Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Boa Vista/RR - Mãos que Ajudam a Armazenar Arroz e Feijão

Ensinar técnica de estocagem de alimento em garrafas pet para que tenha seu prazo de validade estendido, além de não estragá-lo numa eventual catástrofe, é objetivo do programa Mãos que Ajudam, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário mobiliza voluntários membros da igreja que trabalham em parceria com entidades, instituições religiosas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais. 

A técnica faz parte da história da igreja há mais de um século e a ação é realizada todos os anos. Em 2012, a campanha será em nível nacional com oficinas gratuitas de armazenamento de grãos em garrafas pet. “Em situações de calamidade as pessoas necessitam de alimentos e, armazenados nas embalagens originais, eles têm um prazo de validade menor. Para estender este prazo, fazemos o armazenamento deles em garrafas pet, pois são impermeáveis. Mesmo que molhe, o alimento não será estragado”, explicou João Cruz, presidente do Distrito Boa Vista de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Ele explicou que não é simplesmente colocar o produto na garrafa. Antes ela precisa ser esterilizada. Para que o alimento fique conservado por mais tempo, deve-se a cada camada de grão colocar alho, pois ele evita surgimento de fungos. “Na embalagem comum de arroz ou feijão, normalmente a validade é de seis meses a um ano. Em garrafas pet, ele pode durar até dez anos”, garantiu. Segundo ele, tudo é baseado em pesquisas e faz parte da história da igreja a mais de um século. 

“Os membros da igreja são aconselhados a utilizar essa técnica de estocagem de alimentos. Somos orientados, além de armazenar alimentos e água, a fazer reserva financeira, pois imprevistos acontecem e, seguindo esse método, diminuímos o sofrimento”, completou.

Para dividir esse conhecimento com a comunidade, será ministrado um curso no dia 7 de julho, na sede da igreja, localizada na rua Coronel Mota 930, Centro, a partir das 16h. O curso é aberto ao público e será feito pelas líderes da Sociedade Socorro, da igreja. A campanha é nacional e no dia 28 de julho, os alimentos estocados na oficina serão distribuídos para abrigos. “Se a pessoa puder levar o alimento e as garrafas, será de grande ajuda. O alho nós fornecemos”, ressaltou. Além do alho, pode-se utilizar outros produtos como louro e cravo. 

Mãos que Ajudam já existe há dez anos no Brasil. O programa é dirigido pelo sacerdócio para prestar serviço comunitário e oferecer auxilio para os necessitados em situações de calamidade. “Procuramos, dentro da nossa comunidade, observar algumas necessidades para formatarmos projetos para poder resolver em parte aquele problema. O nome Mãos que Ajudam já informa que são pessoas que dispõe dos seus talentos e tempo para prestar serviço voluntário. O nosso objetivo é pelo menos amenizar aquela necessidade do momento que está trazendo dores”, destacou João Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails