Este não é um site oficial d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Participem enviando notícias pelo e-mail murilovisck@yahoo.com.br

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Feira educacional e profissional realizada pela Igreja SUD em Sorocaba

Como elaborar um currículo ou qual a maneira de se comportar em entrevistas de emprego são algumas das dúvidas de jovens em busca da primeira vaga no concorrido mercado de trabalho. As dificuldades enfrentadas na conquista do primeiro emprego e dicas para o desenvolvimento profissional foram os principais pontos abordados pelo gerente de Recursos Humanos (RH) da Azul Linhas Aéreas, Fábio Mottola, que palestrou em Sorocaba no último sábado. A palestra encerrou a segunda edição da Feira Educacional e Profissional, realizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro Trujillo.

A plateia foi formada, em sua grande maioria, por jovens. Mottola, de forma bastante interativa com o público, destacou ter 12 anos de experiência em RH e acredita haver exigências comuns a todos interessados em conseguir um emprego e manter-se nele. Ele comentou que, independente da profissão ou área de atuação, todos precisam de educação, vontade de trabalhar e integridade. Educação é com relação à vida. Do jeito que somos em casa, somos no trabalho. Vontade de trabalhar é diferente da vontade de ter apenas um emprego. Muitas pessoas querem o emprego e não o trabalho. Agora, a integridade é com relação a você em tudo, resumiu o gerente de RH.

Investir em conhecimento sempre rende os melhores juros. Foi com esta frase de Benjamin Franklin que Fábio Motolla iniciou a fala sobre a necessidade de investir na busca pelo conhecimento. Uma faculdade não significa que ele saiba aquilo em que se formou. A gente sai com um diploma da faculdade e não com um conhecimento, ponderou Motolla. Ainda sobre integridade, ele destacou o comportamento durante entrevistas de emprego e defendeu a transparência em todas as situações. Nem sempre sabemos o que o recrutador busca, mas certo é que ele quer conhecer um pouco de você e saber se o seu perfil é interessante para a empresa, comenta. Esta busca faz parte do crescimento profissional, uma vez que, como comentou o palestrante, ficar rico da noite para o dia, é coisa de novela. Na vida real, tudo é feito com muito esforço, suor e sacrifício. Nada vem de graça, ponderou.

Currículo e valores pessoais

Não deixe um papel falar por você, aconselha Motolla. Um currículo deve ser usado como forma de apresentação rápida e resumida do candidato. Assim, ele comentou que a competitividade encontrada nos dias atuais, provoca uma enxurrada de currículos nas gavetas dos recrutadores. A gente tem oito segundos para se apresentar e provocar interesse de quem está fazendo a seleção. Não me dê um currículo de três páginas que eu não vou ler. Faça isto em apenas casos muitos específicos, aconselhou. Para ele, o currículo funciona como um cartão de apresentação e apenas as informações realmente relevantes devem ser colocadas ali. Se a empresa se interessar ela vai te procurar e o melhor é se apresentar pessoalmente, pondera ele.

Depois do currículo, o próximo passo é o processo seletivo em que, além dos conhecimentos técnicos, também serão avaliados os valores pessoais de cada candidato. Os valores são mais importantes do que a capacidade intelectual. Sabemos que as pessoas são capazes de aprender, então, é preferível trazer alguém que seja esforçado e trabalhe em grupo do que alguém que saiba muito sobre a área mas não seja ensinável, explicou Motolla. O gerente de RH da Azul Linhas Aéreas é formado em pedagogia e tem 12 anos na área de recursos humanos. A Feira Educacional e Profissional foi no último sábado e contou com a participação de 800 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails