExcluir
  13. Na missão li que os pergaminhos do mar morto continham histórias sobre a mãe celestial.(Quando eu li, ri)
    Também tem a história do suquinho para o companheiro na missão( Todo mundo fala que foi na minha missão)
    Mas, acho que a mais clássica é a reunião no templo de madrugada, que o profeta liga para o pres do templo informar que Jesus Cristo está lá
    ( Élder Costa no mission tour na missão londrina Fev.2009 disse, sobre essas coisas: Quem sabe não fala e quem não sabe, fala)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe mãe celestial sim. (Por que ñ dizer: MÃES.) Você precisa rir menos e estudar mais o evangelho. Quanto à história do suquinho aconteceu sim e aqui no Brasil. (Mas o local ñ vem ao caso)

      Excluir
    2. Eu sei sobre mãe celestial. O motivo dos risos foi que isso não consta de forma alguma nos pergaminhos do mar morto. É típica invenção de quem quer 'provar' que a Igreja é verdadeira. É lenda que isso esteja nos pergaminhos.

      Bem, sobre a história do suquinho pode até ser que seja verdade. Mas, todo mundo fala que foi na sua missão em tal época e dá detalhes diferentes. Já ouvi umas 4 vezes. Bom, se isso aconteceu em 4 missões diferentes então estou errado em supor que é mentira.
      Mais prudente, acho, é que as pessoas aprendam que devem parar de falar sobre histórias sensacionalistas na Igreja, mesmo em conversas informais.

      Excluir
    3. QUE HISTÓRIA É ESSA DO SUQUINHO, HEIN? ALGUÉM ME CONTA?

      Excluir
    4. tbm quero saber essa do suquinho, já ouvi falar disso ,mas nunca me contaram a historia!! conta ai... Murilo adorei as explicaçoes muito bom, gosto de contar lendas entre amigos só por serem engraçadas e nos fazer parar pra pensar, mas sempre as uso como historinhas para serem contadas nas noites de acampamentos, é muito legal!! Só queria que vc esclarecesse melhor sobre o Templo em Roma, tee um reportagem sobre isso no Canal da BYU durante o intervalos das conferencia de Outde 2012, acho que a verdade foi distorcida por ai, mas pela reportagem existe um trabalho feito com relação as réplicas das estatuas dos 12 apóstulo pertencente a igreja Católica que a Igreja Sud está autorizada á copiar para a Praça no Templo em Roma, é um trabalho muito bonito que está sendo feito, dá uma explicadinha sobre isso acho que o pessoal vai gostar de saber. Parbéns Pelo Trabalho abraços.

      Excluir
  14. As Vezes me surpreendo, É aceitavel ver não membros falar coisas que não Entendem, mais os santos tem escrituras , manuais ,Seminario, instituto...
    Tanto para nosso Progresso. e Ainda assim ouvir meias verdades na Igreja!

    ResponderExcluir
  15. É "aceitavel" ouvir não membros falar o que não conhecem,
    Mais Os Santos não Podem de forma alguma ensinar meias Verdades, temos as escrituras, Manuais, Seminário, instituto... tanto para nosso Conhecimento!
    Vamos Buscar Sabedoria.

    ResponderExcluir
  16. Agora fiquei curiosa com a história do suquinho, :(

    ResponderExcluir
  17. Agora fiquei curiosa com a história do suquinho, :(

    ResponderExcluir
  18. Este blog é ótimo sempre estou indicando para meus amigos, parabéns

    ResponderExcluir
  19. UMA VISÃO NEUTRA... MAS BEM NEUTRA MESMO!

    Comentando o texto de uma forma geral, acredito piamente que a grande maioria das informações que chegam até nós sem citação de fontes, pode ser boato ou informação verídica distorcida. Porém NÃO PODEMOS GENERALIZAR, pois em menor ou maior grau, todos nós baseamos nossas palavras no que ouvimos e nem sempre se pode lembrar de referências no ato de sua citação. Eu pelo menos não saiu de casa com um roteiro das coisas que eu vou dizer no meu dia, palavra por palavra.

    Algumas de nossas palavras podem ser comprovadas, mesmo que no ato de sua pronúncia não seja possível lembrar quem, quando ou onde originalmente foi dita ou aconteceu, porém basta que posteriormente você ou a pessoa que lhe ouviu, busque as referências em sites oficiais e NÃO DE TERCEIROS, que também correm o risco de errar e, por conta de sua percepção, passar a própria visão do fato ou relato. MAS COMO COMPROVAR SE ALGO NÃO É VERÍDICO? Acho que esta é a questão! Acredito que se vincularmos o título de "lenda" a toda e qualquer experiência fantástica que nos é relatada, corremos o risco de ter o mesmo pensamento que os líderes religiosos da época de Joseph Smith tiveram quando, DE FORMA FANTÁSTICA, um menino relatou o que DE FATO havia tido uma visão de Deus e de seu Filho, Jesus Cristo. Isso não foi fantástico demais para muitas pessoas que o ouviram naquela época?

    Como provar que uma informação é verídica? Acho muito fácil!!! Faça a seguinte pergunta a si mesmo, como por exemplo: "Este relato está em concordância com os princípios e ordenanças do evangelho? Não apenas aos primeiros, mas a todos?"

    Vivemos numa época em que é muito fácil pesquisar de forma abrangente qualquer tema. "Encontrei estas informações na internet como um todo, no site da igreja ou em sites específicos que com responsabilidade tratam de assuntos do gênero?" E por último, se tudo falhar, "ainda podemos e devemos orar e perguntar aos Senhor, que detém todas as informações e que pode nos ajudar se for algo conveniente."

    ResponderExcluir
  20. Também nao vamos deixar de contar histórias inspiradoras pensando que tudo é mentira, tudo deve ser analisado e as coisas boas devem ser retidas.

    ResponderExcluir
  21. A história do pé-grande não é só folclore nos EUA não. Há pessoas lá que realmente acreditam que ele existe e que até dizem ter visto o pé-grande. Há até um grupo que investiga aparições dessa criatura. Esse grupo tem um programa de TV exibido nos EUA pelo Animal Channel, "Finding Bigfoot".

    ResponderExcluir
  22. Muito bom artigo!!! Também quero saber qual é essa história do suquinho!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Parabéns!!! Muito bom artigo!!! Mas agora eu também quero saber essa história do suquinho!!! hahaha!!! Conseguiram deixar todo mundo curioso! rs

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Este artigo é um tnto polemico em algumas questões. Exemplo foi a experiencia da compra do terrena, no qual eu ouvi uma autoridade geral falar aqui em londrina. Tem coisas que realmente não deve ser levado em considerações, porém outras devem ser levadas em considerações! "HÁ MUITO MAIS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE SUPÕE NOSSA VÃ FILOSOFIA." WILLIAM SHAKESPEARE ...

    ResponderExcluir
  26. Gosto muito dos artigos aqui e não estou aqui para dizer que o assassino viu os 3 Nefitas ou que o pé grande é o Caim... mas por favor: dizer que tudo é mentira sem dizer quem provou que é ficou meio fraquinho. Qualquer um pode vir aqui e desmintir qualquer coisa do mesmo jeito que qualquer um pode dizer que tem confirmação sem mostrar. Faz de novo e diz de onde você tirou que isso ou aquilo é falso que fica melhor. Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Mas pode? Escrevi e o site apagou tudo que eu escrevi. Bom foi isso: é tão fácil inventar história como desmentir. O artigo não tem prove nenhuma que qualquer coisa passada de geração a geração é mentira. Por favor indicar as fontes para as alegações que as coisas por mais absurdas que pareçam seja mentira. De outra forma o artigo passa a ser mais uma lenda urbana criada neste caso pelo site. Eu sou fã número um deste blog mas não vi nada sólido em desmentir coisas como se fosse opinião de quem escreveu o artigo. Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Ainda estou curioso sobre a história dos suquinhos?
    Quanto a questão de Caim, Pé Grande e outras lendas e flocoures seja daqui ou aculá, devemos lembrar que satanás pode aparecer de varias formas que a ele convier para enganar e tirar a fé de muitos.
    Como nos sugere a citação do Elder Martins, precisamos ter base para certas citações, porem já aconteceram certas experiencias comigo mesmo que talvez para muitos pareçam impossíveis, mas aconteceram e são extremamente reais e ajudaram no desenvolvimento de minha fé e testemunho, ou seja nem tudo que acontece é licito compartilhar, algumas experiencias servem apenas para o desenvolvimento de sua fé e testemunho.
    Mas parabenizo o Irmão Murilo pelo blog.

    Sds.

    Jamerson Santos

    ResponderExcluir
  29. Adorei Essa conversa!!!

    Conheço mais um montão de lendas Mormons que não foram mencionadas aki, todas essas eu conhecia algumas só ouvia por cima mas essa do suquinho, quero saber melhor!!!

    Acho engraçado usar essas historinhas para dar risadas em encontro informais com amigos, mas desde que sejam historinhas leves, e quem for o público tbm, jamais devemos usar como doutrina o que não temos referencia,

    temos pessoas dentro da igreja que querem ter um testemunho da verdade se já temos o nosso não podemos atrapalhar outras pessoas de terem tbm os seus, precisamos cuidar tbm do que pode nos afastar do Espirito do Senhor,

    Tenhamos Dignidade Serena em nosso Agir e apreveitemos essa Vida para sermos Felizes!!! Amei os Comentários todos bem oportunos!!

    abraços

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, já ouvi todas essas histórias da carochinha e concordo com o Murilo que a gente não deve ficar multiplicando por aí, mais essa do suquinho ... nos meus 50 anos de igreja nunca vi ninguém contar! Essa eu quero saber pra quando alguém vier me contar eu possa ter conhecimento de causa e brecar seu progresso assim como as outras.
    Parabéns Murilo pelo seu Blog, tenho recomendado para todos meus amigos que desejam saber das últimas notícias sobre a igreja ... Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  31. Alguém conta a do suquinho, prometemos que não vamos acreditar e nem espalhar como se fosse verdade, pfvr...

    ResponderExcluir
  32. minha opinião:
    eu só acho q nesse ponto das águas amaldiçoadas seja por causa das enchentes, etc.... agora alguém me conta a história do suquinho por favor to super curiosa

    ResponderExcluir
  33. Bem até agora ninguém a história do suquinho, mas vou contar outra que ouvi como verídica desde entrei na Igreja, a do pastor que colou a perna quebrada do Elder, o Elder admirado foi mostrar o milagre ao seu Presidente de Missão e este deu-lhe uma benção novamente e a perna voltou a ficar quebrada. Isso ouvia já em 1987 na minha missão, outro dia uma testemunha ocular disse que conheceu o tal Elder, na missão dele de 2007, ha,ha,ha,ha aconteceu tudo novamente? ha,ha,haha.

    ResponderExcluir
  34. Bom ninguém contou a história do suquinho. Mas deixa eu contar uma que é um mito, hehehehe ouvi essa já minha missão em 1987, do missionário quebrou a perna e um pastor fez uma oração e colou a perna do Elder, este admirado com o milagre foi ao seu Presidente Missão que deu uma benção no Elder e a perna dele voltou a ficar quebrada, bem recentemente um pretenso testemunha ocular, disse que isso aconteceu na missão dele agora a poucos anos a trás e que ele conhecia o Elder da perna quebrada. hahahaha!! Viram, como são as coisas tudo isso para afirmar uma aula ou ensinamento, realmente devemos ter cuidado para só divulgarmos verdades com fonte origem escrita e publicada e reconhecida pela Igreja, existem muitas publicações não autorizadas por membros da Igreja que ajudam a divulgar tais mitos, Utah tá cheio destes livrinhos no Brasil já tem vários.

    ResponderExcluir
  35. Eu já ouvi a história do Templo de Houston - Texas duas vezes, a primeira foi contado pelo meu Presidente de Missão Getúlio Silva, coordenador do SEI em Curitiba, a Segunda pelo Elder Araújo em um Serão aqui em SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já ouvi de bocas importantes, mas essa história, apesar de ser linda, não passa de talvez um lampejo da verdade que foi melhorado com o tempo ao passar de boca em boca, xerox em xerox... Não existe, nesse caso, nem sequer uma versão original. Então, acaba sendo mais uma lenda, pois o próprio pres. Hinckley nunca a ratificou como sua. Abraço e obrigado

      Excluir
  36. Com relação a história do espaço reservado para os elevadores no projeto do Templo de Salt Lake acredito que seja verdadeira. Tenho uma prima que fez missão Temple Square fazem um tour (com membros) por algumas áreas do Templo entre várias coisas explicam sobre a história de sua construção e elas ensinam que Brigham Young foi inspirado a deixar esses espaços reservados sem, na época, saber o motivo. Uma companheira minha de missão que participou de um desses tours também confirmou.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails