Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

COMO FUNCIONA? Armazem do Bispo e Centro de Distribuição de Roupas Usadas (Deseret)

O Armazém do Bispo e o Centro de Distribuição de Roupas Usadas foram estabelecidos para ajudar os Bispos a cuidarem dos pobres e necessitados da Igreja

O Presidente Marion G. Romney disse: “O bem-estar não é um programa da Igreja; é a essência da Igreja” (citado por Vaughn J. Fetherstone, ‘Agora Abita Fé, Esperança e Caridade’ Ensign, jul. 1973, p. 35, tradução independente).

Logo após A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ter sido organizada, um mandamento foi dado para cuidar dos pobres:

“E agora dou à igreja, nesta região, o mandamento de designar certos homens; e serão designados pela voz da igreja; E eles cuidarão dos pobres e necessitados e ministrar-lhes-ão auxilio para que não sofram; e deverão enviá-los para onde ordenei que fossem” (Doutrina e Convênios 38:34-35).

Outras escrituras pertinentes: "E também, se houver propriedades nas mãos da igreja ou de qualquer de seus membros após esta primeira consagração, mais do que o necessário para seu sustento, o que for um resíduo a ser consagrado ao bispo será conservado para que, de tempos em tempos, seja dado aos que não têm, a fim de que todo homem necessitado possa ser amplamente suprido e receba de acordo com suas necessidades. Portanto o restante será guardado em meu armazém para dar aos pobres e necessitados, segundo designação do sumo conselho da igreja e do bispo e seu conselho" (Doutrina e Convênios 42:33-34)


"E também, que o bispo designe um armazém para esta igreja; e que todas as coisas, tanto em dinheiro como em mantimentos, que ultrapassem as necessidades deste povo, conservem-se nas mãos do bispo." (Doutrina e Convênios 51:13)


Desde aquela época, a Igreja e seus membros tem feito o seu melhor para seguir o exemplo do Salvador de caridade, ajudando aqueles que precisam.

Na eventualidade de um membro da Igreja estar passando por dificuldades e os seus meios de subsistência se tiverem esgotado, deve dirigir-se ao seu Bispo. Este conhece a sua unidade bem e provavelmente já conhece as circunstâncias da família em questão. Este fato coloca-o numa posição de poder avaliar as necessidades e recursos disponíveis e ajudar a referida família.

Em áreas do mundo onde membros estão concentrados em número significativos, a Igreja opera aquilo a que chama"Armazém do Bispo" - que é semelhante a um supermercado, mas sem qualquer caixa de pagamento. Este tipo de armazéns foi começado pouco tempo depois da Igreja ter sido restaurada, em 1830. Nesses locais, os membros necessitados podem, com a autorização do respectivo bispo, receber temporariamente os bens de que necessita, sem qualquer custo.

Em outras áreas do mundo, o Bispo tem à sua disposição outros meios para prover ajuda. Por exemplo, para comprar alimentos num supermercado. O Bispo é instruído para não distribuir dinheiro. Por regra, todos os que estão a ser ajudados , desenvolvem trabalho adequado às suas circunstâncias e capacidades.

Esta vertente do programa de bem-estar, tal como todas as outras, é suportada pelas ajudas voluntárias dos membros da Igreja, que jejuam um dia por mês e contribuem com o valor das refeições correspondentes, para doar aos pobres e necessitados.

Atualmente, na América do Norte, existem 80 fazendas da Igreja que produzem alimentos nutritivos para os necessitados. Oito fábricas cuidam de embalar esse alimento básico. Mais de 150 armazéns do bispo estão prontos a ajudar mais de 10.000 bispos e presidentes de ramo a cumprir seu dever sagrado de estender a mão e auxiliar os pobres e necessitados de suas alas e ramos. Cinqüenta fábricas das Indústrias Deseret oferecem trabalho e treinamento a milhares de pessoas. 

“A força da Igreja e do real armazém do Senhor está no lar e no coração das pessoas”, disse o Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos. (“Welfare Principles to Guide Our Lives: An Eternal Plan for the Welfare of Men’s Souls,” Ensign, maio de 1986, p. 28.)

No Brasil existem alguns "Armazéns do Bispo" que funcionam com o trabalho de missionários de Bem Estar voluntários.

Armazém do Bispo São Paulo
Rua Dr. Silvino Canuto Abreu, 97
Campo Belo
04624-050 – São Paulo – SP
Terça a Sábado 9h às 13h
Telefone: (11) 5531-2532


Armazém do Bispo Curitiba
Rua Zonardy Ribas, 521
Boqueirão
81750-380 – Curitiba – PR
Terça, Quarta e Quinta-feira 14h às 17h45
Telefone: (41) 3344-5397


Armazém do Bispo Recife
Rua das Ninfas, 30
Boa Vista
50070-050 – Recife – PE
Segunda e Quinta-feira 09h às 12h, 13h às 16h
Telefone: (81) 2129-4322

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails