Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Significado da Eleição de um Presidente Mórmon para os Estados Unidos

Por Giuseppe Martinengo
 

Quando questionado sobre como a sua fé afetaria sua campanha, Joe Lieberman um senador americano disse: “Eu não acho que os eleitores se importam em saber qual a fé de uma pessoa”.

Muitos americanos acreditam posse de Barack Obama marcou a rejeição de preconceitos raciais na América. Alguns acreditam que a eleição de um presidente mórmon poderia marcar uma rejeição do preconceito religioso, pelo menos, em relação aos mórmons.

“A eleição de Obama em 2008 representou o avanço na América das relações raciais”, disse Keith Hamilton, um professor adjunto de direito da Universidade de Brigham Young. “Se um santo dos últimos dias for eleito presidente, isso representaria outro exemplo de como a América tem crescido sobre essas questões.”

O preconceito contra os Mórmons começaram quando o seu profeta fundador e presidente, Joseph Smith, afirmou haver recebido visões celestiais. Posteriormente, ele e seus seguidores foram expulsos de Ohio para o Missouri e consequentemente para o Illinois. Após o assassinato de Joseph Smith os santos foram obrigados a ir para o Vale do Lago Salgado. Mesmo ali a perseguição continuou com a Guerra de Utah e do Ato Edmunds-Tucker.

Mesmo após a incorporação de Utah como um estado em 1896, a Câmara dos Deputados dos EUA recusou-se a permitir que um mórmon recém-eleito, BH Roberts ocupasse o cargo. No início do século XX tudo isso começou a mudar com a eleição de um mórmon para o senado dos EUA.

Porém o preconceito continua. Uma pesquisa da Universidade Vanderbilt em 2007 constatou que o “preconceito contra os mórmons é significativamente maior do que contra as mulheres e negros”.

Existem dois tipos de preconceitos contra os Mórmons

O primeiro é ideologicamente baseado em noções vagas ou mal compreendidas da teologia SUD, esses preconceitos são particularmente mais difíceis de superar.

O segundo é baseado na percepção popular de que os mórmons são de alguma forma diferentes, ou estranhos. “Esse tipo de preconceito pode ser superado”. Um exemplo é o caso de Mitt Romney que se tornou governador de Massachusetts. E, seu pai, antes dele governou o estado do Michigan.

A igreja mórmon é rigorosa na sua neutralidade política e procura sempre não direcionar os seus membros, para que apoiem um candidato ou partido em particular, nem votem em determinados indivíduos. Isto esta de acordo com sua declaração de neutralidade política. “Esta política é valida não importando se um candidato a um cargo é ou não um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias“.

Colocando a neutralidade de lado, “muitos mórmons sem dúvida comemorariam a eleição de um presidente Mórmon como um alivio muito aguardado na história do exílio dos Mórmons na América”, disse Terryl L. Givens, um estudioso Mórmon e autor do “Um Povo de Paradoxos: Uma História da Cultura Mórmon”, “E tal sucesso ajudaria a igreja imensamente a enterrar os equívocos e associações com os polígamos que pertencem ao passado”.

No entanto, ele advertiu, “outros Mórmons pode se perguntar se tal conquista significaria uma assimilação. – E se isso seria necessariamente uma coisa boa”.

No livro de Givens, ele escreve que, “conscientemente evocando o projeto do Templo de Salt Lake, e do o Templo de Washington D.C.”, “refletem o retorno triunfante dos mórmons a capital da nação que uma vez os exilou”.

Se uma presidência SUD refletiria o mesmo simbólico significado ainda vamos ter que esperar para ver.

7 comentários:

  1. Não tem sido muito bom para a igreja, pelo menos nos comentários que tenho visto na internet. Como não tenho uma visão geral da situação, só posso esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  2. Mas comentários ruins sempre vão aparecer sobre a igreja, independente do quanto ela esteja aparecendo. mas por outro lado, também tem as pessoas que passam a tirar dúvidas e passam a ter uma vida correta do que a igreja realmente é. Eu acho bom que a mídia esteja tão focada na igreja. apesar de todos os ataques, como já disse, haverá a chance de esclarecer para muitos que só não tem a verdade por não saber onde encontra-la.

    ResponderExcluir
  3. Fico triste em ver todo esse preconceito som os SUD´S mais sei q todo mundo tem sua hora com eu tive a minha então precisamos fazer nossa parte ajudando essas pessoas da melhor forma possivel pois afinal somos donos da verdade e torço por MITT ROMNEY!!!!
    obrigado pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dúvida... já que sou mórmon inativo...
    e não encontrei na net:

    Mitt Romney é filho do 1º. Conselheiro Marion G. Romney,
    ao lado do querido Pres. Kimball???...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Carlos. Mitt Romney tem sim um parentesco com Marion G. Romney. Veja aqui neste link http://assuntospublicoscampogrande.blogspot.com/2012/01/genealogia-de-mitt-romney-pre-candidato.html

      Convido-o a voltar para a Igreja. Será sempre bem-vindo! Grande Abraço! FElicidades

      Excluir
  5. Cada letra que vejo nos meios de cominicações que se referem A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÙLTIMOS DIAS, fazem meu coração bater mais forte. Sinto-me feliz por ver que ESTA IGREJA está triunfando o conhecimento de todos os FILHOS de NOSSO PAI CELESTIAL.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails