Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reed Smoot - Apóstolo e Senador dos EUA

Reed Owen Smoot (10 de janeiro de 1862 - 09 fevereiro de 1941) foi um nativo de Utah,  primeiro senador eleito para o Senado dos Estados Unidos por Utah em 1903, e serviu como senador até 1933. Smoot era um líder de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD), e serviu como um apóstolo do Quorum dos Doze Apóstolos.

Início da vida, família e atividade religiosa

Nascido em Salt Lake City , Utah, Smoot foi filho do pioneiro mórmon e ex-prefeito de Salt Lake City , Abraham O. Smoot e Kristina Anne Morrison Smoot. Reed Smoot freqüentou escolas públicas e a Universidade de Utah , e graduou-se na Brigham Young Academy (agora Brigham Young University), em Provo, Utah em 1879. Após a formatura, ele serviu como missionário na Inglaterra. Casou-se com Alpha M. Eldredge de Salt Lake City em 17 de setembro de 1884. Eles foram pais de sete filhos.

Em 08 de abril de 1900, Smoot foi ordenado apóstolo da Igreja SUD e se tornou um membro do Quorum dos Doze Apóstolos .

Senado dos Estados Unidos

Depois de se tornar um apóstolo em 1900, Smoot recebeu a aprovação do presidente da igreja Joseph F. Smith para concorrer a um cargo de senador em 1902. Ele foi eleito no mesmo ano para o Senado dos Estados Unidos pelo partido republicano, representando o estado de Utah. 

Controvérsia sobre filiação religiosa

Sua eleição provocou uma batalha amarga de quatro anos no Senado sobre se Smoot era elegível ou se deveria ser autorizado a servir no Senado, devido à sua posição como um apóstolo Mórmon. Muitos estavam convencidos de que sua associação com a igreja o impedira de servir no Senado dos Estados Unidos. Apenas alguns anos antes, outro proeminente líder santo dos últimos dias, B.H. Roberts, tinha sido eleito para a Câmara dos Deputados, mas foi-lhe negada a posse devido acusações de poligamia.

Smoot não praticava o casamento plural, e a Igreja SUD tinha oficialmente renunciado à prática no Manifesto de 1890, antes de Utah se tornar um estado. Entretanto o Senado iniciou uma série de investigações sobre a elegibilidade de Smoot. As "Audiências Smoot" (Reed Smoot hearings) começaram em 16 de janeiro 1904. Smoot foi autorizado a servir no Senado em 1907. Smoot foi reeleito em 1908 e continuou a servir no Senado até março de 1933. 

Carreira

Reed Smoot na capa da Revista Time
Reed Smoot foi ativo e proeminente no partido republicano dos EUA. Ele serviu como delegado em várias convenções e presidente de comitês e de campanha e resoluções. 

Smoot serviu cinco legislaturas antes de ser derrotado na eleição de 1932 pelo democrata Elbert D. Thomas. Depois de sua campanha de reeleição sem sucesso, Smoot voltou para Salt Lake City. Aposentou-se para dedicar seus últimos anos como um apóstolo da Igreja SUD. Smoot morreu no dia 09 de fevereiro de 1941 durante uma visita a St. Petersburg, Flórida , e foi sepultado em Provo, Utah . 

No momento da sua morte, ele era o próximo na linha de sucessão para presidente do Quórum dos Doze e terceiro na linha de sucessão para ser presidente da Igreja. Enquanto servia como um apóstolo e senador, Reed Smoot ajudou a melhorar a imagem pública do estado de Utah e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, aos olhos do resto da nação norte-americana.

Frase de Smoot

Muitas pessoas o incentivaram a concorrer à presidência dos Estados Unidos. Mas lhe disseram que ele teria que desistir de sua religião, porque as pessoas naquela época não elegeriam um mórmon para presidente. Ele disse: "Se eu tivesse que tomar uma decisão de ser um diácono na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou de ser presidente dos Estados Unidos, eu seria um diácono"

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails