Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Primeira Edição do Livro de Mórmon Foi Roubada, Diz Mulher do Arizona

Uma dona de uma livraria em Mesa, Arizona, diz que uma cópia da primeira edição do Livro de Mórmon foi roubada dela. 

Helen Schlie diz que possuiu o livro há 45 anos. Schlie, de 88 anos, era dona de uma livraria SUD (mórmon) há 20 anos e mais tarde abriu uma livraria de livros antigos e raros em agosto de 2010 onde ela guardava uma cópia do Livro de Mórmon datada de 1830. Ela muitas vezes permitiu que as pessoas segurassem o livro e tirassem fotos com ele.

Schlie diz que ela viu o livro pela última vez na sexta-feira, 25 de maio, quando ela trancou -o em um armário à prova de fogo. Quando ela voltou na segunda-feira para mostrar para alguns visitantes, ele tinha sumido.

Schlie diz que a loja tem um sistema de segurança para proteger o livro, mas disse que houve um momento em que o dispositivo estava desligado durante 20 minutos na sexta-feira quando alguém poderia ter pegado o livro. Ela acha que deve ser alguém que sabia onde estava.

Schlie vem expondo o livro nos últimos anos para exibição em vários locais. O livro faltava cerca de 50 páginas no momento de seu desaparecimento.

Brent Ashworth, historiador e proprietário de Livros Raros e os Colecionadores em Provo, dizem que o livro de Schlie estava avaliados em cerca de US $ 100.000 (cem mil dólares).

Ashworth disse que as primeiras edições do Livro de Mórmon são muito raras.

"O mormonismo começou com um livro, e esse é o livro", disse ele. "Todo mundo quer isso."

Ele disse que cerca de 10 por cento das primeiras edições publicadas ainda estão por aí, e a maioria estão nas mãos de instituições. Poucos estão nas mãos de proprietários privados como era com Schlie.

Uma característica importante na primeira edição do Livro de Mórmon, disse Ashworth, é um prefácio de duas páginas escrita por Joseph Smith. Além disso, porque a imprensa em Palmyra não estava acostumada com impressão em quantidades tão grandes, não há edições são exatamente iguais. É tão bom quanto ter um manuscrito raro, de acordo com Ashworth.

"A primeira edição não é tão importante quanto ter as placas de ouro", disse Ashworth, "mas é bem próximo a isso."

Schlie diz que sua edição foi usada como uma ferramenta missionária para que as pessoas fossem capazes de tocar o "DNA" de Joseph Smith e outras testemunhas.

"Tê-lo de volta seria maravilhoso", disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails