Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Reportagem do NY Times publicado no site IG sobre espetáculo mórmon no Estado de Nova York

Espetáculo mórmon reúne milhares no Estado de Nova York
Longe da Broadway, montagem anual sobre "O Livros de Mórmon" no Monte Cumorah tem efeitos especiais e elenco com 700 atores


Com 700 atores, 1.300 figurinos, palco de 10 níveis e efeitos especiais para dar realismo a terremotos, inundações, bolas de fogo, divindades que voam e fogueiras, a montagem anual do Espetáculo do Monte Cumorah tem mais em comum com o musical "Spider-Man" do que com "O Livro de Mórmon".


Mas o espetáculo – encenado desde 1937 em Manchester, Nova York, na mesma colina onde um anjo chamado Moroni teria levado Joseph Smith a descobrir placas de ouro 188 anos atrás – é realmente o Livro de Mórmon, uma apresentação do livro sagrado e não a alegria profana da Broadway.


A apresentação começa com um profeta chamado Lehi alertando o povo de Jerusalém, cerca de 600 anos antes do nascimento de Cristo, de que eles deveriam se arrepender. Depois de viagens de um lado para o outro na América antiga, termina com a mensagem de que o Livro de Mórmon será disseminado pelo mundo e que o retorno do Salvador está chegando. O cenário - que inclui uma estátua de Moroni bem no alto - e o preço – grátis – nunca serão confundidos com os espetáculos da Broadway. Mas se você deseja conhecer o ponto de vista Mórmon há poucos lugares melhores do que essa combinação tão americana de espetáculo e religião.


Todo mês de julho, cerca de 35 mil mórmons são atraídos para o local, cerca de 25 quilômetros a sudeste de Rochester, onde eles acreditam que Deus e Cristo apareceram para Smith em 1820. Três anos depois, diz a história, Smith desenterrou as placas de ouro, enterradas há 1.400 anos, que ele traduziu e publicou como o Livro de Mórmon em 1830.

Em uma tarde recente, integrantes do elenco colocavam seus trajes da época bíblica e faziam sua maquiagem em meio a pôsteres nas paredes que lembravam: "Seja bom em qualquer circunstância” e "Obrigado por ser respeitoso”.

Depois, eles circularam pela plateia, apertando mãos e posando para fotos ao som de uma música solene, condizente com um épico religioso.

Ao anoitecer, o espetáculo de 70 minutos teve início com trombetas heráldicas, o cenário sugerindo um templo de pedra. A narrativa se desenrolou em 10 capítulos de histórias Mórmons. A música gravada pelo Coro do Tabernáculo Mórmon e pela Orquestra Sinfônica de Utah parecia indicar que o lugar todo poderia ascender ao céu a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails