Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE O APOCALIPSE - Saiba Mais Sobre o Escritor SUD Lucas Guerreiro e Seu Livro


O livro do Apocalipse é um livro selado para a maioria dos leitores da Bíblia. Reputado como misterioso e indecifrável, esse livro incrível fala do plano de Salvação e convida todos à achegarem-se à Cristo. 

Com isso em mente, Lucas Moura Lopes Guerreiro, fez um um estudo aprofundado sobre as considerações, teofanias e revelações do apóstolo amado, enquanto isolado na ilha de Patmos. E neste estudo, que durou quase um ano, finalmente tornou-se no Livro "CONSIDERAÇÕES SOBRE O APOCALIPSE".

Que é Lucas Guerreiro?

É um santo dos últimos dias de São Paulo. O mais velho de seis filhos. Seus pais são missionários retornados e, segundo ele, isso é motivo de grande orgulho para sua família, tendo ele nascido no convênio. Ele serviu como missionário por dois anos em Curitiba. Seus dois presidentes de missão foram:  Presidente Webster e Presidente Araújo. Ele disse: "Amo o evangelho, tenho um testemunho de Cristo como Redentor e Salvador do mundo." Ele serve como professor da Escola Dominical na classe de Adultos. É estudante de direito na Universidade São Judas Tadeu e trabalha numa empresa de Softwares. Lucas já serviu como instrutor do CMT - Centro de Treinamento Missionários de São Paulo. 

Lucas Guerreiro relatou em seu blog: 
Há muitas razões porque desejei publicar um livro, em vez de divulgar meus estudos por este blog, por exemplo. Uma delas é que há pouco material SUD impresso sobre Apocalipse disponível no Brasil. Nos Estados Unidos, todos sabem, a literatura da Igreja é bem ampla. Mas aqui temos poucos livros e estudos. O material do SEI e da Igreja - seus manuais e guias - e as preciosas obras-padrão e A Liahonas, são recursos maravilhosos. Entretanto, ainda assim, acredito que "não há limites para fazer livros" (Eclesiastes 12:12). Há temas, por exemplo, que a literatura disponível no Brasil não trata - ou que é muito "pobre" em conteúdo.
Estou feliz com essa obra. Aprendi muito ao estudar Apocalipse. Acho que o resultado foi bom. E acho também que poderá ajudar outros.
Leia abaixo a Entrevista com o escritor Lucas Guerreiro:
Porque decidiu escrever um livro – especificamente um livro sobre Apocalipse?


Tenho mantido um diário de estudo das escrituras desde antes da missão. O habito de escrever pensamentos e considerações me ajudaram a desenvolver a vontade de ser escritor. Há cerca de um ano atrás decidi estudar diligentemente o livro de Apocalipse, com a intenção de publicar um livro no ano de 2011, com o resultado deste estudo. Eu quis escrever sobre Apocalipse, porque muitas pessoas, inclusive alguns membros da Igreja, consideram o último livro do Novo Testamento como um livro misterioso e indecifrável. Entretanto, Joseph Smith disse que Apocalipse é um dos livros mais claros já escritos! Claro, ele era Joseph... E nós somos nós! Mas aprendi que se eu pudesse obter uma porção do Espírito Santo poderia entender a mensagem de João e compreender o livro de apocalipse tão bem quanto se possa compreender um livro de escrituras. E poderia também ajudar outros a verem que Apocalipse não é um livro selado – e sim um livro maravilhoso, verdadeiro e especial.

O que você tem a dizer sobre o Apocalipse da Bíblia, depois de publicar seu livro?

É um livro fantástico! O objetivo de João, o autor de Apocalipse, é convidar as pessoas para mais perto de Cristo. Essa perspectiva ajuda muito a compreensão do livro. Apocalipse é um livro simbólico. Acho que todos sabem isso. Por isso não é um livro que você lê corriqueiramente. É um livro que precisa de atenção e diligência. Na realidade, não dá para entender Apocalipse sem o Espírito de Deus. E para se ter a companhia do Espírito Santo é necessário oração, jejum, retidão e cumprimento dos mandamentos.

Porque você escreveu um livro sobre o evangelho, se a Igreja já oferece tantos manuais, guias e recursos para o estudo do evangelho?

No Brasil há poucos escritores SUD que escrevem sobre o evangelho. Na verdade conheço apenas um, de Curitiba. Nos Estados Unidos - todos sabem - há uma vasta literatura mórmon em inglês. Muitos dos livros não são traduzidos para o português. Os manuais da Igreja são excelentes. Eu li e reli todos. Os do SEI, os da Escola dominical e os recursos de Internet são todos muito bons – mas ainda assim acredito que “não há limites para livros” (Eclesiastes 12:12). Além disso, há certos tópicos e pontos doutrinários que, apesar de todos os recursos que possuímos, carecem de uma explicação mais detalhada e especifica.

Você pode nos dar um pequeno exemplo?

Por exemplo, você vai achar nos manuais da Igreja comentários sobre as sete cartas de João (Apocalipse 2-3), mas não uma explicação mais aprofundada do significado das promessas de exaltação feitas pelo Senhor Jesus Cristo aos santos, no final de cada carta. Explico em meu livro, por exemplo, o que significa o maná escondido, o que significa reger as nações com vara de ferro, etc.

Então seu livro fala das famigeradas doutrinas profundas?

Não gosto desta expressão “doutrina profunda”. Não é adequada por muitas razões. No livro inclusive sugiro que há diferenças entre os mistérios de Deus e as doutrinas profundas. Os mistérios de Deus só são conhecidos por revelação. A doutrina profunda é encontrada por especulação. Não é fácil conhecer os mistérios de Deus – há necessidade de limpeza de mãos e pureza de coração (tanto as obras da fé quanto as intenções do coração devem ser justas).
É razoavelmente fácil desvendar-se as doutrinas profundas – basta curiosidade, imaginação e extremo anseio por uma passagem obscura. Os mistérios de Deus edificam (D&C 6:11), as doutrinas profundas causam contendas e divergências de opiniões (Helamã 11:22-23). Os mistérios de Deus emanam, como o próprio nome sugere - de Deus. Mas as doutrinas profundas são quase sempre meias-verdades – escrituras puras corrompidas com filosofias de homens.

Quais são algumas vantagens de seu livro? Quero dizer, como ele pode contribuir para o estudo pessoal do livro de Apocalipse?

Fiz um comentário de cada versículo de Apocalipse. No livro há tabelas que facilitam a compreensão dos símbolos do evangelho. Há perguntas de aplicação no final do livro, para que Apocalipse se torne parte da vida dos leitores.

Para que publico seu livro é direcionado?

Essa é uma pergunta boa. Embora talvez a resposta não seja tão plausível. Escrevi meu livro para membros da Igreja que gostam de estudar o evangelho. Todos, evidentemente podem lê-lo, mas não me preocupei em explicar termos e expressões que os santos dos últimos dias usam – tais como “testemunho”, “selamento” e “converso”.

Onde as pessoas podem comprar seu livro?

Por enquanto apenas pela internet ou falando diretamente comigo. O link é: www.agbook.com.br


Se quiser saber mais sobre Lucas Guerreiro acesse: lucasmormon.blogspot.com

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails