Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quinze etnias já confirmaram presença no Encontro com Líderes Religiosos - Igreja SUD participa


O "Encontro com Líderes Religiosos", que será realizado na Câmara de Vereadores de Piracicaba no próximo sábado (26), deverá contar com a participação de pelo menos 15 representantes de diferentes crenças. Com início às 9 horas, a reunião no Salão Nobre "Prof. Helly de Campos Melges" será aberta ao público. A participação da Câmara no evento foi concretizada por meio de requerimento do presidente João Manoel do Santos (PTB). A Casa de Leis é uma das realizadoras do encontro, juntamente com a Prefeitura de Piracicaba e o Movimento de Defesa da Liberdade Religiosa de Piracicaba e Região.
O evento terá palestra do advogado Hédio Silva Júnior, especialista em crimes raciais e autor da primeira tese de doutorado em Direito sobre a liberdade de crença no Brasil. O ex-secretário da Justiça do Estado de São Paulo falará sobre respeito inter-religioso, aproveitando sua larga experiência na área de direitos humanos e de defesa das minorias.
Em seguida, será formada uma mesa de debates, que terá como mediadora Ester Neves, da Koinonia (entidade ecumênica de serviço, composta por pessoas de diferentes tradições religiosas), e a participação de representantes das seguintes etnias que já confirmaram presença: Iyá Emília de Oiyá, do Candomblé; pastor Waldiberto Moreira dos Santos, da Igreja de Cristo; Jayme Rosenthal, da Comunidade Judaica de Piracicaba; professor Michel Cervelló, do Movimento Esotérico Brasileiro; reverendo Antonio Olimpio de Sant´Ana, da Igreja Metodista Presbiteriana; Anselmo Figueiredo, representante do agnosticismo; reverendo Wanderley Maciel Kirilov, da Igreja Presbiteriana Independente de Piracicaba; Calmi Carere, das religiões indígenas; Vanderlei Baccan, da Umbanda; Fernando da Silva Mendes, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; professor Carlos Mariano, do Espiritismo; reverendo Cristiano, da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo; Joana D´Arc Filetto, da Brahma Kumaris; Wanda, da cultura cigana; e preletor Edmundo Mattos Rocha, do Seicho-No-Ie. A Igreja Batista e a Igreja do Evangelho Quadrangular também devem enviar representantes. A Igreja Católica Apostólica Romana ainda não se manifestou sobre o convite.
O público poderá participar dos debates com perguntas escritas, "desde que pertinentes ao tema", explica o babalorixá Eduardo Gomes de Oxumaré, um dos coordenadores do Movimento de Defesa da Liberdade Religiosa de Piracicaba e Região. Isso porque o "Encontro com Líderes Religiosos" não pretende questionar uma ou outra crença, mas encontrar formas de promover a paz entre elas. "A intenção não é discutir dogma, nem ética, mas debater o respeito inter-religioso", frisa Gomes, ligado ao Candomblé. Por essa mesma razão, não haverá abertura para que sejam feitas orações ou apresentações das etnias representadas no encontro.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails