Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia do Senhor! Walmart Pagará 70 Mil Dólares por Ameaças de Demissão a Trabalhador Mórmon por sua Devoção

O gigante do varejo Wal-Mart concordou em pagar US$ 70.000 (Setenta Mil Dólares) de indenizações e implementar medidas preventivas para resolver o processo judicial federal de discriminação religiosa arquivada pela Comissão de Igualdade, Emprego e Oportunidades dos EUA (EEOC), anunciou a agência nesta sexta-feira.

De acordo com a ação da EEOC, em 2009, um gerente assistente no Walmart de Colville, Washington, enfrentou punições e ameaças de demissão por causa de sua insistente observação do Dia do Senhor (domingo). Um mórmon (santo dos últimos dias) devoto, o funcionário sempre guardou o domingo, abstendo-se do trabalho, e de 1995 a 2009 o Wal-Mart sempre acomodou sua licença aos domingos. No outono de 2009, a empresa reviu o seu sistema de folgas e se recusou a continuar dando os domingos de folga ao funcionário, como tinha feito no passado, e começou a puni-lo, registrando cada ausência, quando ele não conseguia trocar o dia com outros gerentes.

O título VII da Lei dos Direitos Civis de 1964 exige que os empregadores forneçam adaptações razoáveis ​​para as crenças religiosas dos funcionários, desde que as adaptações não representem uma grande dificuldade. Depois de uma investigação da EEOC, após a primeira tentativa de chegar a um acordo pré-contencioso através do seu processo de conciliação, a agência entrou com uma ação no distrito ocidental de Washington.

Na sequência de um acordo com um Magistrado dos EUA, a EEOC e o Wal-Mart concordaram em resolver o processo com o pagamento por parte do Supermercado de US$ 70.000 (Setenta Mil Dólares) em recursos monetários e outros, incluindo formação para o pessoal de recursos humanos sobre os assuntos de adaptação religiosa e anti-retaliação.

"Ninguém deveria ter de escolher entre sua fé e seu trabalho", disse o Procurador Regional da EEOC San Francisco, William R. Tamayo, cujo gabinete tem jurisdição sobre Washington. "Adaptar o tempo de um empregado dedicado, é uma prática comercial saudável. E a lei federal claramente obriga os empregadores a fornecer ao empregado uma adaptação razoável, a menos que a mesma seja muito difícil. Este acordo é uma resolução justa e razoável do processo. "

"Quando há um conflito entre religião e práticas de trabalho, as soluções muitas vezes podem ser de baixo ou nenhum custo, se você abordá-lo de forma flexível e criativa", disse Michael Baldonado. "Não deixe seus supervisores em dúvida sobre como responder a um pedido de adaptação. Deixe claro que não adaptar as crenças religiosas pode colocar a empresa em violação da lei [dos EUA]. "

De acordo com www.walmartstores.com, o Wal-Mart Stores Inc. emprega mais de dois milhões de trabalhadores em 8.400 lojas de varejo em 15 países e registrou vendas de 405 bilhões de dólares americanos no ano fiscal de 2010.

A EEOC aplica as leis federais que proíbem a discriminação no emprego. Informações adicionais sobre a EEOC está disponível em seu site www.eeoc.gov.

Leia mais sobre a observação do Dia do Senhor (domingo) pelos santos dos últimos dias em http://www.lds.org/study/topics/sabbath?lang=por

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails