Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Política - Romney vence prévia na Flórida e é favorito a ser rival de Obama nos EUA

Ex-governador de Massachusetts conquistou sua 2ª vitória em 4 prévias.
Republicanos escolhem quem vai enfrentar democrata, que tenta reeleição.


O empresário, santo dos últimos dias e ex-governador do estado de Massachusetts Mitt Romney venceu nesta terça-feira (31), com ampla vantagem a eleição prévia, do Partido Republicano no estado da Flórida.

Segundo a divisão eleitoral do estado, Romney teve 46,4% dos votos, seguido por Newt Gingrich, com 31,9%, e Rick Santorum, com 13,4%. O pré-candidato Ron Paul ficou em quarto lugar, com 7%.

Essa foi a segunda vitória de Romney nas quatro primeiras disputas do partido para decidir quem vai concorrer com o presidente Barack Obama, do Partido Democrata, nas eleições de novembro nos Estados Unidos. Romney agora lidera a disputa e se consolida como favorito a ser o candidato a presidente pelos republicanos.

A votação na Flórida foi a mais relevante para o partido até agora. Por ser um estado muito populoso, ele dá ao vencedor um total de 50 delegados para representar sua candidatura na Convenção Nacional do Partido Republicano, quando o candidato é formalmente indicado em uma eleição indireta.

Segundo a CNN, Romney agora tem 84 delegados, contra 27 de Newt Gingrich (seu principal concorrente), enquanto Ron Paul tem 10 delegados, e Rick Santorum, 8. Assim como na eleição propriamente dita, as primárias acontecem separadamente em cada estado, e o vencedor ganha o apoio dos delegados de cada um deles – o número de delegados é proporcional à população do estado. O pré-candidato que conseguir atingir a marca de 1.144 delegados se torna o indicado do Partido.

A primária da Flórida foi a quarta prévia realizada pelos republicanos e, apesar de Romney aparecer desde o início como favorito, cada uma das três primeiras rodadas da disputa interna teve um vencedor diferente. O ultraconservador Rick Santorum venceu em Iowa, Romney ganhou em New Hampshire e o ex-presidente da Câmara de Deputados Newt Gingrich saiu vencedor na Carolina do Sul, o que tornou a disputa acirrada e deixou incerta a definição da candidatura do partido rival de Obama.

Ao confirmar seu favoritismo na Flórida, Romney se aproxima de garantir a indicação como candidato presidencial, por mais que seu principal rival, Gingrich, prometa disputar as prévias em todos os 50 estados até a convenção do partido, em agosto.

A campanha na Flórida foi marcada por fortes ataques entre os dois principais pré-candidatos do Partido Republicano. Romney e Gingrich concentraram sua propaganda política em críticas um ao outro na tentativa de conquistar o voto do eleitorado no estado.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails