Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Capelas Mórmons - Carlos Wizard Martins Visita Histórica Capela de Pulehu, na Ilha de Maui


O irmão Carlos Wizard Martins visitou a capela de Kula, Puleho, no Maui, e nos enviou as fotos com um breve relato histórico do local

Esta histórica capela d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons) foi construída em Pulehu na ilha de Maui, no Pacífico, em 1852 por Elder George Q. Cannon e seus companheiros missionários. Ela foi reformada durante os anos 2000's. Ao lado da capela tem uma casa que serve como residência dos missionários da região. 

Esta capela, desde então, tem recebido muitos profetas e apóstolos da igreja. Dentro da capela, o Livro de Mórmon foi traduzido do inglês para o Havaiano Pigeant por Jonathan Napela. Muitas experiências espirituais ocorreram nessa capela tais como: o primeiro batismo nas ilhas havaianas, a tradução do Livro de Mórmon e o o relato abaixo: 

Após viajarem ao Havaí, Os Élderes Mckay e Cannon inspecionaram a escola da igreja em Laie e então visitaram as outras ilhas. Élder Cannon particularmente pediu para que eles visitassem Pulehu em Maui, onde seu pai, George Q. Cannon, havia batizado o primeiro havaiano em Julho de 1851. Trinta e quatro anos mais tarde, Presidente Mckay relembrou os eventos de sua viagem a Maui. 

"Então nós fomos até lá, e ali é onde eu estava (apontando para o lugar onde estava o pimenteiro), e assim que olhamos para a estrutura da velha casa que ainda estava de pé, ele disse: “Essa é provavelmente a capela antiga.” Parece-me que estava muito à distância. Não havia mais nada ali. Nós dissemos: “Bem, provavelmente esse é o lugar. Estamos pisando provavelmente onde seu pai, George Q. Cannon e Judge Napela falaram para as pessoas.” Ficamos muito impressionados com o ambiente, a associação e do significado espiritual da ocasião; como tínhamos também ficado com as manifestações que tínhamos tido em nossa viagem para o Oriente até chegar ao Havaí. Eu disse: “ Acho que deveríamos orar”... 


Eu ofereci a oração. Todos nós tínhamos os olhos fechados e foi uma reunião muito inspiradora. Assim que começamos a caminhar após o término da oração, o irmão Keola Kailimai puxou o irmão E. Wesley Smith para o lado e muito prontamente começou a falar com ele em havaiano. Enquanto caminhávamos juntos, o restante do grupo ficou para trás. Eles continuaram andando e o irmão Kailimai muito seriamente contou em havaiano o que ele tinha visto durante a oração. Eles pararam bem ali (apontando para uma curta distância) e o irmão E. Wesley Smith disse: “Brother Mckay, você sabe o que o irmão Kailimai acaba de me contar? Eu respondi: “Não.” “O irmão Kailimai disse que enquanto você estava orando, e nós todos estamos com os olhos fechados, ele viu dois homens que ele achava serem Hugh J. Cannon e E. Wesley Smith saírem da fila na nossa frente e apertaram a mão de alguém, e ele estava pensando porque o irmão Cannon e o irmão Smith estavam cumprimentando alguém enquanto nós estávamos orando. Ele abriu os olhos e lá estavam os dois homens ainda na fila, com os olhos fechados exatamente como eles tínham estado antes. “Ele rapidamente fechou os olhos porque saiba que tinha tido uma visão.” 


“Na verdade, o irmão Hugh J. Cannon era muito parecido com o irmão George Q. Cannon, seu pai. Eu falei durante a viagem sobre a sua semelhança. É claro, E. Wesley Smith possuía o atributo de um Smith tal como o Presidente Joseph Fielding Smith possuía. Naturalmente, o irmão Keola Kailimai pensaria que esses dois homens estivessem lá. Eu disse: “Eu acho que eram George Q. Cannon e Joseph F. Smith os dois missionários que serviram no Havaí que aquele homem com uma mente espiritual viu.” 

"Caminhamos alguns passos à frente e eu disse: “Irmão Kailimai, eu não entendo o significado de sua visão, mas eu sei que o véu entre nós e aqueles missionários retornados era muito fino. Irmão Hugh J. “Cannon que estava ao meu lado, com lágrimas que caiam pelo seu rosto, disse: Irmão Mckay, não havia nenhum véu.”

Mais Fotos: 

Primeira Presidência da época - 
Joseph F. Smith, Anthon H. Lund, and John R. Winder  

Pequeno Obelisco com placa indicando a construção e fatos históricos da capela





Capela em 1880


Capela antes da reforma em 2001



Antigos móveis


Utensílios antigos para o Sacramento

Enviado pelo irmão Carlos Wizard Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails