Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

domingo, 6 de junho de 2010

Crescimento Rápido no Estado de Edo, na Nigéria

Benin City é a maior cidade do estado de Edo, na Nigéria e, talvez, o local onde acontece o crescimento mais rápido que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem experimentado nos últimos dois anos. Para atender às necessidades do crescimento extraordinário e participação ativa dos membros, têm aumentado o número de ala de 22 no final de 2007 a 36 unidades atualmente. A estaca organizada mais recentemente das três que existem em Benin City, Nigéria, a Estaca Benin City Nigéria New Benin, tinha apenas seis alas quando ela foi criada no final do ano de 2007. Hoje, são 15 alas na estaca. As outras duas estacas - a Benin City Nigéria e Benin City Ihogbe Nigéria Ikpokpan - têm crescido de seis alas no final de 2007 a 11 e 10, respectivamente. Normalmente, fora dos EUA, as estacas se dividem logo que ultrapassam 10 alas. Isto posto, a liderança da igreja poderia criar três novas estacas simultâneas com seis alas de cada uma das três estacas pré-existentes.

Então, o que levou a esta aceleração do crescimento SUD em Benin City? Primeiro vou dar uma breve histórico sobre a Igreja em Benin City e, em seguida, dar alguns esclarecimentos.

As taxas de crescimento na região aumentou significativamente nas últimas duas décadas. O Distrito Benin City na Nigéria foi criado antes de 1989 e fazia parte da Missão Nigéria Lagos. A Estaca Benin City na Nigéria foi organizada em 1993, com cinco alas e cinco ramos, alguns dos quais situavam-se no sul, em Warri. Em 1997, a segunda estaca foi organizada com cinco alas e três ramos. Na sequência foi criado o Distrito Nigéria Warri em 1999, todas as congregações das duas estacas reuniam-se em Benin City. Algumas vezes, em meados da década de 2000, a Missão Enugu Nigéria administrou as unidades em Benin City.

Um dos princípios importantes sobre o crescimento da Igreja SUD muitas vezes negligenciada em seu estudo e discussão é que o aumento de membros ativos e o alcance dos indices de divisão da unidade são muitas vezes alcançados antes de um grande aumento no número de membros e unidades da igreja. Este parece ser um dos principais componentes que está conduzindo o recente crescimento em Benin City. Muitas nações na América Latina ilustram esse princípio. Havia relativamente pouco sucesso na conversão de grande número de pessoas durante as primeiras décadas em que os missionários trabalharam na Argentina, Uruguai, Brasil e México. No final dos anos 1960 e 1970, a participação dessas nações atingiu um nível que permitiu a expansão e alcance nacional. Este parece ser o resultado do desenvolvimento de lideranças locais e aumento do número de missionários nativos. Por exemplo, em 1970, o México tinha uma estaca e no Brasil tinha duas estacas. Uma década depois, o México tinha 53 estacas, o Brasil tinha 18 estacas. Na última década, o crescimento abrandou consideravelmente nesses países, possivelmente devido a uma desaceleração na expansão, menor receptividade aos ensinamentos da Igreja, e décadas de conversão com pouca retenção não produzindo um maior número de famílias ativas e tradicionais, missionários e líderes.

Nigéria e Gana foram os países mais receptivos a Igreja e a seus ensinamentos entre todas as nações Africanas. Diferentemente da maioria dos países Africanos, na Nigéria, os esforços missionários iniciais foram centrados entre grupos de indivíduos que viviam principalmente em comunidades rurais. Alas e estacas funcionam hoje em pequenas aldeias nas zonas rurais do sudeste africano. Muitas das grandes cidades em áreas não-islâmica têm uma congregação hoje, mas foram incapazes de desenvolver fatores de nutrição e indices de divisão suficientes para reproduzir o rápido crescimento da Igreja experimentado na América Latina nos anos 1970 e 1980. Na Nigéria também dependia de missionários Africanos para o seu trabalho missionário de tempo integral, aumentando a auto-suficiência e assegurando a liderança para o crescimento futuro.

Parece que depois de anos crescendo com uma ou duas congregações, anualmente, os indices de divisão e fatores de nutrição foram finalmente atingidos de forma mais concreta em Benin City. Benin City agora parece ter a maior densidade de congregações de qualquer cidade da Nigéria. O estado de Edo carrega suas próprias tradições e história original, que pode ter contribuído para uma maior receptividade aos ensinamentos da Igreja SUD e alcance da missão. Só o tempo vai dizer se esta tendência recente de crescimento acelerado congregacional em Benin City vai continuar. Algumas outras cidades na África atingirão em breve um número considerável de membros ativos para permitir crescimento consistente, incluem nesta lista as cidades de Kinshasa, Lubumbashi, Antananarivo, Acra, e Abidjan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails