Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

domingo, 15 de julho de 2012

Muitas Críticas ao Artigo da Revista BusinessWeek Sobre as Finanças da Igreja Mórmon

Olhando de perto as finanças e os negócios da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons)

A capa da nova revista Bloomberg BusinessWeek sobre as finanças da Igreja Mórmon sofreu grande crítica nesta semana.

"A capa da Businessweek é de tanto mau gosto, que é difícil até mesmo encontrar palavras para comentar sobre isso", disse Michael Purdy, porta-voz d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. "Infelizmente, a cobertura é um reflexo do preconceito e da natureza especulativa do próprio artigo. É estreita e incompleta, omitindo, por exemplo, uma boa quantidade de informações na forma como os recursos da igreja são usados".

"O artigo erra o alvo e sua capa acabou sendo, obviamente, ofensiva para muitos, inclusive milhões de santos dos últimos dias. "

A revista chegou às bancas na sexta-feira, mas a ilustração da capa foi lançada quinta-feira. A capa contém uma caricatura de uma pintura mórmon clássica que retrata uma visitação sagrada de João Batista para os líderes precursores Joseph Smith e Oliver Cowdery. A capa criada gerou uma reação instantânea e abrangente através dos sites de negócios, notícias, política e religiosos. A manchete de capa diz: "Dentro do império Mórmon". A ilustração que acompanha retrata João Batista dizendo a Joseph Smith e Cowdery para "construirem um shopping center, ações próprias no Burger King, e abrirem um parque temático na polinésia Havaiana, que será em grande parte isenta de impostos", ao qual Joseph responde: "Aleluia."

Vários analistas criticaram a capa da revista e o próprio artigo, como Rick Edmonds, analista de negócios de mídia no Instituto Poynter, que disse: "vejo isso como um grande passo para trás."

Líderes religiosos também criticaram a cobertura.

"Esta cobertura ridiculariza respeitados líderes espirituais e a própria fé Mórmon distorcendo uma imagem de valor sagrado e respeito, transformando-a em uma caricatura", disse Richard Mouw, presidente do Seminário Fuller, um seminário de pós-graduação para os evangélicos. 

John Podhoretz, editor da revista Commentary, postou um comentário sobre a capa em sua página no Facebook: "Isto é simplesmente repugnante."

"Seria bom se os canais de notícias fossem mais sensíveis à religião", disse Diane Winston, a Presidente de Mídia e Religião na Escola Annenberg de Comunicação USC. "Também seria bom se tivéssemos paz mundial".


Winston co-autor de um recente relatório de vistoria que descobriu que a maioria dos americanos considera a cobertura da mídia de religião sensacionalista também.

"Eu estou mais preocupado com a precisão do artigo," disse Winston sobre a ilustração da capa, acrescentando que o próprio artigo fez um péssimo trabalho em explicar a teologia mórmon. Muitas religiões têm visões de mundo que incorporam ambos os valores econômicos e espiritual, um ponto do artigo onde a BusinessWeek se perdeu, disse ela.

Na reportagem de capa feita por Winter Caroline, intitulada "Como os Mórmons ganham dinheiro," Winter escreveu sobre o que ela chamou de "um império de propriedade da Igreja que a liderança mórmon diz que vai ajudar a espalhar a sua mensagem, aumentar a auto-suficiência econômica e construir o Reino de Deus na Terra. "

A história centrada quase exclusivamente nas empresas com fins lucrativos e de explorações econômicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, baseia suas conclusões em números especulativos porque, segundo Winter, a igreja "oferece pouca transparência financeira."

A história em si descreveu os esforços humanitários da igreja, mas os historiadores que estudam a igreja disseram que o artigo não mencionou importantes investimentos da Igreja na educação superior, programas de bem-estar, em congregações locais ao redor do mundo, um fundo de educação internacional Perpétuo, a administração do maior programa do mundo de história da família, templos, capelas e trabalho missionário. Alguns desses esforços de caridade religiosos foram descritos em um artigo publicado quinta-feira no site da Sala de Imprensa da Igreja de Jesus Cristo. 

O Historiador Terryl Givens disse que a mídia vem explorando as finanças da Igreja quase desde a sua fundação em 1830.

W. Paul Reeve, professor adjunto de história na Universidade de Utah, cuja especialidade da pesquisa é a história Mórmon, brincou dizendo que o artigo "deixa o leitor se perguntando se há alguma coisa espiritual no Mormonismo" por causa de sua inclinação sincera sobre as finanças SUD.

O professor de história da Brigham Young University, Brian Cannon, disse sobre os lucros econômicos: "As empresas estão investido em maneiras que beneficiem os membros da igreja, incluindo subsídios da igreja da taxa de matrícula em suas escolas."

O artigo também não faz referência aos enormes gastos financeiros da Igreja SUD na construção e manutenção de cerca de 20.000 capelas e 138 templos atualmente em operação no mundo, na formação e apoio a uma força missionária de mais de 50.000 missionários de tempo integral, fornecendo edifícios, materiais e professores para mais de 700.000 estudantes do seminário e do instituto em todo o mundo, na criação e fornecimento de materiais de sala de aula para instrução dos líderes de igrejas e professores, apoio de escotismo e outras atividades semelhantes em mulheres jovens; assim outros gastos administrativos e eclesiásticos.

"Há muita coisa que parece ser deixada de dizer aqui", disse Reeve.

Esta não é a primeira vez que uma importante revista tentou explorar e explicar a estrutura financeira da Igreja SUD. Em 1997 a revista Time fez uma reportagem de capa sobre o assunto. Dois meses depois que a matéria saiu, o Presidente Gordon B. Hinckley se referiu a ela durante a Conferência Geral da Igreja e observou que embora o "artigo tenha nos elogiado como uma instituição financeira bem administrada," ele "exagerou grosseiramente os números."

"O dinheiro que a igreja recebe de membros fiéis é consagrado", o Presidente Hinckley disse na época. "É dinheiro do Senhor. Nossas instalações da igreja consomem este dinheiro e não o produzem dinheiro. Nós não somos uma instituição financeira. Nós somos a Igreja de Jesus Cristo. Os fundos para os quais somos responsáveis nos ​​envolver é um dever sagrado a ser tratado com absoluta honestidade e integridade, e com grande prudência, como as dedicadas consagrações das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails