Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ação voluntária do Projeto Mãos que Ajudam em Boa Vista

O Dia de Ação Voluntária, realizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nacionalmente, será realizado durante todo o dia de hoje no bairro Santa Teresa. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o objetivo da ação, realizada pelo projeto “Mãos que ajudam”, é conscientizar a população sobre os perigos ocasionados pela dengue e como fazer para evitar a doença.

Em todo o Brasil, há mais de dez anos, centenas de ações que envolvem milhares de pessoas são desenvolvidas pela igreja. Nos últimos dois anos, os projetos se voltaram para ações simultâneas de limpeza de praias, parques ou praças, reforma de escolas, de postos de saúde, doação de sangue, distribuição de kits bebês em maternidades, mutirões de mobilização de combate à dengue, entre outros.

Segundo o presidente da igreja em Roraima, Antônio Ranieri Gomes da Silva, no restante das capitais a ação ocorreu no dia 24 de julho passado, mas em Roraima, devido ao atraso da entrega dos coletes identificadores, foi marcado para hoje. Ele explicou que, embora o programa pertença à igreja, não é usado para promover o evangelho. 

“A igreja e os membros se solidarizam com o avanço da doença, principalmente agora com o reaparecimento do sorotipo 4. Nosso objetivo é, através de visitas domiciliares, conscientizar a população reforçando as formas de como evitar que a dengue alcance proporções maiores”, explicou.

Antônio Ranieri explicou que o bairro foi escolhido por se encontrar nos relatórios da Semsa como área de detecção da presença de muitos focos de proliferação do mosquito transmissor.

Cerca de 200 voluntários, entre membros da igreja e comunidade em geral, durante o domingo, receberam treinamento ministrado por servidores da secretaria e, durante o dia de hoje, colocarão em prática o que aprenderam, visitando casa por casa.

“Com esse projeto, um modelo de solução para um país com muitos desafios sociais, os voluntários conscientizarão a comunidade e manifestarão em ação prática o ‘seguir o exemplo de Jesus Cristo no serviço ao próximo’. Todas as iniciativas são desenvolvidas por meio de parcerias locais com a iniciativa privada, poder público, mídia, comunidade e os próprios voluntários e amigos do programa. Portanto, solicitamos a presença de todos que queiram reforçar nossa caravana”, frisou. 

Quem estiver interessado em participar da iniciativa, que a partir de agora deve acontecer também uma vez por mês, pode se dirigir à sede da igreja, localizada próximo à mangueira, na avenida Ataíde Teive. As visitas domiciliares estão marcadas para começarem a partir das 7h30. Também serão distribuídos panfletos e folders com informações sobre a dengue. 


Único mosquito pode contaminar 300 pessoas no período de 45 dias

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nos cinco primeiros meses deste ano foram notificados 1.078 casos de dengue em Boa Vista e confirmados 324. Os casos de febre hemorrágica da dengue foram nove, sendo sete em crianças e dois em adultos. Da dengue com complicação foram dez casos, sendo quatro crianças e seis adultos.

O único meio de prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

A regra básica para prevenir a proliferação do mosquito causador da dengue é não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, como vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas ou pneus. 

A proliferação do mosquito é rápida. Dessa forma, além das iniciativas da prefeitura e do estado, é importante que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e de contaminação, pois em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.


Fonte: http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=93925

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails