Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 20 de julho de 2010

Cerca de 300 voluntários Santos dos Últimos Dias farão mutirão de trabalho no Instituto dos Cegos


As iniciativas são desenvolvidas por meio de parcerias locais com a iniciativa privada, poder público, mídia, comunidade e os próprios voluntários e amigos do Programa ‘Mãos que Ajudam’.

No próximo sábado (24), o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICP), em João Pessoa, ganhará a força da solidariedade e será beneficiado com o trabalho de 300 voluntários do projeto ‘Mãos que Ajudam’, promovido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Através dessa ação, que terá início às 8h e se estenderá até o final da tarde, serão realizadas pequenas reformas no Instituto, incluindo serviços limpeza, pintura, restauração, capinagem, entre outras obras que puderem ser executadas em um dia inteiro de atividades intensas.
Semanas antes da ação, a equipe da Igreja visitou o Instituto dos Cegos para fazer um levantamento das principais necessidades do ICP e realizar uma avaliação do que poderia ser resolvido em um sábado, a fim de que a equipe já chegue ao local com os materiais necessários para o trabalho. De acordo com a organização do Projeto em João Pessoa, a área externa e interna do Instituto receberá uma nova pintura, serão fixadas portas em armários, o parquinho do local também será recuperado, assim como as paredes rachadas e sem reboco. Entre os serviços a serem efetuados, ganhará destaque a construção de uma base para a caixa d’água. A empresa Limpfort também se disponibilizou a participar da ação deste sábado, deixando um caminhão à disposição da equipe para transportar os resíduos provenientes das reformas.
“Todos os alunos e freqüentadores do Instituto dos Cegos agradecem a esse verdadeiro mutirão de solidariedade. Para continuar de pé, o ICP realmente precisa de apoio e é muito bonito ver a comunidade cuidando desse patrimônio que foi criado para servir a quem precisa. Essas ‘mãos que ajudam’ vieram para que as nossas mãos continuem lendo”, agradece Suzi Belarmino, presidente do Instituto dos Cegos, referindo-se à sintonia entre o nome do Projeto beneficente e o slogan do Instituto dos Cegos: ‘Mãos que Lêem’.
Mãos que Ajudam - É um projeto de auxílio humanitário que atua no Brasil há mais de dez anos, promovido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas os organizadores explicam que todas as pessoas estão convidadas a participar, independente de crença religiosa, pois “o objetivo maior da ação é ensinar a importância do serviço ao próximo e da solidariedade para o benefício de todos”.
No dia 24 de julho, diversas ações simultâneas acontecem no país, com cerca de 115 mil participantes nas 26 capitais e no Distrito Federal, envolvendo mais de 170 cidades. Na Paraíba, serão pelo menos quinhentos voluntários, com atividades realizadas também em Santa Rita e Campina Grande. As iniciativas são desenvolvidas por meio de parcerias locais com a iniciativa privada, poder público, mídia, comunidade e os próprios voluntários e amigos do Programa ‘Mãos que Ajudam’.
Atividades desenvolvidas no Instituto dos Cegos – O Instituto dos Cegos é uma organização não-governamental, de caráter filantrópico e assistencial, e já possui 66 anos de atuação na capital paraibana, atendendo crianças, jovens e adultos de todo o Estado. Atualmente, conta com 100 estudantes matriculados, a maioria de baixa renda, e 20 deles ficam em regime de internato, fazendo as seis refeições diárias e dormindo na instituição.
O ICP não possui uma estabilidade financeira, pois não cobra mensalidade dos alunos e, para pagamento de pessoal, a entidade depende de convênios públicos, que muitas vezes demoram a ser renovados, além do que a estrutura física encontra-se em situação bastante precária.
No Instituto dos Cegos Adalgisa Cunha, os alunos matriculados passam por um currículo extra de estimulação, que abrange matérias específicas, como educação musical, iniciação desportiva, educação física, orientação e mobilidade, escrita cursiva, atividades da vida diária e iniciação à informática. Todos os livros didáticos em braile são reproduzidos no próprio Instituto, seguindo o padrão dos materiais adotados em escolas regulares, para onde os alunos são encaminhados quando se sentem preparados.
Voluntariado – A presidente Suzi Belarmino explica que toda a sociedade pode contribuir, e muito, para que o Instituto dos Cegos continue atendendo a população paraibana.
O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha localiza-se na Av. Santa Catarina, 396 – Bairro dos Estados. Tel. (83) 3244.6220 / (83) 3244.7264.

Fonte: http://www.pbacontece.com.br/cultura/cultura/cerca-de-300-voluntarios-farao-mutirao-de-trabalho-no-instituto-dos-cegos/

http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20100720040357&cat=paraiba&keys=cerca-voluntarios-farao-mutirao-trabalho-instituto-cegos&coment=s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails