Foto: Michael Edwards/Getty Images |
Ficha corrida:
Nome: David Neeleman
Cargo: Presidente da Azul Linhas Aéreas (Fundador da Jet Blue)
Idade: 51 anos
Origem: Nasceu em SP, onde viveu até os seis anos se mudando para Utah – EUA;
Formação: Não concluiu o ensino superior, tem mestrado honoris da Universidade de Harvard e o mesmo título da Brigham Young University;
Família: Casado e pai de nove filhos;
Onde mora: Nos EUA, porém vem ao Brasil quase todo fim-de-semana;
Hobby: Gosta de esquiar em Park City, estação de esqui em Utah, onde moram os pais e alguns irmãos;
Religião: Mórmon, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias;
Cargo: Presidente da Azul Linhas Aéreas (Fundador da Jet Blue)
Idade: 51 anos
Origem: Nasceu em SP, onde viveu até os seis anos se mudando para Utah – EUA;
Formação: Não concluiu o ensino superior, tem mestrado honoris da Universidade de Harvard e o mesmo título da Brigham Young University;
Família: Casado e pai de nove filhos;
Onde mora: Nos EUA, porém vem ao Brasil quase todo fim-de-semana;
Hobby: Gosta de esquiar em Park City, estação de esqui em Utah, onde moram os pais e alguns irmãos;
Religião: Mórmon, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias;
David Neeleman, 51, é filho de americanos, nasceu em São Paulo e morou no Brasil até os sete anos de idade, quando sua família voltou para os Estados. Aos 18 anos de idade, David voltou ao Brasil como missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, trabalhando no Rio de Janeiro e em cidades do Nordeste, depois retornando novamente aos EUA.
O fundador da Azul Linhas Aéreas começou sua vida profissional vendendo pacotes turísticos aos seus colegas de faculdade. Após um início satisfatório e de sucesso nessa empreitada, ele foi convidado a trabalhar em uma agência de viagens. Na Morris Air Travel, ajudou a transformar a empresa de agência de viagens em operadora de aeronaves. Com o suceso, a Morris Air, com cerca de 20 funcionários e um balanço positivo de oito milhões de dólares, acabou sendo vendida para a SouthWest.
Neeleman, com apenas 23 anos à época, teve participação fundamental neste processo, foi ele por exemplo quem criou o bilhete eletrônico, o E-Ticket. Inovador, além do bilhete eletrônico, ele foi o percursor da TV ao vivo a bordo das aeronaves – a LiveTV, empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo para aviões.
David Neeleman trabalhou por cerca de seis meses após a venda de sua empresa para a SouthWest. Devido a uma cláusula contratual na qual ele não poderia trabalhar em outra empresa aérea dos EUA durante cinco anos, David Neeleman mudou-se para Calgary no Canadá, para trabalhar na WestJet. Desenvolveu e aplicou ideias inovadoras na empresa canadense, transformando-a em um “case” de sucesso.
A grande tacada de David Neeleman ainda estava por vir. Em 1999 tendo como “HUB” a cidade de Nova Iorque, ele criou a JetBlue. Com 130 milhões de dólares (recorde à época) e uma encomenda de 30 Airbus A320 novos de fábrica, a companhia fez o primeiro voo em 11 de fevereiro de 2000, entre Nova York (JFK) e Fort Lauderdale. A empresa foi eleita a melhor empresa de voos domésticos em 2001, logo depois passou a colecionar prêmios.
Em 2007, a JetBlue teve sua pior crise, conhecida como o "Massacre do Dia dos Namorados", quando aproximadamente 1.700 voos foram cancelados, afetando mais de 130 mil passageiros e expondo falhas da organização. Neeleman se desculpou, até mesmo com um vídeo no YouTube, mas o conselho de administração da JetBlue decidiu afastá-lo. Na época ele aceitou publicamente a decisão do conselho, mas hoje o empresário admite que a maneira como a empresa agiu com ele foi errada.
Em março de 2008, David Neeleman anunciou a criação de uma empresa aérea no Brasil, a AZUL Linhas Aéreas. Com investidores brasileiros e americanos, a proposta é ligar cidades ainda não servidas pelas outras companhias.
Com a entrega da primeira aeronave, um Embraer 190, a AZUL fez seu voo inaugural em 15 de dezembro de 2008. A companhia não para de crescer, menos de dois anos depois, já tem uma frota de 31 aeronaves e possui aproximadamente 8% do mercado doméstico brasileiro.
Curiosidades:
• Neeleman tem nove filhos;
• Considera-se “Brasicano” – Brasileiro com Americano;
• É um Santo dos Últimos Dias (mormon), nasceu na cidade sede dos mórmons Salt Lake City em Utah – EUA serviu no Nordeste e no RJ aos 18 anos, conhecendo assim as mazelas do país onde nasceu;
• Para ele o melhor avião é o Embraer-190, a Azul trabalha com 190 e o 195;
• Neeleman tem participação na Open Skies uma companhia voltada para a administração de receita, recursos e reservas com base na internet, que vem substituindo os pesados e onerosos sistemas CRS (Computer Reservation Systems). A Gol, por exemplo, é cliente da Open Skies.
• Considera-se “Brasicano” – Brasileiro com Americano;
• É um Santo dos Últimos Dias (mormon), nasceu na cidade sede dos mórmons Salt Lake City em Utah – EUA serviu no Nordeste e no RJ aos 18 anos, conhecendo assim as mazelas do país onde nasceu;
• Para ele o melhor avião é o Embraer-190, a Azul trabalha com 190 e o 195;
• Neeleman tem participação na Open Skies uma companhia voltada para a administração de receita, recursos e reservas com base na internet, que vem substituindo os pesados e onerosos sistemas CRS (Computer Reservation Systems). A Gol, por exemplo, é cliente da Open Skies.
Os ensinamentos de David Neeleman para montar um negócio de sucesso:
1 – SIGA SUA PAIXÃO
Vá atrás de algo que desperte seu interesse genuíno.
2 – PENSE “FORA DA CAIXA”
Seja sempre criativo e nunca tenha receio de falhar.
3 – APRENDA
Trabalhe com os melhores profissionais e absorva seus métodos.
4 – ESTEJA PRONTO PARA MUDAR
Flexibilidade e disposição para mudanças são essenciais para alcançar o sucesso.
5 – CONSTRUA A MELHOR RATOEIRA PARA OS RIVAIS
No caso da JetBlue, ela consiste em tarifas baixas e serviço diferenciado.
6 – NÃO TENHA MEDO DOS COMPETIDORES
Estude a fundo os pontos fracos dos rivais.
7 – ESTEJA BEM CAPITALIZADO
Sem um caixa forrado, nenhum negócio, por melhor que seja, sobrevive à primeira turbulência.
8 – PRESTE ATENÇÃO AOS DETALHES
São eles que seduzem os consumidores.
9 – CUIDE BEM DE SEU PESSOAL
Funcionário feliz trata bem o cliente.
10 – RESPEITE OS CLIENTES
Ofereça sempre o melhor serviço e crie uma relação de lealdade com ele.
11 – CONTROLE CUSTOS
Eficiência operacional é o segredo do negócio.
12 – TECNOLOGIAS, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA
Automatize tudo.
13 – APAREÇA SEMPRE
Faça palestras, dê entrevistas, apresente-se. Essa exposição rende milhões de dólares em publicidade grátis.
14 – SEJA AUTÊNTICO
Transfira para a empresa seus valores pessoais.
Vá atrás de algo que desperte seu interesse genuíno.
2 – PENSE “FORA DA CAIXA”
Seja sempre criativo e nunca tenha receio de falhar.
3 – APRENDA
Trabalhe com os melhores profissionais e absorva seus métodos.
4 – ESTEJA PRONTO PARA MUDAR
Flexibilidade e disposição para mudanças são essenciais para alcançar o sucesso.
5 – CONSTRUA A MELHOR RATOEIRA PARA OS RIVAIS
No caso da JetBlue, ela consiste em tarifas baixas e serviço diferenciado.
6 – NÃO TENHA MEDO DOS COMPETIDORES
Estude a fundo os pontos fracos dos rivais.
7 – ESTEJA BEM CAPITALIZADO
Sem um caixa forrado, nenhum negócio, por melhor que seja, sobrevive à primeira turbulência.
8 – PRESTE ATENÇÃO AOS DETALHES
São eles que seduzem os consumidores.
9 – CUIDE BEM DE SEU PESSOAL
Funcionário feliz trata bem o cliente.
10 – RESPEITE OS CLIENTES
Ofereça sempre o melhor serviço e crie uma relação de lealdade com ele.
11 – CONTROLE CUSTOS
Eficiência operacional é o segredo do negócio.
12 – TECNOLOGIAS, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA
Automatize tudo.
13 – APAREÇA SEMPRE
Faça palestras, dê entrevistas, apresente-se. Essa exposição rende milhões de dólares em publicidade grátis.
14 – SEJA AUTÊNTICO
Transfira para a empresa seus valores pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário