Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

Yeah Samake, Presidente do Mali - Uma Esperança para Uma África Carente

Por Murilo Vicente
Yeah Samake, candidato à Presidência da Rep. do Mali/África
A situação política e social de muitos países do continente africano é gritante e preocupante. Milhões de crianças sobre com fome e frio, sem educação, sem moradia, sem saúde, vivendo numa vida miserável sem qualquer perspectiva. Eles precisam de alimento e agasalho, mas muito mais do que isso, eles precisam de uma mudança política, econômica e social em seus países.

Realmente, em muitos países africanos, não existe lei que seja respeitada, constituição que seja soberana ou poder que seja realmente do povo e para o povo. É somente o poder pelo poder, sob a bandeira da força, ou do mais forte manda. Realmente o poder faz direito na África e isso é muito grave. A população acaba vivendo na miséria da miséria da miséria. 

Como o evangelho de Jesus Cristo poderia chegar a lugares como esse e atingir seu real propósito de elevar a alma dos homens, onde a maioria das pessoas estão muito mais preocupadas com a obtenção de um pedaço de pão do que com a salvação de sua alma.

Ao ver e analisar o golpe militar que ocorreu em Mali, percebemos o quanto são frágeis as estruturas políticas destes países e o quão é importante se ter uma estrutura legal para proteger a família como unidade fundamental da sociedade e ampará-la com políticas de justiça social. 

Este pode ser um discurso apaixonado de um mórmon fiel, mas acredito que pessoas como Yeah Samake renovam a esperança para uma África livre da miséria, principalmente da miséria espiritual. Samake cresceu em Ouelessebougou, Mali, e obteve educação, apesar da dolorosa fome que passava. Seu pai lhe ensinou sobre a importância da honestidade, trabalho duro e serviço. Esses valores foram ainda mais reforçados quando ele se juntou À Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons). Na reportagem da CNN ele fala sobre como ele usou esses princípios, e o conhecimento que obteve de seus professores da BYU (Universidade Brigham Young, mantida pela Igreja Mórmon), para ser eleito como prefeito de seu município onde ele o transformou para estar entre os dez primeiros do país em somente um ano (tendo em vista que era um dos últimos nos índices de desenvolvimento econômico-social).

Samake afirma categoricamente que o Mali não é pobre em recursos, mas é pobre em liderança. Acredito que esta seja uma das soluções dos grandes problemas que a África vive atualmente - um líder honesto que vai aplicar as leis (justas) e oferecer oportunidades de desenvolvimento. Se Samake conseguisse fazer em Mali o que ele fez em sua cidade natal, muitas pessoas seriam felizes, e o bem-estar social seria um ambiente propício para a entrada do evangelho de Jesus Cristo neste país do norte da África. A África não seria mais considerada um problema insolúvel, mas a origem do problema - os líderes corruptos - estariam mais expostos. Ele certamente iria mostrar à 90% da população muçulmana de seu país que eles podem confiar em um mórmon presidente.

Yeah pode desafiar a cultura da corrupção, porque ninguém é dono dele (de Samake). Ele não foi comprado por governos estrangeiros ou empresas, nem desviou dinheiro de seus cidadãos. Acredito que ele ainda é uma esperança real para o povo do Mali, mesmo com o golpe militar. O povo do Mali somente precisa enxergar isso, o que é difícil, quando se está com os olhos vendados. Oremos por Mali e por toda África, pois a esperança nunca morre.

Uma recente reportagem da CNN fala sobre Yeah Samake e sua trajetória. O Candidato à Presidência da República do Mali, Yeah Samake, um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, falou na na Universidade de Claremont no dia 7 de março, duas semanas antes que os soldados declararem um golpe em seu país natal, Ele ofereceu uma visão fascinante sobre o funcionamento político desta nação norte-africana. Assistam:





A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é neutra politicamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails