Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 3 de julho de 2012

Mitt Romney, Em sua Devoção Particular, Vai à Igreja com sua Família


Todos os anos Mitt Romney e sua família passam uma semana em sua propriedade às margens do pitoresco lago Winnipesaukee em New Hampshire. Eles passeiam de barco, jogam e vão À Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em família, numa manifestação da fé que moldou de modo fundamental o candidato presidencial republicano.

Primeiro mórmon a ter sido nomeado candidato presidencial por um dos dois principais partidos políticos americanos, Romney foi à igreja no domingo com sua mulher, Ann, seus cinco filhos, cinco noras e 18 netos.

A família Romney formou quase um terço da congregação reunida na pequena construção que abriga A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nesta cidadezinha turística minúscula.

O clã Romney já foi à igreja em Wolfeboro em peso muitas vezes antes. Mas agora o patriarca da família carrega a distinção de ser o rival republicano do presidente Barack Obama.

Não que os líderes da igreja ou os fiéis tenham mencionado essa nova realidade quando, um por um, foram para o púlpito para prestar testemunho, como é de praxe nas igrejas mórmons no primeiro domingo de cada mês. Uma das pessoas que o fez, foi uma das muitas netas de Mitt Romney.

"Meu nome é Chloe Romney e venho da Califórnia", disse a neta do candidato, uma garota de aproximadamente 13 anos que ostentava uma flor cor de rosa nos cabelos. "Sei que minha família me ama, e gosto de vir à igreja."

DEVOÇÃO DISCRETA

A devoção familiar à fé mórmon é uma parte da vida de Mitt Romney que o eleitorado raramente vê. Romney quase nunca a menciona em público. E sua campanha normalmente impede a mídia de vê-lo participando de uma religião que é diferente para muitos americanos.

No entanto, essa é uma parte de sua vida que pode ajudá-lo a criar uma conexão com um público que apenas agora está começando a conhecê-lo - um público que inclui muitas pessoas que frequentam igrejas.

A campanha não diz aos jornalistas quando Romney vai à igreja. Mas a igreja em Wolfeboro é aberta a visitantes, e um repórter da Associated Press assistiu ao mesmo serviço religioso que a família Romney. Nela, o sacramento (santa ceia) foi acompanhada de água ao invés de vinho, uma variação que leva em conta a orientação mórmon contra o consumo de álcool.

A ocasião proporcionou um vislumbre raro da prática religiosa que vem permeando todos os aspectos da vida de Mitt Romney: sua infância, sua época na universidade, seu período como missionário, seu casamento, sua vida em Boston, até mesmo sua carreira como empresário.

O mormonismo surgiu na década de 1830 como uma restauração do verdadeiro evangelho e Igreja de Cristo. Com 14,4 milhões de fiéis, a igreja é uma das que vem crescendo mais rapidamente no mundo, contando com uma força missionária em tempo integral de cerca de 55 mil jovens.

MÓRMON ATIVO

Mitt Romney passou sua vida toda como mórmon ativo, tão envolvido com a igreja que em dado momento chegou a um escalão equivalente ao de bispo. Ele acabou por presidir um grupo de congregações, sendo chamado como Presidente de Estaca.

Durante sua campanha presidencial, as exigências da fé podem ditar como Romney passa seu tempo; quase todos os domingos, quase três horas são tomadas pelos serviços religiosos.

De acordo com pessoas familiarizadas com seus horários pessoais, Romney vai à igreja quase todos os domingos. Sua fé também ajuda a movimentar seu trabalho de levantamento de fundos, na medida em que valores importantes chegam de doadores santos dos últimos dias ricos.

E famílias mórmons espalhadas pelo país hospedaram assessores da campanha de Romney quando estes percorreram os vários Estados durante a campanha das primárias do Partido Republicano.

Quando Romney de fato fala sobre sua fé, ele revela pouco e geralmente trata do tempo que passou como missionário na França. Num discurso recente na Universidade Liberty ele deu uma explicação contundente sobre o papel da fé em sua vida; o objetivo foi reduzir suas diferenças com os evangélicos, muitos dos quais vêem a teologia mórmon com ceticismo.

"A cultura tem importância - aquilo em que você acredita, aquilo que você valoriza, como você vive", disse Romney no discurso em maio, em que evitou fazer qualquer alusão direta ao mormonismo.

"O que possuímos, o que gostaríamos de possuir - ambições realizadas, ambições frustradas, investimentos ganhos, investimentos perdidos, eleições ganhas, eleições perdidas, essas coisas podem ocupar nossa atenção, mas não nos definem."

REUNIÃO FAMILIAR

O serviço religioso do domingo foi o momento fundamental de uma semana durante a qual os 30 integrantes da família Romney estarão juntos na grande propriedade da família de frente para o lago.

Eles vão se reunir em jantares de família, andar de jet ski, brincar na praia e discutir assuntos de família, tradições que a família pratica nesta casa há mais de dez anos.

Este ano, dúvidas sobre quem Romney vai escolher para ser seu companheiro de chapa estarão presentes durante esta semana de férias. Apesar disso, não se viram muitos sinais de política depois da igreja no domingo, quando Romney, descalço, descansou no deque dos fundos de sua casa com seu filho mais jovem, Craig, e o mais velho, Tagg, este segurando no colo um de seus gêmeos recém-nascidos. No gramado, mais abaixo, uma equipe de fotógrafos montava a iluminação, preparando o cenário da foto anual de família.

Na igreja, Romney se sentou ao lado de sua esposa, sendo o restante da fileira ocupada por seus netos. Ele cantou os três hinos da reunião, segurando seu iPad sob o hinário azul marinho.

Alguns de seus netos, cujas idades variam de algumas semanas de vida a 16 anos, se mostraram impacientes durante a longa reunião. Em diferentes momentos, vários deles se aproximaram do avô para receber dele um sorriso carinhoso e uma palavrinha dita em voz baixa. Em dado momento, Romney ofereceu cereal colorido de um saquinho para um garotinho loiro e sorridente.

Quando a primeira parte do serviço chegou ao fim, Romney e a congregação cantaram todos os versos de "America the Beautiful", canção que ele cita com frequência em sua campanha. Muitos fiéis foram embora, enquanto outros se prepararam para a segunda parte do serviço: escola dominical para adultos.

Enquanto líderes da igreja fechavam setores para preparar tudo para a escola dominical, Romney bateu papo com outros presentes, vários dos quais usavam bottons de "Romney" nos ternos e roupas. E Ann Romney tentou coordenar quem ficaria na igreja para a segunda e terceira hora e quem iria para casa com as crianças mais impacientes, para começar a preparar o almoço.

VISITANTE FREQUENTE

Romney visita Wolfeboro há décadas; ele veio à cidade pela primeira vez com seu pai, George Romney, para visitar a família J.W. Marriott. Esta exerceu um papel importante na construção da igreja mórmon na cidade, décadas atrás.

O líder da igreja na cidade, Matthew Jensen, disse que há mais de 60 integrantes da família Marriott que irão a Wolfeboro e à igreja em algum momento do verão. Eles ainda não tinham chegado, de modo que a família Romney era o maior contingente presente.

"Nós os vemos todos os anos", disse Jensen, aludindo aos Romney e observando que a presença deles aumenta a congregação. Ele comentou que, embora Mitt Romney seja um provável candidato presidencial, a família Romney se funde à congregação, como qualquer outra.

E a cidade ainda é suficientemente tranquila para que o contingente do Serviço Secreto que acompanha Romney não cause incômodo demais quando a família cobre de carro os poucos quilômetros que separam a igreja de sua casa de férias, do outro lado da cidade. Seja qual for o resultado da eleição, a situação não será a mesma no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails