Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Alegria entre os Mórmons na Itália - Igreja é Oficializada no País


Mais de 150 anos, desde que os primeiros santos dos últimos dias (mórmons) italianos foram batizados, e depois de décadas de esforços e negociações, o governo italiano concedeu à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) sua oficialização como instituição religiosa e "parceira do Estado". Como Maurizio Ventura, presidente da congregação em Pisa, explicou,"A 'Intesa' é a realização de uma benção tão esperada. Esta condição legal da Igreja dá maior liberdade para fazer mais, tanto como igreja, como uma instituição social".

O Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, assinou o "Intesa con lo Stato", ou contrato legal, em 30 de Julho, e o documento será publicado em breve como lei no Gazzetta Ufficiale, espécie de Diário Oficial do governo italiano. Em contraste com a legislação de 1993 que reconhecia a Igreja apenas como uma instituição de caridade, a Igreja agora é oficialmente reconhecida como uma denominação religiosa, juntamente com a Igreja Católica e algumas outras.

Na verdade, o acordo concede o estatuto mais elevado dado às religiões - o que, até recentemente, eram apenas cerca de meia dúzia além da Igreja Católica (incluindo judeus, batistas e metodistas). Este estatuto permite muitos benefícios. Como John Zackrison, diretor do Comitê de Coordenação Internacional da Igreja, explicou: "Isso vai eliminar as barreiras atuais que freqüentemente interferem os líderes da Igreja realizarem casamentos e ministrarem, irá facilitar o processo para a obtenção de vistos para missionários e presidentes de missão, e concederá liberdade inquestionável para a Igreja desempenhar quaisquer funções ou atividades considerados essenciais à sua missão no mundo", bem como os líderes do sacerdócio local terem a possibilidade de visitar os membros e os necessitados através de acesso livre a hospitais estaduais, prisões e quarteis militares.

Design do futuro templo de Roma, Itália
Além disso, esta nova condição da Igreja e as relações reforçadas com funcionários do governo permitirá que a Igreja a trabalhe mais efetivamente nos esforços da comunidade com a ajuda da Igreja Católica e outras confissões religiosas reconhecidas.

"O secretário do primeiro-ministro já me colocou em contato com o ministro de atividades sociais", disse Giuseppe Pasta, ex-diretor nacional de assuntos públicos da Igreja na Itália e atual coordenador de voluntários com as instituições governamentais e religiosas. "Importantes entidades italianas já estão nos contactando, agora que somos considerados uma denominação religiosa oficial." 

O mais gratificante para muitos mórmons, no entanto, é o reconhecimento público tão esperado de que a Igreja é legitimamente uma fé cristã. Ventura explicou que o longo processo de realização deste evento histórico foi um "tempo de trabalho, um tempo de orações, um tempo de preparação e, finalmente, um momento de reconhecimento pleno." O reconhecimento do situação plena da Igreja como instituição religiosa pelo governo é "a bênção mais importante" e, nas palavras de Pasta (também um mórmon há mais de 40 anos), faz com que ele e outros italianos Santos dos Últimos Dias se sintam "muito, muito felizes - nós temos esperado por isso por muitos anos". Temos orado e jejuado, nos esforçando para ser pessoas melhores, para receber a ajuda do Senhor - e agora estamos aqui ". 

http://www.deseretnews.com/article/865560142/LDS-Church-granted-official-status-in-Italy.html
http://lugarmormon.blogspot.com.br/2012/08/a-exemplo-do-que-ja-acontece-emportugal.html

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails