Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

domingo, 13 de novembro de 2011

13 de Novembro - Nasceu Joseph F. Smith, Sexto Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Joseph F. Smith foi o sexto profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. E último profeta da Igreja a conhecer pessoalmente Joseph Smith. Ele serviu nessa posição por dezessete anos.

Pres. Joseph F. Smith no Bosque Sagrado, onde Joseph Smith teve a Primeira Visão
Nascido em 13 de novembro de 1838, filho de Hyrum (irmão de Joseph Smith) e Mary Fielding Smith, ele experimentou motim e dificuldades bem cedo em sua vida. Seu pai estava na cadeia quando ele nasceu, e o resto da família foi forçada a sair de suas casas em direção ao Far West, Missouri, quando ele tinha apenas alguns meses de vida. De seu próprio nascimento, escreveu:

“O dia estava frio, deserto e triste, um ajuste e próprio aniversário do escuro e difícil dia do meu nascimento; quando meu pai e seu irmão foram confinados em um calabouço (em Richmond) pela causa do evangelho e os Santos estavam sendo forçados a sair de suas casas no Missouri por uma turba sem misericórdia. O amanhecer brilhante da minha alma nunca foi capaz de dissipar completamente a escuridão das trevas lançadas sobre ele pela escuridão ameaçadora daquele período significativo. Ainda assim a mão misericordiosa de Deus e suas mais bondosas providências sempre estiveram estendidas visivelmente para mim, desde minha meninice, e meus dias se tornaram melhores e melhores através da humildade e da busca de sabedoria e felicidade no Reino de Deus” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, p. 147).

A família fugiu para Illinois e por um tempo a vida foi pacífica enquanto a família morava em Nauvoo. Então, em junho de 1844, quando Joseph F. Smith tinha apenas 5 anos, seu pai e seu tio foram martirizados. Embora fosse muito jovem, ele disse:

Joseph F. Smith jovem
“Eu vi seu corpo sem vida junto com o do meu pai depois que eles foram mortos na cadeia de Carthage; e ainda tenho a recordação quase palpável dessa escuridão e tristeza desses dias terríveis” (E. Cecil McGavin, Nauvoo a Bela, p. 149).

No outono de 1846 a família mais uma vez foi forçada a sair de suas casas e Joseph F. Smith atravessou o rio Missouri para começar sua jornada com sua mãe através das planícies de Utah. Joseph, embora tivesse apenas sete anos quando sua jornada começou, foi encarregado de dirigir o carroção de bois.

Em setembro de 1848, a família chegou ao Vale de Salt Lake. Poucos anos depois, aos 13 anos, Joseph F. Smith foi batizado e confirmado como membro da Igreja. Apenas cinco meses após o batismo de Joseph, sua mãe faleceu. Embora fosse relativamente jovem, ele apreciava a fé abundante e o desejo de sacrificar de sua mãe. Durante os oito anos entre o martírio de Hyrum em 1844 e a sua própria morte em 1852, a mãe de Joseph guiou sua família através das planícies para o vale do Grande Salt Lake, estabeleceu um lar e uma fazenda, e nutriu a fé de seus filhos. Presidente Smith sempre venerou a vontade de sua mãe de “labutar e trabalhar e se sacrificar dia e noite, pelo conforto e bênçãos temporais que ela podia dar... a seus filhos” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, p. 31) em meio a dias severos e difíceis, ela encontrou conforto em sua convicção que o Senhor abriria os caminhos.

Com 15 anos Joseph F. Smith serviu sua primeira missão para a Igreja. Ele foi enviado para o Havaí e ficou lá pregando até a idade de 19 anos. Sobre essa experiência ele escreveu:

“Eles (o povo havaiano) tinham hábitos diferentes de todos os que eu já havia conhecido antes, e suas comidas, e suas vestimentas e casas, e tudo mais era novo e estranho... por três meses essa exclusão daquele mundo continuou, mas a história daquele curto período da minha vida nunca poderia ser contada. Eu tive muito tempo para sentir o Senhor e para me aproximar dele com toda minha alma” (Joseph F. Smith, De Profeta a Filho: Conselho de Joseph F. Smith para seus Filhos Missionários, compilado por Hyrum M. Smith III e Scott G. Kenney, p. i).

Joseph F. Smith abraçou o povo havaiano e aprendeu o idioma em apenas 100 dias. Em 1857 ele retornou para Utah e apenas três anos depois partiu para uma nova missão, desta vez na Inglaterra. Quando ele voltou em 1863, ele foi novamente chamado para uma outra missão no Havaí.

Em julho de 1866, com 27 anos, Joseph F. Smith foi ordenado como um Apóstolo e serviu como conselheiro do Presidente Brigham Young. Ele também serviu como presidente da Missão Européia. Joseph F. Smith serviu como segundo conselheiro de três presidente da Igreja: John Taylor, Wilford Woodruff, e Lorenzo Snow. Então, em outubro de 1901, com 62 anos, ele foi chamado como o sexto presidente da Igreja.

Enquanto presidente e profeta, Joseph F. Smith começou o trabalho da Igreja em manter locais históricos da Igreja. Com sua direção a Igreja comprou a Cadeia de Carthage, a parte do terreno do templo de Independence, Missouri, o local de nascimento de Joseph Smith, O Bosque Sagrado, e a fazenda da família de Joseph Smith Sênior. Joseph F. Smith também dirigiu a construção de mais templos e também dirigiu do Templo de Cardston Alberta no Canadá e o Templo de Laie Havai, embora ele tenha morrido antes que ambos ficassem prontos. Ele também estava preocupado em promover um bom ambiente familiar e instituiu o Programa de Noite Familiar. Este zelo pela preservação e ensino da família veio de seu amor por sua própria família. Ele frequentemente dizia que “a vida eterna deveria começar nos lar” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, p. 241). Joseph F. Smith também foi o primeiro Presidente da Igreja a visitar a Europa enquanto era profeta. Ele também recebeu a revelação encontrada em Doutrina e Convênios 138.

Joseph F. Smith faleceu em novembro de 1918, aos 80 anos. Seu filhos, Joseph Fielding Smith que também veio a se tornar um presidente da Igreja, relembrou seu pai da seguinte maneira: “Seu espírito era doce e gentil. A alma que mais tinha empatia, que sofria com os que sofriam, que era desejoso de ajudar aqueles em necessidade a carregar seus fardos... Ele era um pacificador, um amante da paz” (Joseph Fielding Smith, Vida de Joseph F. Smith, p. 439-440).

Citações do Presidente Joseph F. Smith

• “Nenhum homem guiará o povo de Deus ou a Sua obra. Deus pode até escolher homens e fazer deles instrumentos em suas mãos para cumprir os seus propósitos, mas a glória e honra e poder serão do Pai, em quem repousa a sabedoria e a grandeza para guiar seu povo e cuidar de Sião. Eu não estou guiando a Igreja de Jesus Cristo, nem os Santos dos Últimos Dias, e eu quero que isso seja bem entendido. Nenhum homem pode... Lembrem-se que Deus lidera este trabalho. Não é um trabalho de homens, mas sim do Pai. Se tivesse sido a obra de Joseph Smith, ou de Brigham Young, ou de John Taylor, Wilford Woodruff ou Lorenzo Snow, não teria sobrevivido aos testes a qual tem sido submetida”. (Doutrinas do Evangelho, 5° ed., 1939)

• “Casamento é a preservação da raça humana. Sem ele, os propósitos de Deus seriam frustrados; a virtude seria destruída para dar lugar ao vício e corrupção, e a terra seria nula e vazia”. (Doutrinas do Evangelho)

• “Não pode haver felicidade genuína separada e fora do lar, e cada esforço feito para santificar e preservar sua influência é gratificante para aqueles que trabalham e sacrificam para o seu estabelecimento... Não existe felicidade sem serviço, e não existe serviço maior do que aquele que converte o lar em uma instituição divina, e que promove e preserva a vida familiar”. (Doutrinas do Evangelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails