Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mórmons nos Negócios - James Jannard, o Bilionário fundador da Oakley, Inc.

James (ou Jim) Jannard é um designer e empresário americano, fundador da empresa de  óculos e vestuário Oakley, Inc. e da RED Digital Cinema.

Ele vendeu a Oakley em meados de 2007 por mais de US $ 2 bilhões de Dólares.

Jim Jannard é casado, tem 4 filhos, 63 anos, é californiano e membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons). Em 2009, Jannard foi nomeado uma das 100 pessoas mais criativas pela Revista Fast Company. Em 2012, o patrimônio líquido de James Jannard é quase $ 3,0 bilhões de Dólares. 

A Oakley, Inc. foi fundada em 1975 por Jim Jannard. Os principais produtos da marca são óculos de sol e óculos esportivos, principalmente de esqui. A empresa também fabrica relógios, roupas, bolsas, mochilas, óculos, bonés, óculos de futebol americano, entre outros produtos.

A Oakley começou na garagem de Jim Jannard, com um investimento inicial de U$300 (trezentos Dólares). O nome Oakley foi dado em homenagem ao cachorro de Jim Jannard, um Setter inglês. Jannard inicialmente vendia em eventos de motocross o que ele chamava de "The Oakley Grip". Jannard também vendia borrachas para guidão de motocicletas. O material utilizado no produto era chamado de "Unobitanium", uma criação própria de Jannard que não escorregava da mão dos pilotos quando molhado. O Unobitanium é até hoje usado nos óculos da Oakley, principalmente no suporte do nariz.

Algum tempo depois, Jannard percebeu que somente a venda das borrachas para os guidões não havia trazido tanto sucesso para a marca. Em 1980, Jannard lançou um novo par de óculos chamado O-Frame, com o logotipo da marca na alça para que fosse reconhecida, porém não obteve sucesso com o lançamento, que foi extinto tempos depois. Em 1984 a Oakley lança um óculos escuros chamado Eyeshade, que era feito de plástico e tinha lentes removíveis. Esses óculos foram popularizados por Greg LeMond, vencedor do Tour de France, e outros ciclistas profissionais. A Oakley começou a introduzir novos modelos de óculos de sol, entre eles o Blade, o Razor Blade, Frogskins e Mumbos, que depois evoluiram para a série de óculos M-Frame.

A Oakley assinou em setembro de 2004 um acordo de quatro anos para a fabricar os óculos utilizados na Fox Racing. Esses óculos são comercializados com o nome de Fox Eyewear.

Em 2006, a Oakley adquiriu o grupo Oliver Peoples, uma fabricante de óculos de luxo.

Em 21 de julho de 2007, o grupo italiano Luxottica anunciou um plano de fusão com a Oakley em um negócio de U$2,1 bilhões. Em 15 de novembro de 2007 a fusão foi concluída.

Outra empresa fundada por Jannard é a Red Digital Cinema Camera Company que fabrica câmeras cinematográficas digitais e acessórios. Foi fundada e financiada em 1999 Jim reproduz atualmente três câmeras: Red One, Epic e Scarlet. Suas câmeras já filmaram "The Social Network (A Rede Social)", "The Girl With the Dragon Tattoo (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres)" e "The Hobbit (O Hobbit)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails