Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conhecimento Religioso nos EUA - Mórmons na frente quanto aos conhecimentos bíblicos

A pesquisa nacional foi conduzida entre 19 de maio e 06 de junho de 2010, entrevistando 3.412 americanos acima de 18 anos, em telefones fixos e celulares, em inglês e espanhol. Judeus, mórmons e ateus / agnósticos foram entrevistados mais extensivamente, para permitir a análise destes grupos relativamente pequenos nos EUA. O resultado da pesquisa já havia sido publicada aqui no NOTÍCIAS SUD - MURILOVISCK, mas ao encontrar a pesquisa na net resolvi publicá-la. 

Pesquisas anteriores pelo Pew Research Center mostram que os EUA é o país mais religioso entre as nações desenvolvidas do mundo. Quase seis em cada dez adultos nos EUA dizem que a religião é "muito importante" em suas vidas, e quase quatro em cada dez disseram que freqüentam serviços religiosos pelo menos uma vez por semana. Mas a seção sobre Conhecimento Religioso revela que um grande número de americanos é mal informado sobre os princípios, práticas, história e principais figuras de grandes tradições religiosas - incluindo os suas próprias. Muitas pessoas também pensam que as restrições constitucionais sobre religião nas escolas públicas são mais rigorosas do que realmente são.

clique na figura para ampliar
Judeus, ateus, agnósticos e os mórmons estão entre os grupos de maior pontuação em um levantamento do conhecimento religioso, superando os protestantes evangélicos, protestantes e católicos, em questões sobre a história, ensinamentos e figuras centrais das principais religiões do mundo.

Em média, os americanos responderam corretamente a 16 das 32 questões de conhecimentos religiosos, na pesquisa realizada pelo Fórum Pew Research Center sobre Religião e Vida Pública.

clique na figura para ampliar

Nas questões sobre o Cristianismo - que inclui uma bateria de perguntas sobre a Bíblia - os mórmons e evangélicos brancos apresentam os maiores níveis de conhecimento. Judeus e ateus / agnósticos se destacam pelo seu conhecimento das outras religiões do mundo, incluindo o islamismo, budismo, hinduísmo e judaísmo. Ateus / agnósticos e os judeus também foram muito bem em questões sobre a intersecção entre religião e política, incluindo uma questão sobre o que a constituição dos EUA diz sobre a religião.

clique na figura para ampliar

Mais de quatro em cada dez católicos nos Estados Unidos (45%) não sabem que sua igreja ensina que o pão e o vinho usados na comunhão não só simbolizam, mas tornam-se realmente o corpo e o sangue de Cristo. Cerca de metade dos protestantes (53%) não pôde identificar corretamente Martinho Lutero como a pessoa cujos escritos e ações inspirou a Reforma Protestante, o que fez a sua religião um ramo separado do cristianismo. Cerca de quatro em dez judeus (43%) não reconhecem que Maimônides - um dos rabinos mais venerados da história - era judeu.

A pesquisa também mostra confusão generalizada sobre a linha entre ensinar e pregar nas escolas públicas. De um total de 41 questões de conhecimentos (32 sobre a religião e 9 testes de conhecimentos gerais), a única pergunta que os inquiridos freqüentemente acertaram foi se o Supremo Tribunal permite que os professores conduzam as classes de escolas públicas em oração. Nove em cada dez (89%) responderam corretamente que isto não é permitido.

Entre as perguntas mais frequentemente respondidas incorretamente é se os professores de escolas públicas estão autorizados a ler a Bíblia como um exemplo de literatura. Dois terços das pessoas pesquisadas (67%) também disseram "não" a esta questão, apesar de o Supremo Tribunal indicar claramente que a Bíblia pode ser ensinado por suas qualidades como "obra literária e histórica", contanto que faça parte do um currículo secular. Em uma terceira questão, nessa linha, apenas 36% da população sabe que religião comparativa pode ser ensinada nas escolas públicas.

Por outro lado, a maioria dos americanos foi capaz de responder corretamente a pelo menos metade das perguntas sobre a Bíblia. Por exemplo, cerca de sete em cada dez (71%) sabem que, de acordo com a Bíblia, Jesus nasceu em Belém. Mais de seis em cada dez (63%) citou corretamente Gênesis como o primeiro livro da Bíblia. E mais da metade sabe que a Regra de Ouro - "Não faça aos outros como você não gostaria que fizessem a você" - não é um dos 10 Mandamentos. Na bateria completa de sete perguntas sobre a Bíblia (5 do Antigo Testamento e 2 do Novo Testamento), os Mórmons saíram-se melhor, seguidos dos evangélicos brancos. Ateus / agnósticos, protestantes negros e judeus vêm em seguida, todos exibindo um maior conhecimento da Bíblia do que protestantes brancos e católicos brancos, que por sua vez superam aqueles que descrevem sua religião como “nenhuma em particular”.

Que fatores contribuem para o conhecimento religioso? Os dados da pesquisa indicam que o nível de escolaridade é o melhor preditor do conhecimento religioso. Os graduados acertaram cerca de oito perguntas a mais, em média, do que as pessoas com o ensino médio ou menos. Cursos de religião na universidade são fortemente associados com maior conhecimento religioso.

clique na figura para ampliar

Outros fatores relacionados com o conhecimento religioso incluem leitura das Escrituras pelo menos uma vez por semana e falar sobre religião com amigos e familiares. Pessoas que freqüentemente falam sobre religião com os amigos e familiares acertaram cerca de duas questões a mais do que aqueles que dizem raramente ou nunca discutir religião. Pessoas com os mais altos níveis de compromisso religioso - aqueles que freqüentam os cultos pelo menos uma vez por semana e dizem que a religião é muito importante em suas vidas - demonstram níveis mais elevados de conhecimento religioso do que aquelas com baixa ou média religiosidade.

Ter freqüentado regularmente as aulas de educação religiosa ou participado de um grupo de jovens quando criança aumentou em média dois acertos no questionário, em comparação com aqueles que raramente ou nunca participaram de tais atividades. 

Aqueles que freqüentaram escolas particulares também tiveram cerca de dois acertos a mais do que os que freqüentaram a escola pública. Curiosamente, entretanto, aqueles que frequentaram escolas privadas religiosas não acertaram mais do que aqueles que estiveram em escolas não-religiosas.

Um levantamento anterior do Pew Forum mostrou que os judeus e ateus / agnósticos têm níveis elevados de escolaridade, o que explica parcialmente o seu desempenho na pesquisa de conhecimento religioso. No entanto, mesmo depois de corrigir os níveis de educação e outras características demográficas (raça, sexo, idade e região), diferenças significativas nos conhecimentos religiosos persistem em relação aos adeptos das tradições de fé.

Os ateus / agnósticos têm os mais altos níveis do conhecimento religioso, se destacando principalmente pelo alto nível de conhecimento sobre outras religiões além do Cristianismo. Nas questões sobre a Bíblia e o Cristianismo, esse grupo também obteve pontuação igual ou superior à média nacional. Os evangélicos superam a maioria dos grupos (com as exceções dos mórmons e ateus / agnósticos) em perguntas sobre a Bíblia e o Cristianismo, mas os evangélicos acertaram menos (em comparação com outros grupos) sobre as questões de religiões mundiais como islamismo, budismo, hinduísmo e o judaísmo. Os mórmons tiveram a pontuação mais alta no grupo de perguntas sobre a Bíblia.

Quando a educação e outras características demográficas foram corrigidas, brancos tiveram pontuação melhor do que as minorias, homens tiveram pontuação um pouco melhor do que as mulheres, e pessoas de fora do Sul melhor do que os sulistas. O mais antigo grupo da população (65 anos ou +) acertou menos perguntas do que outros grupos etários.

clique na figura para ampliar

Outros resultados da pesquisa incluem:
  • Cerca de um terço (36%) dos americanos se esforçou para associar corretamente o Nirvana com o Budismo.
  • Cerca de quatro em cada dez americanos sabem que a religião Mórmon foi fundada em algum momento depois de 1800 (44%) e que o Livro de Mórmon conta a história da aparição de Jesus aos povos das Américas (40%). Cerca de metade (51%) identificaram Joseph Smith, fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como um Mórmon.
  • Além de perguntas sobre o conhecimento religioso, a pesquisa incluiu nove questões de conhecimentos gerais (história, política, ciência e literatura) para fins de comparação. Estes mostram, por exemplo, que cerca de seis em cada dez americanos sabem quem é o vice-presidente dos Estados Unidos (59%) e compreende que os lasers não usam ondas de som (60%). Mais de sete em cada dez (72%) associaram corretamente Susan B. Anthony com o movimento para dar às mulheres o direito de voto, enquanto apenas 42% sabem que Herman Melville foi o autor do romance Moby Dick.
clique na figura para ampliar
  • Em geral, as pessoas que pontuam bem nas questões de conhecimentos gerais também tendem a se sair bem nas questões de religião.
  • Muitos americanos são dedicados leitores das Escrituras: mais de um terço (37%) dizem que ler a Bíblia ou outras Sagradas Escrituras pelo menos uma vez por semana, sem contar os cultos. Mas os americanos como um todo são muito pouco inclinados a ler outros livros sobre religião. Quase metade dos americanos que são filiados a uma religião (48%) dizem que "raramente" ou "nunca" lêem livros (exceto a Escritura) ou visita sites sobre as suas próprias religiões, e 70% dizem que raramente ou nunca lêem livros ou visita sites sobre outras religiões. Mórmons e evangélicos (brancos e negros) são os leitores mais freqüentes de matérias sobre religião. Metade de todos os mórmons (51%) e cerca de três em cada dez evangélicos (30%) relataram ler livros ou ir online para aprender sobre sua própria religião, pelo menos uma vez por semana.
  • Pessoas que mudaram de religião ou que possuem parceiros de religiões diferentes da sua própria não mostraram conhecimento diferenciado da média. Isso sugere que a troca de conhecimento religioso seja muito pequena entre os grupos, e mesmo dentro das famílias.
---------------------

Esta pesquisa foi publicada como “Deus na América”, no Simpósio Nacional sobre Alfabetização Religiosa, em 28 de setembro de 2010, em Washington. O trabalho completo entrelaça cenas de documentários, dramatização e entrevistas históricas para explorar o papel da religião os EUA, incluindo o seu impacto na sociedade, política e cultura.

Nota de Rodapé

O Pew Forum de 2007 (Panorama Religioso nos EUA) estimou que os judeus e os mórmons perfazem cada um cerca de 1,7% do público dos EUA, enquanto que os ateus e agnósticos, juntos, respondem por cerca de 4% da população dos EUA. Ateus e agnósticos são tratadas como um único grupo ao longo deste relatório. A amostra da pesquisa incluiu também entrevistas com alguns ateus para analisá-los separadamente.

o relatório completo da pesquisa (em inglês) pode ser lido em

---------------------

Questões aplicadas
(só as mais importantes, sobre o tema Religião)

Bíblia

Qual é o primeiro livro da Bíblia? (Aberto)
Quais são os nomes dos quatro primeiros livros do Novo Testamento, ou seja, os quatro Evangelhos? (Aberto)
Onde, de acordo com a Bíblia, Jesus nasceu? Belém, Nazaré, Jerusalém, ou Jericó?
Qual destes não está em os Dez Mandamentos? Nao faça aos outros o que não que que façam um você, não adulterar, não roubar, guardar o Sábado?
Que figura está associada com uma obediência um Deus, apesar de sofrer? Jó, Elias, Moisés ou Abraão?
Que figura liderou o Exodo do Egito? Moisés, Jó, Elias ou Abraão?
Quem aceitou sacrificar seu filho para Deus? Abraão, Jó, Moisés ou Elias?
Elementos do Cristianismo
Qual é o ensinamento católico sobre o pão e o vinho na Comunhão? Tornam-se corpo e sangue, ou são símbolos?
Qual grupo tradicionalmente ensina que a Salvação depende somente da fé? Protestantes, Católicos, ambos, ou nenhum?
Madre Teresa era católica, judia, budista, hindu ou mórmon?
Qual é o nome da pessoa cujos escritos e ações inspirou a Reforma? Lutero, Tomás de Aquino ou Wesley?
Quem era pastor durante o 1o Grande Avivamento? Jonathan Edwards, Charles Finney ou Billy Graham?
Elementos do Judaísmo
Quando começa o Sábado judaico? 6a feira, Sábado ou Domingo?
Maimônides foi judeu, católico, budista, hindu ou mórmon?
Elementos do Mormonismo
Quando foi a religião Mórmon foi fundada? Depois de 1800, entre 1200 e 1800, ou antes de 1200 dC?
O Livro de Mórmon fala de Jesus aparecendo para as pessoas em que área? As Américas, Oriente Médio ou Ásia?
Joseph Smith foi mórmon, católico, budista, judeu ou hindu?
Religiões do Mundo
Ramadan é o mês sagrado islâmico, o festival hindu de luzes ou um dia judaico do perdão?
Por acaso você sabe o nome do livro sagrado do Islã? (Aberto)
Qual religião visa o Nirvana, o estado de estar livre do sofrimento? O budismo, o hinduísmo ou o islamismo?
O Dalai Lama é budista, hindu, judeu, católico ou mórmon?
Que religião tem Vishnu e Shiva como figuras centrais? Hinduísmo, o Islamismo ou o Taoísmo?
Qual é a religião da maioria das pessoas na Índia? Hindu, budista, muçulmana ou cristã?
Qual é a religião da maioria das pessoas no Paquistão? Muçulmana, hindu, budista ou cristã?
Qual é a religião da maioria das pessoas na Indonésia? Muçulmana, hindu, budista ou cristã?
Quem é o rei dos deuses na mitologia grega? Zeus, Marte ou Apolo?
Ateísmo e Agnosticismo
É um ateu alguém que não acredita em Deus, acredita em Deus, ou não tem certeza se Deus existe?
É um agnóstico alguém que não tem certeza se Deus existe, não acredita em Deus, ou acredita em Deus?
Religião na vida pública
O que diz a Constituição sobre religião? Separação entre Igreja e Estado, enfatiza o Cristianismo, ou nada?
Segundo o Supremo Tribunal, um professor de escola pública pode conduzir uma classe em oração?
Segundo o Supremo Tribunal, um professor de escola pública pode ler a Bíblia como um exemplo de literatura?
Segundo o Supremo Tribunal, um professor de escola pública pode dar uma aula comparando as religiões do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails