Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 9 de março de 2012

Política - Romney tira lições de sua mãe

Embora cite mais o pai, que governou Michigan, pré-candidato também é influenciado pela mãe, que concorreu ao Senado


Mitt Romney tinha 22 anos quando seu pai recorreu a ele e a seus irmãos em busca de aconselhamento político. Isso aconteceu em dezembro de 1969. George Romney, ex-governador de Michigan, estava ponderando sobre as perspectivas eleitorais de outro membro da família: sua mulher, Lenore.

Uma estrela de Hollywood que parou de atuar para se casar, Lenore Romney tinha poucas credenciais políticas. Mas ela havia sido uma primeira-dama muito popular no Estado. Republicanos de alto escalão em Michigan a incentivavam a se candidatar para uma cadeira no Senado dos Estados Unidos.

"As crianças riram disso", escreveu Elly Peterson, uma confidente de Romney e estrategista do partido, em um livro de suas próprias memórias. "Então, primeiro Mitt e depois os outros começaram a mudar de ideia. Eles finalmente decidiram que ela deveria concorrer".

Hoje Mitt Romney é candidato à indicação presidencial republicana e enfrentou uma dura batalha para vencer as primárias em Michigan, o Estado onde nasceu e cresceu. Os folhetos de sua campanha, assim como seus comerciais, eram repletos de imagens em preto e branco dele com seu pai, um empresário que virou político.

Mas quando se presta atenção em Lenore, um dos membros menos conhecidos da família Romney, fica claro que Mitt Romney é mais parecido com sua mãe em termos de temperamento e visão.

Uma dona de casa mórmon que finalmente emergiu como defensora da participação das mulheres nos negócios e na política, Lenore Romney, que morreu aos 89 anos em 1998, tinha uma "vontade ferrenha", nas palavras de Phillip Maxwell, um amigo de infância de Mitt. Seu marido era franco e sincero, um militante que entrava em um local muitas vezes de maneira descontrolada e agressiva. Lenore era mais controlada e independente, características que os amigos dizem ver em Mitt, o filho mais novo.

"George era muito diferente de Mitt - ele parecia um touro entrando em uma loja de porcelana e sempre acabava dizendo o que estava pensando", disse Maxwell, um colega de Mitt Romney na Escola Cranbrook, um colégio particular de elite da região. "Lenore era muito mais comedida. Todo mundo quer compará-lo com seu pai, mas ele é realmente muito mais parecido com sua mãe pois é muito mais reservado."

Apenas dois anos depois de Romney ter aprendido sobre a brutalidade da política através da mal sucedida campanha presidencial de seu pai em 1968, ele presenciou a derrota de sua mãe em 1970. Em seguida, aos 23 anos e já casado, ele acabou usando parte de suas férias de verão na Universidade Brigham Young para fazer campanha para ela, aparecendo em universidades e feiras - uma experiência que, segundo ele, "me ensinou a sair, ver as pessoas e ouvir o que elas estão dizendo."

Ela estava mal preparada para os rigores da política - "Lenore não era tão forte quanto George nesse quesito", disse Bill Ballenger, editor de um boletim político de Michigan - e perdeu feio para um candidato popular democrata, Phil Hart, assim como Mitt Romney viria a perder a disputa para o Senado em 1994 em Massachusetts para outro democrata, Edward M. Kennedy.

Leia o restante do artigo em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails