Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jovem mórmon de Utah ganha título mundial de Xadrez e compartilha suas crenças

Aos 5 anos, Kayden Troff, membro d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, memorizou a tabuada em cerca de uma hora. Ele reconheceu um padrão e isso o ajudou a ter sucesso. Agora, aos 14 anos, ele ainda reconhecimento de padrões, bem como estratégias complexas, e é o que lhe valeu um lugar de topo no campeonato mundial de xadrez ao redor do globo.

Segunda-feira, ele e sua mãe voltaram da Eslovênia, onde Kayden foi coroado o melhor jogador de xadrez do mundo em sua faixa etária, depois de vencer nove dos 11 jogos durante um torneio de duas semanas com os melhores jogadores do mundo.

Ele ganhou todos os títulos, troféus e prêmios financeiros, mas a parte mais emocionante foi a de viajar por todo o país e mundo, disse Kayden, além de ser uma oportunidade de falar sobre sua religião.

"No mundo do xadrez, não há muitos mórmons", disse ele. "Várias pessoas ficam muito interessadas, assim que eu sento e converso sobre isso com elas."

Kayden disse que a maior parte de seus amigos respeitam suas escolhas, e ele é conhecido por muitos como o favorito ou apenas "o jogador de xadrez Mórmon".

Kayden têm uma página do Facebook, conta no Twitter e site um blog kaydentroff.blogspot.com, tudo falando abertamente sobre suas crenças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

"Ele acredita que este presente foi dado a ele por Deus", disse sua mãe, Kim Troff.

Ela disse que não é barato enviar Kayden para jogar em todos os torneios, que é sua única chance de ganhar uma classificação superior. Ela estima que a família gasta cerca de US $ 20.000 a US $ 30.000 a cada ano somente enviando Kayden para campeonatos, mas eles continuam a ver "milagres incríveis" na vida dos outros por causa de suas habilidades e desejo de vencer.

"Foi uma oportunidade maravilhosa para nós compartilhar o evangelho com as pessoas", disse Kim Troff. "E para ele, fazer algo que ele realmente adora."

Kayden acorda cedo todas as manhãs para praticar os movimentos do xadrez. Em seguida, ele faz as suas tarefas escolares e então volta a jogar xadrez.

Ele joga cerca de oito horas por dia e compete em jogos de treinamento com outros jogadores de alta performance de todo o país todas as semanas. Ele já visitou o México, Grécia, Áustria e Eslovênia para participar de torneios

Ele disse que aprendeu muito sobre outras culturas, enquanto visitava várias cidades durante os torneios de xadrez. Ele está esperando se tornar um grande mestre de xadrez e também jogar xadrez para viver. Se isso não der certo, ele disse, vai ensinar aos seus futuros filhos.

Kayden disse que sabe que tem um dom, ou melhor, uma propensão para memorizar as coisas, e ele não poderia ter alcançado tanto no mundo do xadrez sem valorização do trabalho duro e compromisso.

Garry Kasparov, considerado por muitos como o maior jogador de xadrez de todos os tempos, escolheu Kayden para patrocinar, e ele é treinado por Alexandre Chernin, um mestre de xadrez e ex-campeão na Hungria.

"Você pode passar 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano estudando xadrez e ainda não sabemos tudo o que há para saber sobre o xadrez", disse Kim Troff. Ela costumava ser capaz de jogar contra o filho, mas não há mais ninguém em sua cidade e região que possam desafiá-lo.

"Nós sempre dissemos: 'Se você trabalhar duro, então você terá todas as possibilidades.'", disse sua mãe. "Como uma família, trabalhamos juntos e comemoramos juntos e fazemos as duas coisas muito, muito bem", disse Kim Troff.

Para se tornar o melhor jogador do mundo, Kayden sabe que tem muito trabalho ainda a fazer. Ele disse que está disposto a fazê-lo. Os jogos no seu nível  podem durar de quatro a cinco horas, e gastar 30 minutos para descobrir um movimento não é incomum, mas ele gosta do desafio.

"Muitas pessoas pensam que o xadrez é muito longo e chato", disse ele. "Mas está sempre mudando, você nunca joga o mesmo jogo duas vezes. Ele oferece algo novo o tempo todo." Ele acha que nunca vai cansar do jogo. Nunca, disse Kayden.

Kayden está se preparando para um torneio que oferecerá um grande prêmio em dinheiro, em Las Vegas no dia 26 de dezembro, mas ele não está indo por causa do prêmio. Ele disse que quer se tornar um Mestre Internacional de Xadrez.


Um comentário:

  1. More info on Kayden can be seen at his website at kaydentroff.blogspot.com. Or you can get regular updates by clicking LIKE for Chess Champion Kayden Troff on Facebook or by following him at chesschampkt on Twitter.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails