Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

David Whitmer - Uma das Três Testemunhas do Livro de Mórmon

David Whitmer
David Whitmer nasceu em 07 de Janeiro de 1805 na Pensilvânia. Enquanto ele ainda era apenas um bebê, o pai de David mudou-se com sua família para o oeste de Nova York, onde ficaram até 1831. Eles eram seis filhos, cinco meninos e uma menina (que mais tarde veio a se casar com Oliver Cowdery). 

David Whitmer deixou o seguinte depoimento sobre como conheceu Joseph Smith e o Livro de Mórmon:
“Eu ouvi pela primeira vez o que é agora denominado como Mormonismo, no ano de 1828. Eu fiz uma viagem de negócios a Palmyra, Nova York, e enquanto estava lá me encontrei com um Oliver Cowdery. Um grande número de pessoas na vizinhança estava falando sobre algumas placas de ouro encontradas por Joseph Smith Júnior, um jovem da vizinhança. Cowdery e eu, assim como muitos outros, conversamos a respeito do assunto, mas na época eu nem dei muita atenção ao que estava sendo falado, supondo que era apenas fofoca inventada na vizinhança. O Sr. Cowdery disse que ele havia se familiarizado com a família Smith, e que ele acreditava que deveria haver algo de verdadeiro na história das placas de ouro, e que ele tinha a intenção de pesquisar sobre o assunto. Eu fui para casa e após vários meses, Cowdery me disse que ele estava indo para Harmony, Pensilvânia, onde Joseph Smith havia ido com as placas, por causa da perseguição de seus vizinhos, e iria procurar a verdade sobre o assunto. Ele foi, e no seu caminho rumo a Harmony ele parou na casa do meu pai e me disse que assim que descobrisse, quer seja verdade ou inverdade, ele iria me contar. Depois que chegou, ele se familiarizou com Joseph Smith, e logo após me escreveu, dizendo que estava convencido que Joseph tinha os registro, e que ele (Joseph) tinha falado para Cowdery que era a vontade do Senhor que ele (Cowdery) deveria ser o seu escrivão e assim ajudá-lo na tradução das placas. Ele assim o fez e enquanto Joseph traduzia as placas, Cowdery as escrevia. Pouco depois, o Sr. Cowdery me escreveu outra carta, no qual ele escreveu algumas linhas do que ele havia traduzido, e ele me assegurou com certeza que Joseph possuía os registros de um povo que habitou este continente, e que as placas que estavam traduzindo dava um relato completo da vida desse povo” (“Millennial Star”, vol. 43, p. 421).
David Whitmer e sua família foram de grande ajuda para Joseph Smith durante a tradução do Livro de Mórmon. Eles também conheciam Oliver Cowdery que trabalhou como escriba para Joseph Smith. Em uma carta de 1829, Oliver Cowdery perguntou se ele e Joseph poderiam terminar o trabalho de tradução em segurança na casa de David. Foi registrado por Lucy Mack Smith (mãe de Joseph) que David vivia na casa de seus pais. O registro feito por ela diz que David mostrou a carta para “seus pai, mãe, irmãos e irmãs, e o conselho que recebeu foi eu ele deveria escolher o melhor caminho a seguir”. O pai de David foi bem direto: “Porque, David, você sabe que precisa semear trigo o suficiente para se colher nos próximos dias e depois você tem uma boa quantidade de cal para espalhar”. Então eles decidiram que David não deveria ir ter com Joseph e Oliver, a menos que “ele recebesse um testemunho de Deus que isso era realmente necessário”. David concordou, mas secretamente pediu ao Senhor que se ele tivesse que ir que ele fosse capaz de “fazer seu trabalho na fazenda mais rápido que o mesmo trabalho que ele sempre havia feito lá”. Para a surpresa de todos, o trabalho de dois dias era feito em um, e o pai impressionado aconselhou David a terminar de fertilizar a terra e então partir para “trazer o homem com o seu escriba”; O pai de David estava convencido que “devia haver algum poder superior naquilo.” (Por Lucy Mack Smith, História de Joseph Smith, Revisada e Melhorada, ed. Scot Facer Proctor e Maurine Jensen Proctor).

Joseph Smith e Oliver Cowdery ficaram na casa dos Whitmer até que a tradução do Livro de Mórmon estivesse completa. Em 1829, Joseph Smith batizou David Whitmer e se tornou um membro da Igreja, e pouco tempo depois, David Whitmer foi uma das testemunhas das Placas de Ouro do qual o Livro de Mórmon foi traduzido. David foi ordenado um élder em 06 de abril de 1830 e fui um dos seis primeiros membros da igreja. David Whitmer eventualmente veio a ser excomungado da igreja em 1838 por se afiliar com pessoas que estavam perseguindo a Igreja. Embora ele tenha permanecido fora da Igreja o resto de sua vida, ele nunca negou o testemunho do Livro de Mórmon. Ele até mesmo defendeu publicamente seu testemunho, em Richmond, Missouri, em 25 de março de 1881:
“A todas as nações, tribos, línguas e povos, o qual a presente possa chegar:.... Eu desejo agora, permanecendo como era, até mesmo no pôr-do-sol da vida, e no temor de Deus, de uma vez por todas, para fazer essa declaração pública: Que eu nunca, em tempo algum, neguei que o testemunho do Livro de Mórmon ou qualquer outra parte dele, o qual tem sido publicado a algum tempo, como uma das Três Testemunhas. Aqueles que me conhecem melhor sabem que eu sempre aderi àquele testemunho. E para que nenhum homem seja enganado ou duvide de minha visão atual com relação ao mesmo, eu mais uma vez afirmo a verdade de toda minha declaração assim como foi feita e publicada. ‘Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça;’ Não foi nenhuma ilusão; o que está escrito está escrito, e que qualquer que o ler que o entenda. “E se qualquer homem duvidar, não deveria ele ler e entender o mesmo cuidadosamente e honestamente antes de presunçosamente sentar em julgamento e condenar a luz, a qual brilha na escuridão, e mostra o caminho para a vida eterna apontada pela mão infalível de Deus?” No Espírito de Cristo, o qual diz: “Segui-me, porque eu sou a vida, a luz e o caminho,” eu submeto essa declaração ao mundo; Deus, em quem eu acredito ser o meu juiz sobre a sinceridade dos meus motivos e a fé e a esperança que há em mim sobre a vida eterna. Meu desejo sincero é que o mundo seja beneficiado por essa declaração de verdade simples e plena. E toda a honra seja para o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o qual são um Deus. Amém!”
(Assinado) DAVID WHITMER SENIOR.

Após a morte de Joseph Smith, David Whitmer permaneceu afastado da Igreja de Jesus Cristo e em torno deste tempo, Oliver Cowdery, também testemunha do Livro de Mórmon,  que havia voltado para a Igreja, começou a se corresponder com Whitmer. Depois de viajar de Ohio para Kanesville (Council Bluffs), Cowdery compareceu em uma reunião no Tabernáculo de Kanesville, chamado para apoiar Brigham Young como o novo Presidente da Igreja. Cowdery prestou seu testemunho com convicção da veracidade de tudo o que tinha acontecido espiritualmente com Joseph Smith e o Livro de Mórmon. Em 12 de novembro de 1848, Cowdery foi rebatizado nA Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por Orson Hyde do Quórum dos Doze em Indian Creek em Kanesville, Iowa. Cowdery, em seguida, viajou para se encontrar com Whitmer, em Richmond, para persuadir David Whitmer para ir ao oeste com ele e se juntar aos santos em Utah . Ao ficar com Whitmer em Richmond, no entanto, Cowdery sucumbiu a uma tuberculose e morreu na casa de David.

Whitmer continuou a viver em Richmond e em 1867 foi eleito prefeito (1867-1868). David Whitmer pediu que registrasse seu testemunho do Livro de Mórmon em sua lápide, o qual foi atendido. David morreu em 1888.

Leiam agora o DEPOIMENTO DE TRÊS TESTEMUNHAS

Saibam todas as nações, tribos, línguas e povos a quem esta obra chegar, que nós, pela graça de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo, vimos as placas que contêm este registro, que é um registro do povo de Néfi e também dos lamanitas, seus irmãos, e também do povo de Jarede, que veio da torre da qual se tem falado. E sabemos também que foram traduzidas pelo dom e poder de Deus, porque assim nos foi declarado por sua voz; sabemos, portanto, com certeza, que a obra é verdadeira. E também testificamos que vimos as gravações feitas nas placas; e que elas nos foram mostradas pelo poder de Deus e não do homem. E declaramos solenemente que um anjo de Deus desceu dos céus, trouxe-as e colocou-as diante de nossos olhos, de maneira que vimos as placas e as gravações nelas feitas e sabemos que é pela graça de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo que vimos e testificamos que estas coisas são verdadeiras. E isto é maravilhoso aos nossos olhos. E a voz do Senhor ordenou-nos que prestássemos testemunho disto; portanto, para obedecer aos mandamentos de Deus, prestamos testemunho destas coisas. E sabemos que, se formos fiéis a Cristo, livraremos nossas vestes do sangue de todos os homens e seremos declarados sem mancha diante do tribunal de Cristo e habitaremos eternamente com ele nos céus. E honra seja ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, que são um Deus. Amém.

Oliver Cowdery
David Whitmer
Martin Harris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails