Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Intolerância Religiosa - Na Rússia, jovens manifestantes pró-Putin protestam contra mórmons


Jovens militantes do presidente russo Vladimir Putin demonstraram intolerância e desrespeito religioso ao fazerem vários protestos neste mês em frente a capelas d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons), alegando erroneamente que os mórmons tem ligações com CIA e FBI e são uma Igreja excusivamente americana.

Os manifestantes são membros da Jovem Guarda, uma organização de jovens do Partido Unido da Rússia, o mesmo partido do presidente Putin. Eles insistem que suas ações não têm nada a ver com Mitt Romney, o candidato republicano e mórmon dos EUA, que em sua campanha fez declarações inoportunas sobre a Russia. É importante ressaltar que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é neutra politicamente e não apóia candidatos ou plataformas políticas. 

Ekaterina Stenyakina, o co-presidente da Jovem Guarda, diz que o grupo iniciou os protestos devido uma recente diretiva que Putin deu a grupos policiais e legisladores, solicitando-lhes formas de regular as atividades de grupos religiosos ditos "totalitários". Stenyakina diz que os mórmons então estavam no primeiro lugar da lista do grupo e iniciaram seus protestos. 

Cerca de uma dúzia de manifestantes se reuniram recentemente em frente a uma capela da Igreja em Moscou, segurando placas escritas a mão dizendo: "Não à religiões totalitárias" e "CIA - pare!", demonstrando total desconhecimento sobre a Igreja. 

Enquanto os mórmons são uma fração muito pequena do quadro religioso da Rússia, os seus números têm crescido de forma constante, de algumas centenas em 1990 para pouco menos de 22 mil hoje.

O grupo tem obtido informações errôneas de sites anti-mormons sobre a Igreja e devido a isso tem se equivocado em protestar contra os mórmons. O porta-voz da Igreja na Rússia, Andrey Filimonov, enfatizou: "Isto é absolutamente errado e falso, além de não ser verdade". "A Igreja em cada país que está, não tem nada a ver com as questões políticas locais."

Stenyakina, lider da Jovem Guarda, chega a dizer o absurdo que "vê a Igreja Mórmon como uma empresa americana, financiada pelos Estados Unidos, com os missionários que atuam como agentes americanos". Filimnov explica que a Igreja, em todos os países que atua, declara abertamente sua neutralidade políticaFilimonov explica ainda que a igreja não é americana, mas uma organização internacional. "Inclusive os líderes da igreja na Rússia são russos", diz ele.

Filimonov diz que a maioria dos missionários na Rússia hoje não são americanos, mas russos e pessoas de outros países. De fato, a Igreja hoje conta com mais de 14 milhões de adeptos em todo o mundo, menos da metade dos quais vivem nos Estados Unidos.

Filimonov observa também que as habilidades linguísticas dos missionários e do conhecimento cultural ganham ao viver no exterior lhes convém para muitos tipos de empregos internacionais após o serviço missionário, inclusive trabalhar na CIA ou FBI, mas isso é uma escolha pessoal e nada tem a ver com a Igreja.

O grupo de jovens que tem apoiado este tipo de protesto é bem pequeno e não representa a opinião do povo russo, que tem acolhido os missionários santos dos últimos dias. 

Fonte: www.npr.org

3 comentários:

  1. Manifestações deste tipo são "normais" especialmente quando são manipuladas por outros poderes. Aliás até junto ao Centro de Conferencias da Igreja há sempre por altura em que as mesmas se realizam um grupelho de manifestantes crónicos.
    Também em Portugal à triata e tal anos quando a Igreja aqui chegou os seus missionarios eram rotulados como sendo da CIA pelos militantes e simpatizantes dos partidos de esquerda. A ignorancia e a má fé têm destas coisas!

    ResponderExcluir
  2. Vc tem alguma matéria sobre os membros da igreja que são policiais federais ou agentes da CIA?

    ResponderExcluir
  3. http://murilovisck.blogspot.com.br/2011/11/mormons-no-fbi-samuel-p-cowley-um-homem.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails