Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um grupo de mormons perdem-se em Fortaleza na Serra de Maranguape e são resgatados pelos Bombeiros e Defesa Civil


Um grupo de vinte pessoas, entre elas uma criança, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, de Fortaleza – CE, perderam-se quando faziam uma excursão de ar livre, tendo como objetivo chegar ao ponto mais alto da Serra de Maranguape, uma atividade levada a efeito pelo grupo, sem no entanto se tratar de uma ação organizada pela Igreja.
O tempo na serra muda com frequência, pelo que uma uma forte neblina e chuva fez com que perdessem a trilha no meio de uma densa mata. Quando verificaram que não lhes era possível encontrar o caminho, o grupo teve de recorrer ao pedido de ajuda, socorrendo-se aos celulares.
O grupo, que se manteve sempre fortemente unido, acabou por fazer uma clareira e improvisar um abrigo com folhas de bananeira afim de passar a noite.
Equipes de resgate mobilizaram-se para o apoio e socorro logo na madrugada de domingo e um helicóptero de salvamento foi enviado para a região quando o dia nasceu, tendo localizado o grupo e procedido à evacuação trinta horas depois de ocorrido o acidente.
Responsáveis locais disseram que neste período do ano aquela região é bastante perigosa, havendo o perigo de deslizamento de terras, pelo que as trilhas se encontram encerradas e qualquer pessoa ou grupo deverá socorrer-se de guias profissionais afim de se evitarem acidentes.
"Vivemos momentos de apreensão. Por volta das 9h, começamos a trilha no sábado. Às 16h30, começou a chover. Isso tirou a nossa visibilidade, e acabamos perdendo o caminho de volta. Então, decidimos ligar para os Bombeiros comunicando o fato. Eles pediram calma e prometeram nos resgatar logo. Porém, por volta das 19h30, o socorro ainda não havia chegado. Foi aí que decidimos ligar para nossos familiares", contou Biline Ribeiro Gomes, de 21 anos, que se encontrava no local com um amigo e um irmão.
A auxiliar administrativa Caroline Alves, 21 anos, revela que só ficou um tanto preocupada depois que as baterias dos celulares começaram a descarregar. "Na noite do sábado, avistamos o helicóptero da Polícia e fizemos sinal para eles, que não puderam descer naquele instante por causa do mau tempo. Depois que ficou claro que dormiríamos ali mesmo, abrimos um clarão no mato e fizemos um pequeno abrigo, priorizando as duas crianças que estavam entre nós. Como a previsão era de que demoraríamos pouco, não levamos muita comida e água. Os biscoitos foram entregues às duas crianças".
A técnica de enfermagem Clara Alves, 39 anos, ressaltou a união do grupo, "que ficou junto todo o tempo e se manteve solidário". Embora a maioria das pessoas sejam integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Clara fez questão de ressaltar que o passeio foi organizado pelas próprias pessoas, sem qualquer responsabilidade da igreja.

O coordenador de Defesa Civil do município de Maranguape, Sílvio Nunes, disse que o grupo correu grande perigo e que poderia ter havido um deslizamento. "Eles não procuraram um guia de turismo. Se tivessem feito isso, saberiam que as trilhas estão fechadas, pois, no período de quadra chuvosa, não é época adequada para visitar as trilhas da serra".

Nunes destacou que a Prefeitura deu apoio às vítimas, que foram alojadas no Horto Municipal, sede da Secretaria do Meio Ambiente, onde foram acolhidas em colchonetes, receberam lanches e atendimento. Meia hora após a chegada ao horto, o grupo se encontrou com familiares. Em seguida, os resgatados foram para suas casas.
Fonte: Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=778944
Matéria relacionada: G1 Brasil
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/05/grupo-se-perde-em-trilha-no-ce-e-resgatado-com-ajuda-de-helicoptero03052010.html
Veja aqui a noticia difundida pela tv verdes mares
http://tvverdesmares.com.br/cetv1aedicao/aventureiros-se-perdem-na-serra/

Um comentário:

  1. tenho 10 anos de igreja e estou afastada algum tempo nao entendo porque mais amo eata igreja e acredito que e verdadeira!armenia pacajus ceara!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails